120 dias de quarentena: o que já aprendemos até aqui?

Para quem iniciou o isolamento social logo no início da pandemia no Brasil, em março, está completando seu quarto mês de reclusão agora em julho. E entre diversas previsões que está se fazendo, do que será o mundo pós coronavírus, uma coisa é certa: já aprendemos muito.


Home, Dentro De Casa, Decoração, Design, Criativa


Obviamente o aprendizado não é uniforme, tem gente com mais condições e estrutura do que outras. A começar pelo sinal de internet que chega na casa das pessoas. Essas diferenças apareceram na escola, por exemplo. O ensino privado parece ter se reorganizado rapidamente para manter seus alunos on-line, com a ajuda da tecnologia, enquanto os alunos e os colégios públicos enfrentam muitas dificuldades. 

Mas os psicólogos apontam que a compreensão e a ajuda familiar é o primeiro ponto positivo da quarentena, pois muitos estudantes conseguiram se organizar para seguir seu ano letivo online. Até mesmo pessoas mais velhas voltaram para os seus estudos, com a enorme quantidade de acessos a softwares e cursos à distância sem custo para serem assistidos.

Especialistas também apontam que o crescimento e a adaptação com as atividades em home office foi outro ganho até agora. As empresas viram que a operação reduz os seus custos, e o profissional têm mais liberdade e em muitos casos até rende mais trabalhando em casa. A dica é cuidar os limites de horários e a rotina diária que deve ser preservada para que a liberdade pessoal não seja prejudicada pelas necessidades corporativas.

Segundo o psiquiatra Arthur Danila, da Faculdade de Medicina da USP,  "a quarentena pode promover momentos de muitas mudanças, sejam elas individuais ou coletivas". Ele é coordenador do Programa de Mudança de Hábito e Estilo de Vida do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e enfatiza que o estresse é propício para o aprendizado e o crescimento pessoal. E segundo a doutora em psicologia Juliana Brandão, da Universidade Federal de Minas Gerais, "as pessoas podem encarar tudo isso como um desafio, construindo uma maneira pessoal de enfrentar a dificuldade e aprender com ela. Encarar esse momento como uma oportunidade para desenvolver habilidades e comportamentos que não tínhamos antes, pode ser um grande aprendizado", diz a doutora Juliana.   

Encarar a situação como um desafio sempre é a melhor perspectiva, proporcionando aprendizado. Pois, algo desafiador sempre traz coisas boas e oportunidade para desenvolver aspectos que outrora não haveria tempo. "É aquela fase que, apesar de difícil, nos dá condições para convivência, execução de novas atividades e tudo pode ser uma forma de potencializar o aprendizado nesse período", explica Brandão. E ainda aconselha: "Invista no aprendizado pessoal".

Com informações do UOL 

Comentários