O Melhor e o Pior de 2007

O ano termina e a pergunta é, claro, é de novo a mesma: qual foi o melhor filme de 2007? Como sempre, é um pouco difícil escolher. Mas os integrantes da associação paulista dos críticos de arte, por exemplo, escolheram o documentário de Eduardo Coutinho, Jogo de Cena. O filme passou por aqui no Festival de Gramado fora de competição. A mesma entidade também votou no belo trabalho de Selton Mello em O Cheiro do Ralo – o que eu concordo plenamente, porque ali o protagonista É o filme e Carla Ribas a melhor atriz pelo longa A Casa de Alice". O impressionante é que campeão de bilheteria e polêmico Tropa de Elite ficou com os títulos de montagem e direção (José Padilha). Um toque de Rio Grande do Sul na eleição dos paulistas ficou com o ótimo roteiro de Cão sem Dono, escrito pelo diretor Beto Brant, mais Renato Ciasca e Marçal Aquino. O gaúcho Júlio Andrade é o protagonista.

Entre os estrangeiros, o destaque vai para o aumento da produção de países fora do eixo americano europeu, como a Índia, a China e o Japão. Os franceses e as animações também estiveram em alta. Em alguns casos, como em Ratatouiile, por exemplo, estiveram juntos: a história do ratinho em Paris não agradou tanto como Shrek ou Nemo mas é muito caprichada. Outros títulos como o policial Zodíaco, de David Fincher, e o recém lançado "Império dos Sonhos", de David Lynch, foram lembrados em listas internacionais de fãs de cinemas. Aqui na terrinha, os colunistas do Cena de Cinema não deixaram esquecido “Cartas de Iwo Jima”, de Clint Eastwood, que também figuraria na lista de piores, com “Conquista da Honra”. Ainda pontuaram divertidamente nesse ranking o "Os Simpsons - O Filme", que garantiram muitas risadas politicamente incorretas. A expectativa ainda reina sobre o inédito American Gangster, com Russel Crowe e Denzel Washington.

No ano em que ganhamos mais filmes digitais e perdemos Ingmar Bergman e Michelangelo Antonioni quase no mesmo dia, podemos lembrar rapidamente os piores títulos de 2007. Seria uma lista muito extensa, com muitas bombas, mas dá pra incluir Motoqueiro Fantasma, Turistas, A Volta do Todo Poderoso, Norbit, Uma Noite no Museu, A Estranha Perfeita. Se você quiser colaborar com esta lista de melhores e piores, mande sua sugestão para cenadecinema@cenadecinema.com.br

Comentários