Shrek Terceiro & etc

Cada vez os EUA ficam para trás nos lançamentos internacionais que eles mesmos produzem. A Europa, que já tinha ganho várias premiéres, a China e o Japão por causa do fuso e agora países como a Rússia, Ucrânia, Romênia e Filipinas que recebem o início da exibição internacional de "Shrek Terceiro", que só entra em cartaz no fim-de-semana nos cinemas americanos. Tudo indica que o desenho animado da Dreamworks deve ser o blockbuster que vai derrubar o "Homem-Aranha 3" e preparar o campo para "Piratas do Caribe - No Fim do Mundo", que chega daqui a duas semanas. Já foi assim com o recente duplex de Tarantino e Rodriguez, "Grindhouse" já comentado neste blog.

O editor-adjunto do site, Mário Pertile, postou lá no Cena de Cinema um belo serviço sobre Cannes, que começou hoje. Fora o Oscar, que é um prêmio da indústria, o Festival do litoral francês é o mais respeitado do mundo, com um júri sempre eclético e considerado muito isento - presidido pelo inglês Stephen Frears neste ano. O filme de abertura, o chinês "My Blueberry Nights", tem a pianista e cantora Norah Jones no elenco, além de Jude Law, Natalie Portman, Tim Roth. Pô, querem mais motivos pra ver? Mesmo sendo chinês? (Hehe, agora meio mundo se indignou!). Várias curiosidades também marcam esta edição, como por exemplo um único representante brasileiro ("Mutum", da carioca Sandra Kogut, numa competição pararela), o possível último filme de Anna Nicole Smith (a ex-coelhinha drogada da Playboy, morta recentemente num caso digno de ir pra tela), e mais todas as fofocas, fotos e vaias que sempre surgem. Acessem!

Viram o filme que está em segundo lugar nos EUA? A continuação de "Extermínio", de Danny Boyle (2002), que gostei mas acho que esgotava-se em si. Uma seqüência daquela Londres futurista tomada de zumbis (pouca gente gostou daquilo) não tem sentido, estraga o suspense cunhado pelo mesmo diretor de "Sunshine - Alerta Solar", que eu também gostei, mas alguns amigos e colegas se decepcionaram. Eu falei "gostei". Não é "adorei" ou "baaaaaaaaita filme". Isso é bem diferente. "28 Weeks Later" é do mesmo diretor espanhol do sensacional "Intacto" (pegue agora em DVD!), mas não garante a magia. Mas é claro que vamos ver. E continuo esperando "Zodíaco", que está em Cannes!

Comentários

Mário Pertile disse…
e aí Renato!
Estou louco para ver o 28 Weeks. Pena que a espectativa opera contra a opinião final do espectador né...Para mim o 28 days é uma obra de arte, visualmente falando. Como gosto muito do jogo Resident Evil (jogo esse injustiçado pelo filme), considero 28days uma versão mais fiel ao jogo que o próprio homônimo. E o Intacto dispensa comentários. A união da deixa de Danny com a sacada de Intacto deveria gerar bons frutos, mas é de se esperar que a continuação seja apenas uma continuação, mesmo que bem feita...28days tem começo, meio e FIM.
Já no Shrek 3o, com a voz do Seu Madruga (versão dublada obviamente), deve ter deixado o querido ogro super mau-humorado. Tenho que descolar uma versão original, pois apesar de gostar muito do dublador, acho uma sonoridade muito pesada para a simpatia bizarra do verdinho. Bussunda deixa saudades...
Abração!
Mário Pertile