Tropa em Quatro Versões

Mais comentado do que vestido de noiva em casamento, o filme do cineasta José Padilha está nas bocas de todo o Brasil. Até nas bocas dos camelôs, que vendem o filme há muito tempo, antes mesmos de estrear nos cinemas brasileiros. Obviamente os camelôs cariocas e paulistas foram os precursores, mas em Porto Alegre, desde o centro até as bancas "mais fraquinhas" nas esquinas do bairro Azenha, por exemplo. O mais acachapante, porém, é que para atrair o público desatento e desinformado, além do filme "original", os ambulantes oferecem uma série completa, com continuações piratas do Tropa de Elite - um absurdo que na verdade transcende a própria pirataria. É enganação golpista descarada mesmo. Vamos aos fatos.

Vendido como Tropa de Elite 2, o conteúdo não é nenhuma novidade: é, na verdade, o documentário Notícias de uma Guerra Particular, dirigido por João Moreira Salles e Kátia Lund, realizado em 1999. Extremamente polêmico (também), o filme foi barrado em diversas salas e teve problemas de distribuição. Foi lançada em DVD oficial, mas muito raro de ser encontrado numa locadora. Mas já passou na TV por assinatura. Pra quem não lembra, o filme tem como principal personagem o traficante Márcio Amaro de Oliveira, o Marcinho VP, que fala de sua vida no Morro Dona Marta, em Botafogo, na Zona Sul da cidade. Marcinho VP foi morto em 2003. Já o Tropa de Elite 3 nada mais é do que uma colagem desregrada de imagens reais feitas por policiais, não necessariamente do Batalhão de Operações Especiais (Bope), mostrando operações realizadas em diversas favelas cariocas - a maioria delas em morros de Niterói.

O mais absurdo, então é o "quarto volume" dessa nobre série enganadora. Tropa de Elite 4 é simplesmente outro filme brasileiro, já exibido nos cinemas e lançado em DVD. Por ser pouco conhecido e com temática semelhante, acabou rendendo para os pirateiros. O disco é na verdade, o filme Quase Dois Irmãos, dirigido por Lucia Murat em 2004, que os ambulantes caras-de-pau anunciam como quarta seqüência de uma pretensa série em cima do sucesso em cartaz nas telas com Wagner Moura. O filme de Murat é passado nos anos 70 e conta a história da relação entre os presos políticos de classe média e os presos das favelas e do nascimento da facção criminosa Comando Vermelho. Ou seja, uma relação muito pouco estreita, mas que funciona a serviço do mercado pirata. Abram bem os olhos e espalhem para os amigos incautos.

Tem alguma outra palavra pra definir isso? Absurdo!

Comentários