Documentário sobre Xico Stockinger chega em dezembro

Uma grande homenagem no cinema a um grande artista das esculturas no Rio Grande do Sul: primeira produção da Pironauta e estreia de Frederico Mendina na direção, o documentário Xico Stockinger estreia no dia 07 de dezembro na Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana. O longa metragem teve sua primeira exibição pública na Mostra Especial Cinema Gaúcho, durante a programação da 40ª edição do Festival de Gramado.  Através de um olhar cuidadoso e delicado, o filme traz a fala do artista, sua obra, os lugares que fizeram parte de sua formação e seu ambiente de trabalho, além do depoimento de diversas pessoas de sua convivência ao longo de sua trajetória artística. O documentário cruza a carreira do artista com importantes fatos históricos apresentando, também, um pouco de sua vida como cidadão atuante na sua época. 

Falecido em 2009, Xico produziu a maior parte de suas esculturas dentro de uma economia de cores e uma profusão de texturas. Muitas vezes utilizou técnicas para introduzir uma única cor em seus trabalhos. Essas características resultam em obras com certa austeridade, unindo força e técnica. 

Stockinger foi um artista autodidata, teve sua formação toda baseada em estágios escolhidos dentro das suas necessidades e interesses, não tendo uma formação acadêmica tradicional.  Assim, e tomando as palavras do crítico de arte Paulo Herkenhoff, a obra de Xico “está mais vinculada a um humanismo do que a uma ideologia”, mesmo porque o artista não se filiou a nenhuma corrente, grupo ou escola específicos, guardando sempre uma independência em sua prática da arte.

O artista migrou para o Brasil após a I Guerra Mundial. Seu sonho era se tornar piloto de avião, mas sua origem austríaca o proíbe de concluir o curso quando o Brasil ingressa na II Guerra Mundial. Inicia como aprendiz do artista Bruno Giorgi, quando abraça um novo sonho: a  arte. A inabalável capacidade criativa de Xico ao longo da vida repercutiu entre seus contemporâneos e ainda ecoa na sociedade. Xico Stockinger mostra sua história, entremeada por eventos históricos, suas técnicas e suas obras. Um filme documentário sobre a importância da perseverança, sobre a necessidade de realização pessoal.

O documentário está em produção desde 2009, e foi patrocinado pelas empresas Petrobras e Banrisul e escolhido no Concurso “Rio Grande do Sul – Pólo Audiovisual” de Apoio a Projetos de Finalização de Obra Cinematográfica Brasileira de Longa-Metragem). A estreia comercial está prevista para o final de 2012, em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.

No dia 04 de dezembro, diretor e equipe recebem convidados para a pré-estreia, às 21h, no Theatro São Pedro, local onde o artista trabalhou por diversos anos, durante a década de 1960, quando foi diretor do MARGS. A sessão será gratuita, mediante retirada de senha na bilheteria do Theatro a partir de terça-feira, 27 de novembro.
Para 2013, a Pironauta pretende fazer o lançamento nacional do documentário em São Paulo e Rio de Janeiro.

Sobre o diretor
Frederico Mendina nasceu em Porto Alegre, em 1973. É diretor de cinema autodidata desde 2007. É sócio da Pironauta, produtora focada em projetos audiovisuais de longa-metragem. “Xico Stockinger” é seu filme de estreia. O projeto nasceu da necessidade de preservar e fortalecer a cultura nacional.

Sobre a produtora
A Pironauta foi criada para atuar em produção audiovisual, com a missão de adequar as diferentes tecnologias e formatos às necessidades do mundo contemporâneo, ágil e multi-facetado. A estratégia de atuação é a formação de parcerias com produtoras e profissionais da área, resultando  em projetos como: Depois de Ser Cinza (ficção, digital, longa metragem); e Xico Stockinger (documentário, digital, longa metragem –patrocinado pela Petrobras, Banrisul e escolhido no Concurso “Rio Grande do Sul – Pólo Audiovisual” de Apoio a Projetos de Finalização de Obra Cinematográfica Brasileira de Longa-Metragem).

Sinopse
Xico Stockinger migra para o Brasil após a I Guerra Mundial. Seu sonho é se tornar piloto de avião, mas sua origem austríaca o proíbe de concluir o curso quando o Brasil ingressa na II Guerra Mundial. Inicia como aprendiz do artista Bruno Giorgi, quando abraça um novo sonho: a  arte. A inabalável capacidade criativa de Xico ao longo da vida repercutiu entre seus contemporâneos e ainda ecoa na sociedade. “Xico Stockinger” mostra sua história, entremeada por eventos históricos, suas técnicas e suas obras. Um filme documentário sobre a importância da perseverança, sobre a necessidade de realização pessoal.

Ficha Técnica
Entrevistados– Xico Stockinger, José Francisco Alves, Paulo Herkenhoff
Direção e Roteiro – Frederico Mendina
Assistentes de Direção – Betina Monteiro, Laura Salimen, Cacá Nazario
Produção – Frederico Mendina
Produção executiva – Clarissa Brites, Luciano Koch e Frederico Mendina
Direção de Produção – Luciano Koch e Frederico Mendina
Coordenação de Produção/RJ - Lucas Feitosa
Assistente de Produção – Cassiano Mendina, Alini Hammerschmitt
Direção de Fotografia – Eduardo N. Rosa
Operador de Câmera – Leonardo Maestrelli, Rodrigo Castro, Guilherme Carlin
Assistente de Câmera – Betina Monteiro
Eletricista e Maquinista – Fábio Catalane
Fotografia Still – Jean Schwarz
Produção Animação – Osso Filmes
Arte, Cenários e Direção das Animações - James Zórtea e Rodrigo John
Animação - James Zórtea, Rodrigo John, Adriana Hiller, Marina Kerber e Shir Anabor
Montagem e Finalização – Filipe Barros
Motion Graphics – Pedro Marques
Som Direto – Anderson “Chachá “Amaral Gorga, Benhur Machado, Bruno Carboni, Philippe Branco, Ernesto Candau e Rodrigo Gandolfi
Estúdio de Som, Edição, Mixagem e efeitos sonoros –  Fly Audio
Diretor Geral – Rafael Rhoden
Gravação e Mixagem  –  Rodrigo Rheinheimer
Foley - Julio Netto, Rodrigo Rheinheimer e DJ Piá
Desenho de Som – Julio Netto
Trilha Sonora Original – New
Músicos:
Violão – Diego Costa
Percussão – Giovanni Berti
Baixo e Guitarra – Rodrigo Rheinheimer
Flauta - Amauri Iablonovski
Pianos e Programação – New

Xico Stockinger
Sessão de pré-estreia
Dia 04 de dezembro, às 21h
Theatro São Pedro – Praça Marechal Deodoro, s/n
Sessão gratuita, mediante retirada de senha na bilheteria do Theatro.

Estreia
Dia 07 de dezembro
Cinemateca Paulo Amorim – Casa de Cultura Mario Quintana

Veja o trailer

Comentários