Segundo a edição 2024 do levantamento anual do Centro Internacional de Treinamento para Gestão e Certificação de Praias (CIF-PLAYAS), o Brasil possui 5 das 10 melhores praias do mundo. Para chegar ao ranking final, o órgão internacional analisou 123 praias espalhadas pela Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Nova Zelândia, Peru, Porto Rico, Espanha e Venezuela.
Apenas três continentes e 13 países foram avaliados pelo CIF-PLAYAS, que realizou o levantamento com o propósito de oferecer uma ferramenta objetiva de informação para turistas sobre a qualidade dos destinos. Para isso, o órgão contou com uma equipe de 46 avaliadores – entre oceanógrafos, engenheiros, geógrafos, químicos e educadores – que analisaram a estrutura de recreação da praia, seu estado de proteção ao meio ambiente, conservação e capacidades sanitárias. Confira as praias brasileiras que entraram no TOP 10:
Praia da Azeda-Azedinha
A Praia da Azeda-Azedinha (foto acima), localizada em Búzios (RJ), é uma enseada tranquila e pitoresca, perfeita para relaxar e desfrutar da natureza. Segundo o levantamento, esta praia foi considerada “o único grande sítio remanescente de espécies vegetais e animais” da região. Além de suas águas cristalinas e rica vida marinha, ideais para praticar mergulho e snorkeling, a Praia da Azeda-Azedinha conta com uma beleza “cênica”, areias rosadas e uma joia histórica: um casarão batizado de Mansão da Azeda.
Praia do Forno
Outra representante em Búzios (RJ) também chegou ao TOP 10: a Praia do Forno. Com seu mar cercado por falésias, esta praia fica localizada entre o Parque Municipal da Lagoinha e o Parque Estadual da Costa do Sol. Premiada com belezas naturais e águas cristalinas, a Praia do Forno também é considerada uma “notável remanescente de espécies vegetais e animais”. Além da paisagem de tirar o fôlego, ela chama a atenção por ser o ponto de partida do Búzios EcoTrail, o circuito oficial de trilhas ecológicas da cidade de Búzios.
Praia de Grumari
Localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, a Praia de Grumari ficou em 6º lugar no ranking. Rodeada pela Mata Atlântica preservada, o local oferece um cenário paradisíaco e tranquilo. Os destaques de Grumari citados pelo levantamento incluem seus quiosques e ondas com potencial para surf. Para completar, a praia foi elogiada por suas “características marcantes”, que incluem presença de uma lagoa na faixa de areia, falésias rochosas que a separam de outras praias ao redor e um canal de rio em uma de suas extremidades.
Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe
Subindo para o Nordeste, a Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, que fica em Salvador, garantiu o 5º lugar da lista. Marcada por sua tranquilidade e preservação ambiental, a praia se destaca com sua larga faixa de areia, que apresenta cerca de 50 metros. Banhada pelas águas da Baía de Todos os Santos, ela oferece águas quentes ideais para um banho de mar – aproximadamente 28ºC durante a maior parte do ano.
Praia de Itaúna
A Praia de Itaúna, em Saquarema, é famosa mundialmente como um paraíso para os surfistas, sendo palco de competições internacionais devido às suas “ondas perfeitas”, segundo a CIF-PLAYAS. Localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, o estudo ainda destaca “a beleza natural, águas cristalinas e areia fina” de Itaúna. Para completar, a infraestrutura da praia também é um diferencial – não é à toa que ela conquistou o 2º lugar do ranking.
Fonte: O SUL
Comentários