Novidades de Alien & Predator 2

A Fox envia curiosidades das origens de Alien e Predador, cujo segundo filme da série -onde os dois se encontram - estréia dia 11 de Janeiro. Nesta seqüência, os famosos monstros de duas das mais assustadoras franquias do cinema de todos os tempos travam uma guerra em uma pacata cidade norte-americana. Um jovem xerife, seu melhor amigo e uma mulher soldado lideram um grupo de habitantes desesperados quando Aliens, um "eliminador" de Predadores, e uma nova ameaça mortal resolvem lutar entre si.

Pra refrescar a memória: Alien ― o Oitavo Passageiro, o filme original, lançado em 1979, surgiu de um roteiro escrito por Dan O’Bannon e Ronald Shusett intitulado They Bite! (Eles mordem!). Felizmente, os roteiristas criaram um título bem mais forte para o segundo tratamento: Star Beast (Fera estelar). A criatura que dá nome ao filme, desenhada pelo suíço H. R. Giger, é um parasita, uma máquina de matar que usa os seres humanos como hospedeiros involuntários para procriar. Suas características físicas únicas lhe dão uma extraordinária capacidade de defesa e ataque: sangue ácido, cauda semelhante à do escorpião, exoesqueleto impenetrável, mandíbula interna que dá o bote e a capacidade de sobreviver em condições inóspitas. Além das características do alien adulto, a criatura possui um ciclo de vida extraordinário, complexo e eficiente: alojada em uma espécie de “colméia” feita a partir de secreções corporais, a “Rainha” põe dezenas de ovos, cada um deles contendo um alien-parasita, o “facehugger”, que gruda no rosto da vítima, inserindo um embrião de alien que após algum tempo explode do peito de seu hospedeiro involuntário. A criatura amadurece rapidamente, tornando-se adulta em questão de horas.

Já o primeiro filme Predador, lançado em 1987, surgiu de um roteiro de John e Jim Thomas intitulado Hunter (Caçador). Foi dirigido por John McTiernan, que mais tarde fez filmes de ação de sucesso estrondoso, como Duro de Matar, Caçada ao Outubro Vermelho e Duro de Matar ― A Vingança. A criatura que dá nome ao filme Predador, desenhada por Stan Winston, é um perseguidor humanóide de mais de dois metros de altura, que se vale de tecnologia e armamentos sobrenaturais para caçar seres humanos por esporte. Além da invisibilidade (própria e de sua espaçonave), os Predadores contam com uma visão térmica, canhões de laser nos ombros e armas avançadas. Ridley Scott tinha feito apenas um filme (Os Duelistas) antes de realizar o filme original, Alien ― o Oitavo Passageiro. James Cameron, diretor da seqüência Aliens ― o Resgate, também havia realizado somente um filme: O Exterminador do Futuro, em 1984. O diretor John McTiernan declarou que o homem que usou a roupa vermelha nos primeiros testes de efeitos especiais de Predador foi ninguém menos que o astro de ação Jean Claude Van Damme. Durante as filmagens, o Predador foi interpretado pelo ator Kevin Peter Hall, de 2,18 metros de altura.

Depois de aparecerem juntos no filme Predador original, Arnold Schwarzenegger e Jesse Ventura foram ambos eleitos governadores. Ventura foi eleito governador do Minnesota em 1998; e Schwarzenegger se tornou governador da Califórnia em 2003.

Alien ― o Oitavo Passageiro venceu um Oscar especial para os desenhos conceituais de H.R. Giger. A seqüência, Aliens ― o Resgate, foi indicada a sete Oscar, inclusive o de Melhor Atriz para Sigourney Weaver pela interpretação de Ripley.

Lance Henriksen interpretou três personagens nos filmes da franquia Alien: um andróide chamado Bishop em Aliens ― o Resgate, Bishop II em Alien 3, e o biolionário pioneiro da robótica Charles Bishop Weyland em Aliens vs Predator.

Uma “versão do diretor” de Alien ― o Oitavo Passageiro foi lançada nos cinemas no final de 2003. Embora mais curta que a versão original, tinha várias cenas que não constavam na versão de 1979, com melhorias no som e nos efeitos especiais.

A Quadrilogia Alien, elogiada caixa com os DVDs dos quatros filmes Alien, incluiu versões inéditas de Alien 3 e Alien― a Ressurreição. Permanece como uma das caixas de DVD mais vendidas de todos os tempos.

Bill Paxton foi o primeiro ator a participar tanto dos filmes da franquia Alien quanto dos da franquia Predador, aparecendo nas seqüências Aliens ― o Resgate e Predador 2 ― a Caçada Continua.

A primeira interseção das franquias Alien e Predador se deu em Predador 2 ― a Caçada Continua , em que pode-se ver nitidamente um crânio de alien na parede da “sala dos troféus” da espaçonave dos predadores.

Em 1990, a Dark Horse Comics publicou a primeira interação das franquias Alien e Predador, uma série de revistas em quadrinhos de 12 volumes intitulada Aliens vs Predator. A edição nº 1 se tornou a revistinha independente mais vendida de todos os tempos.

O primeiro tratamento do roteiro de Alien vs Predator foi concluído em setembro de 1991, entre o lançamento nos cinemas de Predador 2 ― a Caçada Continua e Alien 3. O filme foi finalmente lançado em 2004, tornando-se o mais bem-sucedido de ambas as franquias.

Existem oito filmes nas franquias Alien e Predador: quatro de Alien (Alien― o Oitavo Passageiro, Aliens ― o Resgate, Alien 3 e Alien― a Ressurreição), dois de Predador (Predador e Predador 2 ― a Caçada Continua), e duas combinações delas, Alien vs Predator e Aliens vs Predator: Requiem.

Embora a espaçonave Betty se dirigisse para a Terra no clímax de Alien― a Ressurreição, o primeiro filme Alien a se passar na Terra foi Alien vs Predator. A seqüência, Aliens vs Predator - Requiem é ambientada na cidade de Gunnison, Colorado, que existe na vida real.

Aliens vs Predator - Requiem é dirigido pelos irmãos Greg e Colin Strause, que já possuem uma bagagem em efeitos especiais – tal qual o diretor James Cameron, que trabalhou com Roger Corman nos filmes Battle Beyond the Stars e Piranha 2: Assassinas Voadoras.

Os irmãos Strause fizeram Alien vs Predator – Requiem ainda mais assustador e sangrento que o filme que o antecedeu – na verdade, talvez seja mais cruel e violento que qualquer dos filmes Alien e Predador. “É sem dúvida bem mais pesado, e as mortes neste filme são bastante carregadas de maldade”, eles prometem.

Aliens vs Predator: Requiem é o primeiro filme a apresentar um híbrido de alien e predador chamado “Predalien”, resultante de um Predador onde esteve incubado um Alien. Descrito pelos irmãos Strause como “cerca de 80 por cento Alien e 20 por cento Predador”, a criatura possui o exoesqueleto de um Alien, sangue ácido, cauda semelhante à de um escorpião e uma boca que dá o bote, bem como os armamentos e a tecnologia do Predador, além de características físicas como os “dreadlocks” e as mandíbulas.

Fonte: Fox Filmes.

Comentários