Frequência de voos internacionais quase triplica no primeiro semestre em Porto Alegre

A frequência de voos internacionais que partem do Porto Alegre Airport quase triplicou no primeiro semestre de 2025. As 10 partidas semanais registradas em janeiro saltaram para 27 em junho, o que representa um crescimento de 170% no período. Os destinos são variados e atendem aos pedidos dos passageiros: há conexões diretas para Buenos Aires, Lima, Santiago e até Lisboa.

Jürgen Mayrhofer/Arquivo Secom

Em janeiro, o aeroporto oferecia conexões diretas para Cidade do Panamá (Copa Airlines), Lima (Peru) e Santiago (Chile). Em março, a Aerolíneas Argentinas passou a operar voos com destino ao aeroporto Aeroparque (AEP), em Buenos Aires.

Em abril, a malha aérea ganhou o importante reforço da TAP Air Portugal, que opera rota direta com a cidade de Lisboa, uma das principais portas de entrada de brasileiros na Europa. São três partidas semanais para o destino, aos domingos, quartas e quintas-feiras. No mesmo mês, a Copa Airlines aumentou as frequências para o Panamá. Eram 17 partidas semanais no período.

Em maio, a GOL Linhas Aéreas também inaugurou rotas diretas para Buenos Aires, fortalecendo suas operações no Porto Alegre Airport. São oferecidas três partidas semanais pela companhia. Ainda em maio, a Copa Airlines aumentou a frequência e passou a oferecer voos diários para o Panamá. O número total de partidas por semana era de 23.

Em junho, um novo destino passou a ser opção para quem sai de Porto Alegre: Bariloche. A conexão direta, operada pela Azul, é uma excelente oportunidade para quem quer conhecer ou revisitar a cidade localizada na região da Patagônia argentina durante o inverno. A rota é sazonal e fica à disposição dos passageiros até o dia 24 de agosto. A Sky Airline também inaugurou, no mesmo mês, rota para Santiago. A conexão é sazonal e fica disponível até o dia 14 de setembro.

Assim, o primeiro semestre fechou com a oferta de 27 partidas semanais para destinos fora do Brasil.

O crescimento nas frequências e a oferta de uma malha aérea mais ampla e diversificada reflete o trabalho estratégico da Fraport Brasil, que busca oferecer a melhor experiência aos viajantes. O aumento fortalece e estimula a conectividade, a troca de culturas e a economia entre os destinos.

O gerente de Aviação Comercial da Fraport Brasil, Pedro Navega, pontua que o crescimento “é fruto de muito esforço coletivo e de negociações extensas e incansáveis com as empresas aéreas”, com as quais a Fraport Brasil tem "grande relação de confiança desde o começo", além da parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-RS).

"Esse incremento acelerado confirma o que já era claro: a gigantesca capacidade do Rio Grande do Sul de não apenas se reerguer, mas de se consolidar como uma das maiores economias do Brasil, e de vital importância para a aviação do país. Não à toa retomamos rotas como Panamá com Copa, Lisboa com TAP, Argentina com Aerolíneas, Chile com Sky, mas também ampliamos a oferta, com Gol para Argentina, Azul para Bariloche e Latam, que não só retomou para Lima e Santiago, mas vai também inaugurar uma rota para Buenos Aires e ampliar consideravelmente sua malha doméstica em Porto Alegre", avalia.

Mais opções de voo estão previstas para julho, que tem previsão de chegar a 33 frequências semanais. Além disso, a Latam também deve inaugurar conexão direta para Buenos Aires em setembro.

Fonte: Fraport


Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?  

Confira aqui neste site a atualização diária do nosso conteúdo. Coloque o link nos seus favoritos e divulgue para os amigos nossas notícias positivas!  

Siga também nossas redes sociais (clique para acessar):

E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.   

Comentários