Com objetivo de incentivar o consumidor a negociar e quitar as dívidas, começou neste sábado (1º), e vai até 30 de novembro, a 2ª edição do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira de 2025. O Procon Porto Alegre dará apoio às pessoas que tiverem dificuldades na negociação com instituições financeiras, principalmente para tirar dúvidas, e indicará o passo a passo no consumidor.gov.br, que receberá pedidos de consumidores interessados em negociar com um ou mais bancos e financeiras que participam da iniciativa.
| Alex Rocha/PMPA |
O serviço é gratuito, e o Procon Porto Alegre atenderá presencialmente, das 9h às 16h, de segunda-feira a sexta-feira, na rua Sete de Setembro, 713, pelo serviço 156, ou por este link.
O mutirão não é indicado ao consumidor superendividado - dívidas com operadoras de cartão de crédito e financeiras. Neste caso, é possível procurar apoio direto no núcleo do superendividado do Procon, que possui atendimento específico baseado na legislação.
Saiba mais:
Dívidas que podem ser negociadas - Dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crédito consignado e demais modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras, desde que não possuam bens dados em garantia e não estejam prescritas.
Dívidas que não podem ser negociadas - Dívidas que tenham bens dados em garantia - veículos, motocicletas e imóveis, por exemplo -, dívidas prescritas, contratos que estejam com as parcelas em dia.
Dívidas com instituições diferentes - O consumidor pode abrir quantas negociações desejar, com diferentes bancos e financeiras, caso possa assumir as parcelas da negociação.
O Mutirão é uma iniciativa da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Banco Central, Procons de todo o País e Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Em março, durante a 1º edição de 2025, foram negociados mais de 1,4 milhão de contratos, com a participação de 32 bancos.
Fonte: PMPA
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários