Meio ambiente: a importância de lavar o lixo reciclável antes de descartar

Aqui em casa sempre se separou o lixo. Ensinei meus filhos sobre isso, desde cedo, por mais que o bairro em que morei por 12 anos tivesse uma coleta ineficiente e nem sempre se sabia os dias em que recolheriam o material orgânico e o reciclável (seco). Em temporadas de praia, ou na casa dos avós, eu insistia nessa mesma lógica, ainda que as cidades em que íamos não tivessem implantado a tal separação - quase sempre prevista em lei. O importante sempre foi conscientizar, preservar o meio ambiente e tentar facilitar a vida de catadores e recicladores. Mais recentemente, doutrinei minha mãe dessa necessidade - algo um pouco difícil para alguém que nasceu em 1930. Não só pela separação em si, mas sim para identificar exatamente o que é orgânico e o que é seco. Por exemplo, um guardanapo de papel extremamente gorduroso e cheio de restos de comida vai em qual das latas de lixo? Uma embalagem com resto de bebida: onde deve ser descartada? Enfim, a luta é diária para conscientizar não só a família, mas amigos e as pessoas que encontramos em lugares públicos.

Também entramos agora em uma outra fase: ao jogar fora as embalagens, temos que prestar atenção na limpeza das mesmas. Assisti um vídeo de mulheres catadoras em Curitiba que me estarreceu: elas explicaram detalhes do porquê da importância de lavarmos caixas de leite, por exemplo. Um resto de leite - velho - pode causar odores muito desagradáveis, contaminação e até mesmo a inutilização da caixa para reciclagem. Portanto, retirar os resíduos e dar uma boa lavada em garrafas PETs, bandejas de congelados, caixas de sucos e leites (do estilo Tetrapak) é uma questão de honra e respeito aos próximos - no mínimo.

SE NÃO LAVAR, NEM ADIANTA RECICLAR

Leio no O Globo um artigo afirmando que os resíduos recicláveis sujos não são reaproveitados e vão para aterros sanitários, aumentando a quantidade de lixo que precisa deteriorar na superfície da terra - e isso demora anos. O jornal destaca que a maior parte das pessoas não sabe jogar fora os recicláveis da forma correta. "Embalagens precisam ser lavadas e secas antes do descarte, do contrário são contaminadas com fungos e bactérias e não podem ser reaproveitadas", sustenta a reportagem. Quem afirma são especialistas na área, ou seja, não é uma apenas reclamação de quem cata e recicla, ou uma afirmação leviana e emocional. "Isso está tendo um impacto negativo no meio ambiente", conforme os ambientalistas. Para eles, muitas pessoas jogam materiais na lixeira sem saber que, da forma como estão sendo descartados, não podem ser reciclados. Isso acontece porque em geral se supõe que alguém vai separar e limpar os materiais, mas muitas vezes, esse não é o caso.

"Pode deixar assim que isso será lavado depois" - eu mesmo já pensei assim por algum tempo. Aí aparaceram aquelas catadoras de Curitiba que colocaram a pulga atrás da orelha. E me senti bastante irresponsável e pouco colaborativo. "Se o material reciclável está contaminado por resíduos de alimentos, ou está misturado com muito material não reciclável, seu tempo em colocar o lixo na lata de recicláveis foi desperdiçado. Seu lixo vai acabar em um aterro sanitário", diz a diretora de Marketing e Comunicações da Repak, Laura Sherry.

Ela diz mais: "você não deve reciclar sacolas plásticas. E você não deve colocar sua reciclagem em um pequeno saco de lixo porque essas sacolas podem ficar presas em máquinas. Fraldas também são um grande problema para a reciclagem". Também é importante notar que, ao reciclar incorretamente, há mais desperdício e mais trabalho para outras pessoas. Sherry disse que as pessoas devem estar conscientes do que colocam em suas lixeiras. "São os seres humanos que passam por esse desperdício em certos estágios, não são todas as máquinas", acrescentou ela.

COMO DESCARTAR CORRETAMENTE

Ainda segundo a reportagem:

Xícaras de café: A maioria dos copos não pode ser reciclado, pelo menos não atualmente. Isto é principalmente devido ao revestimento de plástico ao redor do copo de papel, que é difícil de quebrar.

Potes de comida: Outro erro de reciclagem é não limpar as marmitas descartáveis antes de colocá-los na lixeira especial. Embora seja tentador jogar fora sua caixa manchada de molho sem enxaguar, o líquido pode vazar para outros materiais da lixeira. Assim, além de descartar errado, você vai estar contaminando o lixo de quem descartou corretamente. Sempre lave seus plásticos antes de colocar na lixeira.

Pasta e escovas de dentes: Os tubos de pasta de dentes são compostos de um componente de plástico, tornando-os difíceis de quebrar. A própria escova de dentes é de plástico e é difícil de reciclar. Mudar para uma escova de dentes de bambu significa que menos plásticos descartáveis vão para o solo.

Com informações do O Globo.

Comentários