Uma baleia-jubarte mergulhando sob a superfície do oceano, raias-chita se aproximando de cardumes de peixes menhaden (peixe-isca) e um tubarão-spinner caçando são todas imagens capturadas pela vencedora inaugural da competição Fotógrafo Aéreo Internacional do Ano (foto abaixo).
Joanna Steidle, uma piloto de drone profissional de Nova York, capturou as fotos impressionantes, levando para casa o prêmio principal por seu portfólio.
Reprodução CNN |
Ignacio Palicios ganhou o primeiro prêmio na competição individual por esta imagem do Cono de Arita em La Puna, Argentina (abaixo):
![]() |
Reprodução CNN |
A competição é um novo prêmio global que celebra as fotografias mais impactantes capturadas de cima.
“A fotografia aérea oferece tantas possibilidades ainda não exploradas”, disse Steidle, que vive em Hamptons, Long Island, em um comunicado de imprensa dos organizadores da competição. “Cada dia é emocionante.”
Atraída pelos “temas e momentos únicos” revelados por uma vista aérea, Steidle acrescentou que tenta “fugir do comum”.
“Eu vivo em uma paisagem muito plana”, disse Joanna. “Então, a imagem de cima para baixo se tornou um tema bastante presente nas minhas fotos, o que, por acaso, funciona bem com meu amor pela vida marinha.”
A competição recebeu mais de 1.500 inscrições de todo o mundo, disseram os organizadores. O único requisito era que todas as fotos deviam ser capturadas por um humano, sem conteúdo gerado por IA.
O espanhol Daniel Viñé Garcia foi premiado com o segundo lugar, enquanto o terceiro foi para David Swindler, dos EUA.
Daniel Viñé Garcia, cujo portfólio incluía esta imagem do vulcão Fagradalsfjall, na Islândia, ficou em segundo lugar (abaixo):
Reprodução CNN |
Vários outros fotógrafos foram reconhecidos com prêmios especiais, com categorias incluindo melhor foto em preto e branco, melhor foto de drone, melhor foto abstrata e o prêmio Chairman’s Choice (Escolha do Presidente).
Os prêmios foram fundados por Peter Eastway e David Evans — a dupla por trás do concurso International Landscape Photographer of the Year.
De acordo com os organizadores, a nova competição foi criada em resposta a um número crescente de inscrições aéreas e ao desejo de destacar o poder único dessa perspectiva.
Foto do americano David Swindler, terceiro prêmio lugar/Reprodução CNN |
“Os fotógrafos de hoje estão capturando algumas vistas simplesmente deslumbrantes de cima”, disse Eastway, o presidente do júri, no comunicado. “Muitos estão usando drones modernos equipados com sensores de alta resolução, outros estão usando modos de transporte mais tradicionais (e mais caros), voando alto em aviões, helicópteros e até balões.”
Uma seleção das imagens vencedoras e altamente elogiadas da competição pode ser vista neste post e mais abaixo também.
Fonte: CNN Brasil
Foto de Thomas Vijayan da geleira Bråsvellbreen em Svalbard, Noruega/Reprodução CNN |
Colin Leonhardt fotografou uma mina de alumina na Austrália Ocidental/Reprodução CNN |
Pål Hermansen registrou um urso polar e uma morsa morta, prêmio de drone/Reprodução CNN |
Quer boas notícias todos os dias? E também receber conteúdo de qualidade com o nosso jornalismo de soluções? E ainda, estar atualizado com informações de serviço que ajudam na sua vida, saúde, comportamento e até mesmo sua vida financeira?
E inscreva-se também no Canal de YouTube do nosso editor, o Canal do Renato Martins.
Comentários