Warner só vai de Blu-Ray

A Warner Bros., empresa pertencente ao pertencente ao grupo Time Warner, anunciou que lançará exclusivamente DVDs de alta definição no formato Blu-ray™ desenvolvido pela Sony, dando um grande golpe na tecnologia HD DVD da Toshiba. Segundo reportagem publicada no jornal O Estado de S. Paulo, a Warner Bros. é até o momento a maior vendedora de DVDs de Hollywood, representando cerca de 18 a 20% das vendas nos Estados Unidos, e era um dos poucos estúdios a apoiar ambos os formatos. No entanto, as vendas totais de unidades de DVD caíram 4,5% em 2007 – foi o maior declínio ano a ano desde a inauguração do formato em 1997, de acordo com a Adams Media Research, citada na matéria. 20th Century Fox, da News Corp, Walt Disney e Lionsgate estão entre os estúdios que apóiam o formato Blu-ray™. Paramount, da Viacom, e a NBC Universal, da General Electric, lançaram filmes no formato HD DVD. A Warner ressaltou que continuará a lançar títulos em HD DVD até o fim de maio.Blu-Ray™ é um formato de disco óptico de alta definição que permite armazenamento de dados de alta densidade.

Considerado o formato do futuro, o Blu-Ray™ tem grande capacidade de armazenamento que proporciona uma definição de imagem com seis vezes mais resolução que o DVD e áudio com qualidade de cinema, disponíveis em 32 canais. Os preços vão variar de R$ 99 a R$ 120. Os formatos e os padrões adotados seja para TV digital, para criação e exibição cinematográfica, para softwares ou eletrodomésticos, são determinantes para aqueles que criam produtos de entretenimento, na medida em que podem limitar a circulação de seus produtos criativos e mesmo a própria criação. A disseminação dos códigos abertos e a compatibilidade de tecnologias são entendidas como inimigas da indústria, por conta de licenças e royalties que deixam de ser exclusivos e remunerados. Talvez fosse hora de se pensar se não chegou o momento de deixar de se perceber, interagir e trabalhar com tecnologia como se esta fosse inofensiva, ideologicamente. A tecnologia também forma e transmite valores e deve estar a favor do homem, e não o contrário.

Fonte: Site da Fundacine, citando O Estadão

Comentários