Meu irmão e o Tropa de Elite

Fui dar um abraço no meu irmão no dia de seu aniversário. Ele, que é 10 mais anos velho do que eu, não viu ainda Tropa de Elite e já sabe tudo sobre o filme. Mesmo sem ver, já tem uma tese muito curiosa. Com artigos, fragmentos de entrevistas que leu e viu, mais opiniões de gente que o cerca, ele me questionou: "as pessoas entenderam o filme?". O próprio diretor José Padilha acha que não. O filme virou um fenômeno porque as pessoas querem ver violência mesmo, no mesmo modelo dos ingredientes dos filmes de ação americanos, e também porque querem ver de perto a atuação dessa polícia sem limites que dá fim ao crime através de métodos aéticos. A polícia então é herói? Padilha e meu irmão acham que não. Era pra criticar mesmo o BOPE. Padilha disse: "condeno terrivelmente a corrupção. Mas acho um crime muito pior qualquer tipo de tortura no Brasil". E o Capitão Nascimento e seus amigos do Batalhão torturam de montão. Até não me chamou a atenção pode demais essas cenas, mas que torturam, torturam. Eu escrevi que toda a violência que aparece é justificada. Esse é um sentimento inevitável que o espectador tem. Tento explicar o sucesso do filme por aí.

Mas meu irmão insiste: então porque tanta gente viu? Porque virou um fenômeno de milhares de espectadores. Respondo que é o marketing de pirataria, a tal da versão inacabada que "vazou" no mercado, a venda pirata, o download na internet e assim por diante. Claro que as polêmicas do Festival do Rio, os protestos, as críticas divididas, os policias se ofendendo e os manifestos também ajudam o filme. E a bilheteria também. Uns minutos no Fantástico da Globo também ajudam. Enfim, não creio que essa estratégia tenha sido impensada.

"Mas o público médio está entendo?". Nem o ex-capitão do BOPE que escreveu o livro e ajudou o diretor a filmar entendeu, segundo meu irmão. Padilha lamenta que sua mensagem não está sendo recebida corretamente. Ele fez um filme para denunciar e criticar. Parece ter transformado o BOPE em heróis contra o tráfico, legitimando a morte diária de traficantes e pobres das favelas brasileiras. Padilha só não lamenta a bilheteria que o filme vai fazer.

Está aí um bom tópico para discutirmos aqui no Blog. Postem seus comentários! Você entendeu o Tropa de Elite?

Comentários

Unknown disse…
Blza Renato, quando vai aparecer numa Pré-estréia VIP... assim eu acho q a impunidade e a violência alcançaram seus maiores índices nos dias de hoje, logo até apostaria numa saída similar, combater a violência com a própria violência, pois os que mais pagam por tudo isso são a grande maioria da população, os meses e anos passam e não se apresenta nem se cria nenhuma outra alternativa para solucionar tudo que vem acontecendo com muitas pessoas em muitos estados brasileiros, não sou a favor de uma ditadura militar, mas uma revolução cívil com o apoio do exército e da policia, arrochando tambem os governantes, imagino que se começassem a sobrar algumas balas para os políticos que mandam nesse país, os próximos candidatos teriam medo de se candidatar, sujeitos a perderem a própria vida, por seus atos cúmplices e desavergonhados com uma nação que é tão grande, e tem poder para ser grandiosa, e ser manchete de bons exemplos para o mundo.
Afinal temos nossas riquezas e auto suficiência, apenas medidas deveriam ser tomadas e deixarmos a transparência revelar quem são os verdadeiros a favor do povo, é uma indignação mas só vejo isso como saída para um futuro melhor, quase que um filme, mas alguem tem que aparecer e nos salvar para termos uma vida mais tranqüila e segura, pois o filme que passa é real e é sobre nós mesmos, mas o bem sempre tem que vencer o mal. Que sumam os malvados que parem de respirar o mesmo ar que a gente e reine apenas coisas boas, com uma certa tolerância as coisas erradas e malignas, que claro não podem deixar de existir.
Anônimo disse…
A "grande" maioria dos espectadores do filme interpretaram realmente como sendo pró BOPE (equivale dizer a favor do uso da violência desmedida indistintamente contra todos "os bandidos").Antes de assistir ao filme era isso o que me falavam.

Porém, após assisti-lo tive a convicção de que o filme é uma denúncia contra a polícia e contra o Estado (sistema)de um modo geral.

Que o tráfico e a violência que dele emana é condenável e todos já sabem, mas os "traficantes" estão fazendo o seu papel de "bandido".

O que é inaceitável e abominável é constatar que o Estado é ineficáz e que a polícia (que deveria, em última análise, proteger a sociedade) está completamente desfocada do que seria a sua atuação.

Ressalto que antes de assistir o Tropa de Elite já tinha assistido ao Notícia de Uma Guerra Particular. Os dois filmes estão intimamente ligados e deveriam ser assistidos por todos.