Durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do AeroCITI, o Aerocentro Integrado de Tecnologia e Inovação, realizada em 23 de outubro, em Guaíba (RS), a AEROMOT anunciou oficialmente o início do desenvolvimento do AMT-X, a primeira aeronave de transporte do mundo movida a etanol. O projeto marca o retorno da empresa ao desenvolvimento de aeronaves, consolidando uma nova etapa em sua trajetória de mais de 50 anos.
| Imagem ilustrativa Aeromot |
O AMT-X será o projeto inaugural do HubCITI, núcleo de inovação do complexo AeroCITI, e representa um avanço significativo para a aviação sustentável global. O desenvolvimento conta com financiamento da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos e está sendo conduzido em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de envolver outras instituições de destaque, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
O programa tem como objetivo impulsionar a pesquisa e a criação de tecnologias que tornem a mobilidade aérea mais limpa, eficiente e acessível.
De acordo com o CEO da AEROMOT, Guilherme Cunha, o modelo reflete o compromisso da empresa com a inovação e o futuro da aviação sustentável. “O AMT-X é mais do que um novo projeto: é a materialização de um propósito. Ele marca o retorno da AEROMOT ao desenvolvimento de aeronaves e demonstra a capacidade do Brasil de criar soluções tecnológicas com impacto global. Estamos unindo conhecimento, sustentabilidade e engenharia de ponta para projetar o futuro da aviação”, afirmou.
O anúncio ocorreu diante de cerca de 500 pessoas, entre autoridades, representantes do setor e parceiros estratégicos, durante o evento que marcou o início das obras do AeroCITI.
Fonte: Aeromot
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários