Devastado por praticamente todas as enchentes no Rio Grande do Sul desde 2023, o município de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, já tem, em operação, seu novo sistema de monitoramento ambiental que, quando estiver a pleno, funcionará com seis sensores. Quatro deles são de alagamentos, sendo um já instalado e operacional, e dois de nível da água. Inicialmente, estavam previstos 15. O investimento é de R$ 174 mil com recursos próprios em uma licitação emergencial, vencida pela empresa portuguesa greenmetrics.ai, e seu funcionamento é na sede da Defesa Civil Municipal, inaugurada há cerca de um mês no bairro Centro Novo.
Reprodução |
“Conseguiremos, com isto, ser capazes de repassar informações para Canoas e Porto Alegre, municípios que se valem destes mesmos cursos d’água”, afirmou o secretário municipal da Reconstrução, Resiliência Climática e Defesa Civil, Mário Rocha. O sistema em si funciona em uma interface web, porém não é público, demandando um login de usuário da Defesa Civil. O sistema começou a funcionar na última sexta-feira, com o primeiro sensor em operação na praia de Sans Souci, mostrando na tela em tempo real, os níveis da água em um gráfico.
Outros três ficarão nos bairros Itaí, Irga e Picada. No primeiro dia, o nível da água no local do equipamento por volta das 10h20min era de 86 centímetros, e o órgão público, com base neste monitoramento, irá a partir de agora definir cotas de alerta e inundação, calibrando os sensores. Já o sensor de alagamento será instalado em bocas de lobo, um no bairro Chácara e outro em local a ser definido, ambos em lugares mais baixos.
A ideia é que ele possa detectar o início de alagamentos em áreas urbanas. Quando coberto pela água de uma enchente, ele dispara um alerta na central de monitoramento para os técnicos da Defesa Civil. “Assim, vai permitir uma resposta mais rápida ao problema”, salientou Rocha. Não está previsto, por ora, o envio de notificações também aos moradores de Eldorado do Sul, mas esta funcionalidade não está descartada no futuro.
Comentários