Porto-alegrenses afetados pelas enchentes terão isenção de tarifa de água e esgoto em até seis meses

O DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto) e o MPRS (Ministério Público do RS) assinaram, nesta semana, uma parceira para beneficiar os porto-alegrenses atingidos pela enchente que vem arrastando diversas cidades pelo Estado. A proposta prevê isenção da tarifa social por seis meses para moradores que tiveram as suas casas completamente alagadas e, para os moradores não beneficiados com a modalidade, somente os custos de manutenção (para quem tem água de R$ 19 e, para água e esgoto R$ 34) por dois meses.

Luciano Lanes / PMPA

Para aqueles que sofreram e seguem sofrendo com o desabastecimento, o custo será limitado ao consumo dos últimos seis meses. Logo, o valor máximo a ser pago pelo usuário estará entre os últimos já pagos. A medida visa não aumentar os valores a serem pagos em eventuais excesso de consumo, a exemplo do despendido na lavagem de casas.

Além disso, os abrigos cadastrados na prefeitura terão a conta de água isenta até o fechamento do abrigo e no próximo mês subsequente. "Temos que garantir o direito dos consumidores e a prestação do serviço", afirmou o Procurador-Geral do Estado, Alexandre Saltz, que comemorou a iniciativa da prefeitura de ter ido atrás do MPRS em busca de um acordo, "normalmente é ao contrário".

Acordo emergencial da tarifa de água:

- Usuários de categorias sociais - isenção por seis meses de todas as tarifas (áreas alagadas);

- Usuários de categorias não sociais - isenção por dois meses de todas as tarifas (áreas alagadas);

- Abrigos temporários cadastrados e reconhecidos - isenção de consumo de água e esgoto para atendimento aos desabrigados, enquanto perdurar o tempo de acolhimento. Válido para os atuais e futuros abrigos;

- Desabastecimento de água - após retomada do consumo residencial, o custo será limitado à média dos últimos seis meses para não aumentar os valores a serem pagos em eventual excesso;

Plano de recuperação – O Prefeito Sebastião Melo informou que a prefeitura contará com um serviço de consultoria especializada na recuperação de grandes cidades após eventos climáticos extremos. A parceria, formalizada nesta segunda-feira, 13, engloba a gestão de recursos financeiros, regularização das operações, estruturação do plano e a gestão do comitê de crise, por meio da empresa Alvarez & Marsal. Saiba mais.

Abastecimento de água - O diretor do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Mauricio Loss, explicou que as equipes trabalham 24 horas para religar o sistema de captação e abastecimento Moinhos de Vento. A previsão inicial - caso não ocorra intercorrência devido à subida do nível do Guaíba - é que água retorne gradativamente na quarta-feira, 15.

“Nossos esforços continuam concentrados nesta operação complexa, em que é preciso remontar os motores. Trabalhamos com muita transparência e a população tem reconhecido’’, diz Loss. Estão funcionando, com capacidade reduzida devido à turbidez da água, os sistemas Belém Novo, Tristeza, Menino Deus e São João. Das 23 casas de bombas, nove estão em operação.

Elevação do Guaíba – O prefeito também manifestou preocupação com a estimativa de possível alta para 5,5 metros no nível do Guaíba, prevista para terça-feira, 14. O lago começou a receber água da chuva de quase 200 milímetros registrada fim de semana na Serra, Região Metropolitana, Vales e Norte. No fim da tarde de segunda-feira, o Guaíba atingiu 5,02 metros, com elevação de 31 centímetros em 12 horas.

A prefeitura segue com as equipes mobilizadas nos resgates e nos 159 abrigos, onde estavam acolhidas 13.688 pessoas na tarde desta segunda-feira, 13.

Plataforma – A prefeitura disponibilizou uma plataforma para acompanhamento de informações relativas à enchente. O mapa cruza dados coletados via satélite com medições topográficas oficiais. Nele, é possível ver deslocamento e nível da água na cheia do mês de maio, em cada região da cidade, além de outras informações do evento climático. Saiba mais aqui.


Fonte: Correio do Povo e Prefeitura POA

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