Fifa confirma Porto Alegre como sedes para a Copa do Mundo Feminina de 2027

Porto Alegre mais uma vez vai receber uma Copa do Mundo. Nessa quarta-feira, a capital gaúcha foi confirmada como uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027, junto de Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Brasília, Fortaleza e Recife. Assim como já acontecera em 2014, o estádio escolhido foi o Beira-Rio.

Beira-Rio ficou de verde e amarelo para marcar o anúncio - Reprodução X SCI


Ainda não existe uma definição quanto ao número de jogos que Porto Alegre vai receber, mas a expectativa é que, como há menos sedes que 2014 – eram 12 e agora serão oito -, a Capital receba mais jogos, inclusive um da Seleção Brasileira e/ou um confronto válido pelas quartas de final ou semifinal.

As negociações para que a capital dos gaúchos recebesse a competição começaram em 2023. De acordo com o prefeito Sebastião Melo, a candidatura da Capital enviou ofícios relativos ao Beira-Rio e à Arena do Grêmio. “Essa decisão foi uma escolha da Fifa. Não houve nenhum contato com a prefeitura, foi uma escolha técnica da Fifa”, explicou.

“É um orgulho muito grande para o Inter esse reconhecimento de ser o único clube do país que terá recebido de jogos de três Copas do Mundo”, afirmou o presidente colorado Alessandro Barcellos, lembrando além das quatro partidas de 2014, o Mundial de 1950, quando o Eucaliptos recebeu dois jogos.

Além do Beira-Rio, os demais estádios também estão definidos: Maracanã (Rio de Janeiro), Arena Fonte Nova (Salvador), Neo Química Arena (São Paulo), Mineirão (Belo Horizonte),Mané Garrincha (Brasília), Arena Castelão (Fortaleza) e Arena Pernambuco (Recife).

Para o governador Eduardo Leite, há todo um simbolismo no anúncio ter sido feito exatamente um ano após as enchentes que atingiram a Capital. “Um ano depois estamos aqui em um lugar que também foi impactado. É também sinônimo de confiança”, lembrou.

A cerimônia contou também com a participação do prefeito Sebastião Melo, que confirmou que a secretaria extraordinária da Copa do Mundo será capitaneada por Débora Garcia, ex-secretária municipal do esporte. De acordo com ela, entre as exigências da Fifa, não existem obras, mas sim a obrigação de que a competição deixe um legado para o futebol feminino.

Porto Alegre terá secretaria especial

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Feminina de Futebol 2027 será criada em Porto Alegre para coordenar a organização do torneio internacional. O anúncio foi realizado pelo prefeito Sebastião Melo na noite desta quarta-feira, 7, após a oficialização da capital gaúcha como uma das cidades-sede da competição. O ato ocorreu durante coletiva de imprensa no estádio Beira-Rio.

A titular da pasta será Débora Rios Garcia, que já comandou a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e a diretoria de Juventude da prefeitura. 

“É motivo de orgulho ter ao nosso lado a secretária Débora para conduzir e comandar este desafio até 2027. Temos dois anos pela frente de muito trabalho para fazermos, juntos, a melhor sede da Copa do Mundo Feminina do Brasil” - Prefeito Sebastião Melo.

A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 está marcada para ocorrer de 24 de junho a 25 de julho de 2027, em Porto Alegre e nos demais municípios brasileiros anfitriões.

“Ver Porto Alegre como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 é emocionante. Este é o resultado de um compromisso coletivo com o esporte e com as mulheres. O mundo inteiro vai testemunhar o protagonismo da nossa cidade. É um marco para nossas meninas, para Porto Alegre e para a história do esporte brasileiro - além de uma oportunidade concreta de impulsionar o desenvolvimento econômico”, destacou Débora.

Anúncio

A confirmação de Porto Alegre como cidade-sede foi realizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), com transmissão ao vivo no Beira-Rio. Após, participaram de coletiva de imprensa o prefeito Sebastião Melo, o governador Eduardo Leite, o presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, e o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman. 

Além disso, para marcar a oficialização, foram iluminados de verde e amarelo o próprio estádio e prédios públicos/turísticos, como o Mercado Público, Assembleia Legislativa, Palácio Piratini, Centro Administrativo do Estado, Museu do Trabalho, Chalé da Praça XV, Museu da Brigada, Pinacoteca, Monumento ao Expedicionário e a sede da FGF.

Calendário

Entre os próximos passos, estão a divulgação das datas dos jogos a serem sediados por Porto Alegre e as equipes que vão disputar partidas aqui. Ao todo, 32 seleções integram o torneio. A capital gaúcha formalizou o processo para se tornar cidade-sede em 2023, com documentação enviada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

Futebol feminino

Além da estrutura física, o compromisso da cidade com o legado esportivo e o desenvolvimento do futebol feminino também são fatores importantes para a escolha, segundo a FIFA.

Fonte: Correio do Povo e PMPA

Comentários