Professores de biologia usam paródias musicais para ensinar conteúdos

Professores do Rio de Janeiro descobriram um método para ensinar biologia de uma forma muito mais eficiente, principalmente para aqueles alunos mais tímidos e menos esforçados. Com dificuldade de decorar termos científicos e entender importantes conceitos da ciência, uma publicação de docentes de universidades fluminenses defende o uso de paródias musicais para que o conteúdo seja melhor absorvido. 


Reprodução YouTube

No artigo, os autores defendem o uso da inovação e da criatividade para romper com os métodos tradicionais em sala de aula. A experiência foi feita no curso de ciências da Universidade Veiga de Almeida, através de ritmos como o funk, reggaeton, rap, pop e axé para repassar os temas. 

Músicas conhecidas como DESPACITO, À PROCURA DA BATIDA PERFEITA e VOCÊ PARTIU MEU CORAÇÃO serviram para fixar conceitos mais complexos da biologia. 

Da mesma forma, o curso de licenciatura em ciências biológicas da universidade gaúcha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha fez da paródia uma aliada e um objeto de pesquisa.

Quando fica difícil de memorizar a diferença entre mutualismo, protocooperação e comensalismo, uma paródia pode resolver, brincam os professores. Segundo o relato da experiência, o uso das músicas para fixar conteúdo é um recurso lúdico e prazeroso que tem boa aceitação dos estudantes, além de ser um método de baixo custo, o que o torna de fácil acesso para as escolas.

A ferramenta encontra base na literatura científica e é referendada por diversos autores brasileiros. O jeito divertido de aprender, que aos poucos está sendo aplicado em diversas instituições, também virou um fator de integração na comunidade escolar. Diversos professores criaram canais no YouTube para divulgar as paródias musicais, que estão fazendo sucesso no ambiente universitário, tudo com muito bom humor.

Confira no vídeo abaixo algumas dessas paródias...

 Com informações do site Catraca Livre.




Comentários