Congresso Brasileiro de Cinema


Terminou no fim de semana o VII CONGRESSO BRASILEIRO DE CINEMA, que aconteceu no Hotel Alpino, em São Roque, São Paulo. O CBC na ocasião empossou nova diretoria: o documentarista Paulo Rufino é o novo Presidente da Entidade. Os novos comandantes da entidade foram eleitos para o biênio 2008/09. Rufino sucede o produtor Paulo Boccato na presidência. Rufino foi eleito por unanimidade (lista completa da nova diretoria abaixo).

O VII CBC começou com a entrada de dois novos associados, a Associação Brasileira de Film Commissions (Abrafic) e o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNCB) e o desligamento da Associação Paulista dos Cineastas (Apaci), sob alegação de não se sentir mais representada pelo conjunto da entidade.

O presidente Paulo Boccato abriu a Assembléia propondo um redesenho do CBC, visando tornar a entidade mais dinâmica para fazer frente às profundas e rápidas transformações que o setor audiovisual vem sofrendo nos últimos anos. “A pauta do setor nos últimos dois anos se transformou completamente, questões como fundo setorial do Audiovisual e o crescimento dos Funcines, a entrada da teles no jogo e toda a discussão sobre a legislação da convergência, o debate da TV Pública passaram a ocupar lugar preponderante. A estrutura do CBC precisa ser mais dinâmica para fazer frente a essa realidade”, disse o Presidente Paulo Boccato na plenária de abertura.

Uma das decisões da Assembléia foi que o Conselho Consultivo se encarregará de montar um projeto de redesenho do CBC, que talvez acarrete mudança estatutária, para ser votada em Assembléia Extraordinária até maio de 2008.

Ao anunciar a chapa eleita, o animador Marcio Moraes, disse que “queremos construir um CBC cada vez melhor, pois somos pessoas interessadas em tornar esta entidade forte”.

Após assumir o novo cargo, Paulo Rufino declarou: “Vamos redesenhar novas propostas, iremos atrás dos ‘desgarrados’, ouvi-los e quem quiser ficar fica, pois assim a entidade se enriquece. Quero que o Conselho me dê tarefas, temos que ter o que executar”, concluiu.

Para Edina Fujii, tesoureira eleita em segundo mandato: “é o único canal que temos para discutir”. Emocionado o cineasta brasiliense Geraldo Moraes, que já foi presidente do CBC (biênio 2004/05), fechou a Plenária com chave de ouro ao se dirigir ao novo presidente: “eu quero desejar muitas felicidades para ti”.

O CBC é uma entidade que congrega diversos setores do audiovisual brasileiro, com mais de 50 entidades associadas. A cada dois anos o CBC realiza Assembléia geral, ocasião em que, entre outras, se elege a nova diretoria. Visite o site: http://www.cbcinema.org.br/.

Na lista dos eleitos, visualizo pelo menos três gaúchos: Cícero Aragon, Beto Rodrigues e Geraldo Moraes. Vice-Presidente: Jorge Moreno, Secretária executiva: Marta Machado, Tesoureira: Edina Fujii. A lista da diretoria:

Diretores
Pedro Lazzarini
Cláudio Constantino
Tizuka Yamazaki

Conselho Fiscal
Cícero Aragon
Danielle Bertolini
Maria Clara Fernandes

Conselho Consultivo
Assunção Hernandez
Paulo Boccato
Solange Lima
Beto Rodrigues
João Baptista Pimentel
Marília Franco
Carlos Brandão
Marcos Manhães Marins
Emanoel Freitas
Marcio Moraes
Geraldo Moraes

Fonte: Solange Vianna, assessoria de imprensa. Acima, foto da nova diretoria.

Comentários