Abuso no Cinema

Uma questão polêmica e de grande ressonância moral, o abuso de crianças e adolescentes tem sido um tema freqüentemente abordado pelo cinema nos últimos anos. De Stanley Kubrick em Lolita (1962) a Pedro Almodóvar em Volver (2006), realizadores importantes e de diferentes países já se debruçaram sobre o assunto, que cada vez mais tem ganhado as páginas dos jornais, especialmente no Brasil. Seja no âmbito familiar, na Igreja ou na rede de exploração sexual infantil, a violência contra menores é uma triste realidade a assombrar a sociedade contemporânea.

A Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com o Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre, realiza uma mostra na Sala de Cinema P. F. Gastal (Usina do Gasômetro) reunindo sete títulos sobre o tema, que serão apresentados e debatidos ao longo de duas semanas. Além do valor estético dos filmes escolhidos, muitos deles pouco conhecidos pelo grande público, a presente programação contribui para trazer à discussão um drama sofrido silenciosamente por milhares de famílias e cujos efeitos traumáticos sobre suas vítimas costumam ser indeléveis.


SINOPSES

Festa de Família (Festen), de Thomas Vinterberg (Dinamarca, drama, 1998, 106 minutos).
Filme que lançou o movimento Dogma 95. Patriarca (Henning Moritzen) comemora seus 60 anos em grande estilo, reunindo a família em um hotel de luxo. Quando a bebida e a mágoa reprimida começam a trabalhar em conjunto, a festa será abalada por chocantes revelações sobre o passado familiar. Além de trazer o certificado de Dogma 1, Festa de Família garantiu seu lugar na história do cinema ao inaugurar o uso das câmeras digitais e continua ainda hoje sendo considerado o melhor dos filmes realizados dentro do movimento liderado por Lars Von Trier. Classificação: 14 anos.

Canto de Cicatriz, de Laís Chaffe (Brasil, documentário, 2005, 38min/18 minutos).
Cercada por pactos de silêncio, a violência sexual contra meninas é mostrada sem tabus, a partir de depoimentos de vítimas, especialistas, enquetes, filmes de ficção e dos versos do escritor e psiquiatra infantil Celso Gutfreind. Com Ingra Liberato. Prêmio Direitos Humanos no RS; Galgo Alado de melhor vídeo brasileiro independente e de melhor vídeo social no Gramado Cine Vídeo. Classificação: 14 anos.

Mistérios da Carne (Mysterious Skin), de Gregg Araki (EUA/Holanda, drama, 2004, 99 minutos).Aos oito anos, Brian Lackey (Brady Corbet) acordou do lado de fora de sua casa com o nariz sangrando, sem ter idéia de como tinha chegado lá. Depois do incidente, Brian passou a ser assombrado por pesadelos. Agora, aos 18 anos, ele acredita ter sido abduzido por alienígenas. Quando seu caminho se cruza com o de Neil McComick (Joseph Gordon-Levitt), eles descobrem que as memórias mais importantes de suas vidas não são o que parecem. Baseado em livro de Scott Heim. Classificação: 16 anos.Lolita, de Stanley Kubrick (EUA/Inglaterra, drama, 1962, 152 minutos). O professor universitário Humbert Humbert (James Mason) fica obcecado pela beleza de uma jovem ninfeta (Sue Lyon), chegando a casar com sua mãe viúva (Shelley Winters) a fim de aproximar-se dela. Idealizado a partir do livro homônimo de Vladimir Nabokov, Lolita aparece dentro da filmografia de Stanley Kubrick como o mais polêmico de seus trabalhos. O maior desafio de Kubrick era colocar na tela o sentimento de desejo irrefreável e a eventual consumação dos anseios do personagem principal sem ofender o rígido código de censura da época. A espiral de fixação na qual Humbert mergulha pode ser trágica, mas vem pontuada com doses razoáveis de humor negro. Classificação: 16 anos.

O Lenhador (The Woodsman), de Nicole Kassell (EUA, drama, 2004, 87 minutos).Após 12 anos na prisão por molestar garotas menores de idade, Walter (Kevin Bacon) se muda para uma cidade do interior. Ele vai viver num pequeno apartamento, que fica em frente a uma escola de ensino básico. Consegue emprego em uma madeireira e se mantém o mais reservado possível, porém ele não pode escapar do seu passado. A diretora Nicole Kassell faz referências à história de Chapeuzinho Vermelho para tratar de um tema polêmico, evitando leituras moralistas e humanizando a figura do molestador, personagem que oferece a Kevin Bacon a melhor atuação de sua carreira. Classificação: 16 anos.

Zona de Conflito (The War Zone), de Tim Roth (Inglaterra, drama, 1999, 99 minutos).Quando sua família se muda de Londres para Devon, o adolescente Tom (Fred Cunliffe) conhece uma vida solitária e aborrecida. Mas nada poderia prepará-lo para o terrível segredo que liga seu pai (Ray Winstone) à sua irmã Jessie (Lara Belmont). Isolado, confuso e consumido pela indignação, Tom está determinado a conhecer e revelar toda a verdade. Elogiada estréia na direção do ator Tim Roth, que constrói um drama familiar impactante, auxiliado por um grupo excepcional de atores. Classificação: 16 anos.

Anjos do Sol, de Rudi Lagemann (Brasil, drama, 2006, 92 minutos).
Inspirado em diversos artigos publicados na imprensa, o filme fala sobre o mundo da exploração sexual infantil no Brasil por meio da história de Maria (Fernanda Carvalho), uma menina de 12 anos vendida pelos pais. Ela cruza o Brasil numa longa jornada, forçada a se prostituir para sobreviver. Prêmio de melhor filme, melhor ator (Antônio Calloni), melhor ator coadjuvante (Otávio Augusto) e melhor atriz coadjuvante (Mary Sheila) no Festival de Gramado em 2006. Ainda no elenco, Chico Diaz, Darlene Glória, Vera Holtz e Bianca Comparato. Classificação: 14 anos.

PROGRAMAÇÃO

Março
25 - terça-feira

15h - Zona de Conflito
17h - Festa de Família
19h - Anjos do Sol *- debate com Rudi Lagemann e Veleda Dobke, mediador Marcus Mello.

26 - quarta-feira

15h - Canto de Cicatriz e Anjos do Sol
17h - Zona de Conflito
19h - Festa de Família

27 - quinta-feira

15h - Festa de Família
17h - Mistérios da Carne
19h - Canto de Cicatriz - debate com Lais Chaffe, Celso Gutfreind, Margot Aguzzoli e Suzana Braun.

28 - sexta-feira

15h - Zona de Conflito
17h - Festa de Família
19h - Lolita

29 - sábado

15h - Mistérios da Carne
17h - Canto de Cicatriz e Anjos do Sol

30 - domingo
15h - Zona de Conflito
17h - Lolita - debate com Eduardo Wolf, Cláudia Miranda e Marcus Mello.

Abril
01 - terça-feira

15h - Festa de Família
17h - O Lenhador
19h - Mistérios da Carne - debate com Viviane de Freitas Souto e Luis Augusto Roncato Silva, mediador Marcus Mello.

02 - quarta-feira

15h - O Lenhador
17h - Festa de Família
19h - Canto de Cicatriz e Zona de Conflito

03 - quinta-feira

15h - Canto de Cicatriz e Anjos do Sol
17h - Mistérios da Carne
19h - O Lenhador

04 - sexta-feira

15h - Canto de Cicatriz e O Lenhador
17h - Anjos do Sol
19h - Lolita

05 - sábado

15h - Festa de Família
17h - Mistérios da Carne
19h - Canto de Cicatriz e O Lenhador

06 - domingo

15h - Anjos do Sol
17h - Zona de Conflito
19h - Canto de Cicatriz e Festa de Família

Ingressos:
R$ 6,00 e R$ 3,00 (estudantes e pessoas com mais de 60 anos), com exceção da sessão de 25/03 às 19h, com o filme Anjos do Sol, que terá entrada franca.
Endereço: Sala de Cinema P. F.Gastal - Usina do Gasômetro - 3º andar ( Av. Presidente João Goulart, 551).
Informações: (51) 3289-8137 ou pelo e-mail salapfgastal@smc.prefpoa.com.br.

DEBATEDORES

Rudi Lagemann - diretor e roteirista, exerceu diversas funções em mais de 20 produções, antes de assinar seu primeiro longa-metragem como diretor em Anjos do Sol (2006). Trabalha para o mercado publicitário, e já dirigiu cerca de 300 comerciais, tendo recebido diversos prêmios dentre eles o de Diretor do Ano pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP).

Laís Chaffe - jornalista e escritora. Diretora e roteirista do documentário Canto de Cicatriz e do curta-metragem Identidade (2002); roteirista e produtora executiva do curta Colapso (2004). Coordena a Editora Casa Verde.

Celso Gutfreind - escritor e psiquiatra com pós-doutorado em psiquiatria infantil em Paris. Professor de psiquiatria da infância e da adolescência na Ulbra e na Fundação Universitária

Mário Martins. Autor do livro O Caminho doPintor (Editora Projeto).

Suzana Braun - psicóloga e policial civil. Coordenadora do Centro de Saúde Mental da Secretaria de Segurança Pública do RS.

Veleda Dobke - Promotora de Justiça, especialista em Processo Penal pela Escola Superior do Ministério Público / convênio Ulbra, especializanda em Saúde Comunitária no Instituto de Psicologia da Ufrgs, membro do Núcleo de Estudos Psicológicos da Adolescência da Ufrgs (NEPA). Autora do livro ABUSO SEXUAL: A inquirição das crianças, uma abordagem interdisciplinar.

Margot Aguzzoli - psicóloga e psicanalista. Membro pleno do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA) e membro aspirante da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

Eduardo Wolf - professor de Literatura dos Colégios Leonardo da Vinci.

Cláudia Miranda - psicóloga, psicanalista pela Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA), especialista na área de infância e adolescência. Professora e supervisora do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA) e do Estudos Integrados de Psicoterapia Psicanalítica (Esipp).

Luis Augusto Roncato Silva - psicanalista e membro efetivo do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA).

Viviane de Freitas Souto - psicanalista e membro efetivo do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA).

Marcus Mello - crítico de cinema, editor da revista Teorema (RS), colaborador das revistas Aplauso (RS) e Cinética (RJ) e programador da Sala de Cinema P. F. Gastal.

Fonte: Sala PF Gastal - assessoria de imprensa

Comentários