Com todo mundo usando redes sociais hoje em dia, elas viraram um alvo fácil para hackers e criminosos digitais. Afinal de contas, com bilhões de usuários ativos diariamente, plataformas como Instagram, Facebook e WhatsApp se transformaram em um campo fértil para golpistas que buscam roubar dados, acessar informações pessoais e causar prejuízos financeiros.
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E o pior é que a invasão de perfis pode levar ao roubo de identidade, uso indevido de informações bancárias e até chantagem digital. Além disso, muitas vítimas têm dificuldades para recuperar suas contas com processos bem burocráticos e suporte ineficaz das plataformas.
Mas calma! Você pode se proteger! Quer saber como?
Quais são os principais golpes de invasão nas redes sociais?
Você já viu postagens de amigos divulgando investimentos duvidosos? Ou venda de produtos com preço muito abaixo do mercado, anúncio de imóveis que não existem e por aí vai. Muitas vezes, esse tipo de publicação não é feita, de fato, pelo seu amigo, mas sim por um criminoso que invadiu a conta dele.
Os golpes de invasão de conta em redes sociais ocorrem quando pessoas mal intencionadas acessam indevidamente o perfil de uma pessoa ou empresa para aplicar fraudes, roubar informações pessoais ou até mesmo extorquir a vítima.
Esses golpes podem acontecer de várias formas. A seguir, vamos explicar algumas delas.
3 principais golpes nas redes sociais
Phishing
Phishing é um tipo de golpe digital no qual criminosos se passam por empresas ou instituições confiáveis para enganar as vítimas e roubar informações sensíveis, como senhas, dados bancários e números de cartão de crédito. O nome vem da palavra em inglês fishing (pesca), pois os golpistas “lançam iscas” na esperança de que alguém “morda o anzol”.
Funciona mais ou menos assim: o criminoso envia mensagens falsas — seja por DM no Instagram, e-mail, SMS, entre outros — se passando por uma empresa confiável. Por exemplo: o Facebook envia um e-mail alegando que a conta foi comprometida e precisa de verificação imediata.
O consumidor, acreditando que a mensagem é legítima, entra no link e insere login e senha para entrar na conta. O problema é que, ao inserir os dados, a vítima entrega suas credenciais diretamente ao golpista. Daí, eles conseguem acessar a conta e alterar as informações para impedir a recuperação.
Roubo de código de segurança
Esse golpe acontece de forma semelhante ao phishing: o golpista entra em contato com a vítima se passando por um conhecido ou empresa confiável para obter informações sensíveis.
Esse tipo de golpe acontece muito para o roubo de WhatsApp. O criminoso insere o número da vítima no WhatsApp, que então envia um código de verificação por SMS.
Daí, o golpista entra em contato o dono do número, fingindo ser do suporte técnico da empresa, e solicita esse código. Se a vítima fornecer o dado, o fraudador vai inserir o código em outro aparelho e, por consequência, sequestrar a conta. O usuário legítimo será desconectado e perderá o acesso à conta. Em seguida, o criminoso pode se passar pela vítima e pedir dinheiro para os contatos.
Perfis falsos e engenharia social
Nesse caso, os golpistas criam perfis novos — bem semelhantes a páginas de pessoas reais — e entram em contato com conhecidos. O objetivo é solicitar dinheiro ou informações pessoais para aplicar novos golpes.
Por exemplo: você recebe uma mensagem de um amigo no WhatsApp — de um número diferente, mas com a mesma foto, nome e demais informações pessoais. Na oportunidade, o contato pede dinheiro emprestado ou dados sensíveis da vítima.
Muitas pessoas caem no golpe por acreditarem estar falando com um amigo ou parente e acabam transferindo dinheiro para as contas dos criminosos. Aliás, isso também pode acontecer por DM do Instagram e Facebook.
Fique de olho na reputação no Reclame AQUI
Antes de falarmos sobre as dicas de proteção, é importante saber como anda a reputação das redes sociais no Reclame AQUI.
Afinal, você sabia que o Instagram, Facebook e WhatsApp são classificados com a reputação “Não Recomendada” no Reclame AQUI?
No Reclame AQUI, a reputação “Não Recomendada” significa que as empresas optaram por não responder os consumidores na plataforma, e com isso, os consumidores ficam sem retorno da empresa.
Nos últimos 6 meses (de 01/08/2024 a 31/01/2025), as principais queixas dos usuários do Instagram e Facebook no Reclame AQUI dos são sobre contas hackeadas, suspensão e banimento indevidos.
*informações extraídas no dia 17/02 às 16h51.
Como se proteger dos golpes nas redes sociais?
Ative a autenticação em dois fatores
A autenticação em dois fatores é uma camada extra de segurança que protege contas online ao exigir duas formas de verificação para acessar um serviço.
Em vez de apenas inserir apenas a senha, o usuário precisa confirmar sua identidade com um segundo fator — como código enviado via SMS ou e-mail. Isso dificulta a invasão da conta, já que o criminoso, nem sempre, terá acesso ao segundo fator de autenticação.
Aliás, ativar o serviço é bem simples: basta ajustar as configurações de segurança da rede social desejada. Por exemplo:
Instagram: Configurações > Segurança > Autenticação de dois fatores.
Facebook: Configurações > Segurança e login > Usar autenticação de dois fatores.
WhatsApp: Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas.
Desconfie de links e e-mails suspeitos
Nunca clique em links recebidos por e-mail ou mensagem sem antes verificar sua autenticidade. Se houver dúvida, acesse o site da plataforma digitando o endereço manualmente no navegador ou por meio do aplicativo oficial já instalado no seu aparelho.
Não compartilhe códigos de verificação
Redes sociais nunca pedem códigos de verificação por e-mail, SMS ou mensagem direta. Então, se receber um pedido desse tipo, pode ter certeza que é golpe.
Monitore os acessos à sua conta
Uma boa forma de identificar possíveis golpes é ficar de olho nos dispositivos conectados e as atividades recentes na sua conta. Se você nunca foi para a China, por exemplo, ter um aparelho conectado por lá pode ser um sinal de alerta.
Sendo assim, monitore os acessos à sua conta. Se notar algo suspeito, desconecte todos os dispositivos e altere sua senha imediatamente.
Denuncie e bloqueie perfis falsos
Algum amigo te alertou sobre tentativas de golpe em seu nome nas redes sociais? Se a resposta for sim, instrua o seu contato a denunciar a conta para a plataforma. E se você encontrar um perfil falso usando suas informações, também deve denunciar imediatamente.
Fonte: Blog do Reclame Aqui
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