Bons Resultados de 3 Efes

Conforme divulga a assessoria, "O mundo mudou, e o cinema também está mudando". Os primeiros resultados do audacioso lançamento do filme “3 Efes” já estão disponíveis. Desde sexta-feira (07/12), a obra dirigida por Carlos Gerbase e distribuída pela Casa de Cinema de Porto Alegre está presente em quatro diferentes mídias: salas de cinema, internet, TV e DVD. Neste primeiro final de semana, os números são bastante promissores:

INTERNET – segundo o portal TERRA, que disponibiliza gratuitamente o filme, dividido em cinco partes, o sucesso é absoluto: foram 15.000 usuários, e mais de 100.000 “streamings” (cada vez que um usuário solicita assistir a uma das partes). Isso parece indicar que, na rede, muitos espectadores assistem ao filme aos poucos, em vez de vê-lo na íntegra, do começo ao fim. O site do filme, e em especial o seu blog, também registrou números expressivos, com mais de 2.000 visitantes diários no final de semana;

DVD – mais de 100 cópias comercializadas no primeiro final de semana, recorde absoluto de vendas para a Casa de Cinema de Porto Alegre em tão curto espaço de tempo. No DVD, além do filme, há um clip de “Caixa Preta” (da banda “Músicas intermináveis para viagem”, que fez a trilha do filme), “making-of” e muitas imagens dos ensaios do filme. O DVD está disponível para venda no site da Casa de Cinema de Porto Alegre: www.casacinepoa.com.br, na Livraria Cultura e em locadoras;

SALAS DE CINEMA – total de 691 espectadores, divididos em seis salas: Porto Alegre (2), São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador (somente nas sessões da tarde). Em Brasília, o filme estréia na próxima sexta, dia 14 de dezembro. A média de espectadores por sessão é maior do que a registrada em “Sal de Prata” (último filme de Gerbase, distribuído pela Columbia), com algumas diferenças significativas: “3 Efes” não tem cópias em película, nem gastou em “transfer” para 35mm, e foi lançado com uma campanha de marketing alternativa, com um custo desprezível, se comparado com os investimentos das “majors”. Conforme o planejamento inicial, “3 Efes” sai dos cinemas em que está no próximo dia 13 e pode estrear em outras cidades, sempre em salas RAIN, ficando no máximo sete dias em cartaz. Essa estratégia permite que a obra seja economicamente viável nas salas, em vez de acumular prejuízos de forma sistemática, o que tem acontecido com a grande maioria dos filmes brasileiros;

TV – de acordo com a TV-COM, com sede em Porto Alegre e sinal aberto em UHF para a região metropolitana, a sessão de “3 Efes” na sexta-feira à noite teve aproximadamente 40 mil espectadores (a emissora não faz medição pelo Ibope, mas tem sistema próprio de controle de audiência). O Canal Brasil, sinal por assinatura em todo o território nacional, promete dar o número exato de espectadores dentro de 10 dias. A julgar pela divulgação realizada pelo próprio Canal Brasil e pelo horário em que foi exibido (sexta-feira à noite), o filme deve ter obtido uma expressiva audiência.

Estes números foram atingidos por um filme que custou menos de 100 mil reais, computados os gastos de produção, comercialização e distribuição. Graças às parcerias estabelecidas na internet e com as TVs, “3 Efes” chegou ao mercado (ou aos mercados) sem qualquer passivo financeiro, podendo dar retorno muito mais rápido às empresas co-produtoras, em vez de esperar anos para que o saldo negativo do lançamento nas salas seja recuperado nas demais mídias.

Sinopse: “3 Efes" é uma comédia dramática que aborda as dificuldades – afetivas, financeiras e culturais – enfrentadas por um grupo de personagens que circula em torno de Sissi, uma jovem universitária que sustenta, a duras penas, o pai viúvo e o irmão pequeno. Nessa situação de dificuldade, Sissi recorre aos conselhos de sua tia, Martina, uma dona-de-casa entediada que, em meio a uma crise no seu casamento com o publicitário Rogério, fica irresistivelmente atraída por William, um simples catador de papel.

Rogério também está em apuros: sua última campanha publicitária deu errado, e agora ele precisa dar um jeito de salvar seu emprego – de qualquer jeito. Assim, sob todas essas pressões do cotidiano, os personagens acabam tomando importantes decisões que vão mudar muita coisa entre eles – e também provocar algumas situações inusitadas.

“3 Efes" constrói uma história com personagens de uma grande cidade brasileira, Porto Alegre, vivendo dilemas éticos comuns a muitas pessoas de qualquer canto do mundo: até onde se pode ir para manter um emprego ameaçado, sustentar uma família na fronteira da fome, ou dar vazão a desejos que a sociedade condena?

Fonte: Sarah Goular, assessoria de imprensa.

Comentários