O Novo Longa de Beto Souza

A partir desta data, incremento este blog com mais informação, preferencialmente em relação aos movimentos do cinema gaúcho. Vai servir de ponto de debate entre nossos internautas, e ao mesmo tempo de divulgação do nosso mercado para todo o Brasil e para o mundo. Eventualmente, algum dado sobre bilheteria, filmagens e bastidores do cinema nacional e internacional. Estreio essa linha de informação no blog com a notícia do novo longa de Beto Souza, o mesmo realizador de Netto Perde sua Alma.

O conflito de gerações e a nova família são abordados nesta comédia romântica de forma bem-humorada e original. Insônia, baseado no livro homônimo de Marcelo Carneiro da Cunha, premiado com o selo Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil (RJ), e Prêmio da União de Escritores do Brasil. Dirigido por Beto Souza, longa-metragem em 35mm, com 90 minutos de duração. Começa a ser filmado no dia 30 mais um longa metragem gaúcho. Um dos projetos selecionados no III Prêmio RGE Governo RS de Cinema, Insônia terá as primeiras rodadas no Parque Ecoland, em Igrejinha. Protagonizado pelas atrizes Luana Piovani e Lara Rodrigues, o filme tem como alvo o público infanto-juvenil. A co-produção entre Brasil e Argentina traz ainda no elenco nomes conhecidos do país vizinho, como Daniel Kusniecka e Nicolas Cóndito. O longa também vai ser filmado em Porto Alegre e é produzido pela Panda Filmes, Veredas Comunicação e Arte, Okna Produções, Artelux Produções e Americine.

SINOPSE - Cláudia, 15 anos, é uma jovem moderna que amadureceu muito cedo por ter perdido sua mãe com três anos de idade. Mora com seu pai, Rafael, um cientista genial. Ela toma conta da casa e por isso não vive como as outras adolescentes que passam horas no shopping ou falando ao telefone. Ela decide, então, que a solução para a sua vida é arrumar uma namorada para o pai. Em uma viagem, Cláudia conhece Déa, a eleita como mulher ideal para Rafael. Quando o casal começa a se formar, Cláudia fica insegura e dividida entre a amizade e o ciúme. Ela terá também de tomar uma decisão a respeito de seu próprio pretendente, que se oculta por detrás de um codinome na Internet e com quem se corresponde. O caminho para isso passa por enfrentar um trauma do passado e encontrar o amor onde menos se esperava por ele.

ABORDAGEM - A idéia básica é partir de um roteiro de alta consistência dramática e traduzir para o cinema a contundência que a literatura infanto-juvenil tem tido na abordagem da complexidade de questões que envolvem o jovem brasileiro. A história abordada e os personagens criados pelo autor têm dimensão real e palpável para uma grande parte da população brasileira, a classe média. Os problemas aparentemente pequenos ou mundanos enfrentados pelos protagonistas ilustram como nos relacionamos com nossos familiares, amigos, namorados e também como nos tornamos adultos e nos inserimos na sociedade. O filme pretende entreter e educar, sendo divertido, realista e incentivando a discussão, retratando jovens reais.

DIFERENCIAIS - Poucos filmes brasileiros têm sido dirigidos ao público infanto-juvenil. No entanto, as produções com este perfil tiveram boa performance comercial. A co-produção com a Argentina, através da participação da produtora Americine, garante a exibição do filme no território argentino e favorece sua exploração nos outros países do Mercosul.

Fonte: FINE ARTS – Jornalista Tatiana Sager

Comentários

Anelize disse…
Oi,
Eu adoro este livro, ele é muito bom, e ainda vai ficar melhor em filme, eu vou assistir quando sair ..
Beijos!