A Via Láctea


O ator Marco Ricca e a diretora Lina Chamie estiveram comigo nos estúdios da Band para divulgar o que tudo indica, um belo filme de amor e tensão chamado A Via Láctea. Com estréia prevista para a sexta que vem, a história narra a expectativa de um professor de literatura (Ricca) de atravessar a cidade atrás da namorada (Alice Braga, de Eu Sou a Lenda), tendo que passar pelo caótico trânsito de São Paulo -mas que pode ser qualquer cidade do mundo. Filmado em estilo ousado e linguagem diferenciada, misturando digital e película, o filme mostra os flash-backs que contam a história do casal e ainda têm outros elementos, inclusive de humor, dentro do enredo.

Inevitável eu ter falado com os dois sobre a qualidade do cinema nacional, a vitória do Tropa de Elite em Berlim e o Oscar. Uma das críticas colocadas pelo Marco Ricca é que entregar à uma comissão do Ministério da Cultura a missão de escolher o filme que vai representar o Brasil no Oscar é sempre questionável. Já a diretoria Lina teve sorte (e talento, óbvio), pois inscreveu seu filme diretamente na semana dos críticos, e, entre mais de 7000 filmes em todo o mundo, foram selecionados apenas cinco para serem exibidos em Cannes. Estreou bem a carreira deste seu segunda longa, ela que já fez Tônica Dominante (2002).

Ainda há a curiosidade de Lina ter se dedicado muito tempo à música, ter sido clarinetista e estudado 10 anos na New York University. Ela conta como foi a transição para o cinema, ela que viveu numa das cidades mais filmadas do cinema. Já Ricca comenta alguns de seus papéis no cinema - e não quis nem falar nada de novela -, incluindo o torcedor fanático do filme O Casamento de Romeu e Julieta.

A entrevista completa vai ao ar no dia 8, no programa Bandnews Edição de Sábado, às 9h da manhã na Rádio Bandnews FM 99,3 e no Cena de Edição Especial, domingo, 22h30, na Band AM 640.

Comentários