Existem cidades sem vocação para o cinema?

Passo por Santa Maria, cidade do interior do RS que tem um pólo de produção audio-visual excelente, com muita gente inteligente e competente fazendo e discutindo cinema. Aqui, neste fim-de-semana se corrige uma contradição: as últimas salas de projeção do município tinham fechado há mais de dois anos e nesse meio tempo a comunidade ficou a ver navios (ou apenas DVD, melhor dizendo). Estão reabrindo com som digital duas salas de cinema no shopping da cidade, que recoloca Santa Maria no mercado com justiça, e fazendo a alegria dos cinéfilos - que não são poucos - desta terra. Fica, porém, a pergunta: o que acontecerá com tantas outras cidades do interior do estado que não têm cinema? Outros empresários de visão e amantes da sétima arte irão se deicar para implantar o negócio nestas comunidades? Até quando vamos nós, gaúchos, nos vangloriar de sermos um povo diferenciado e "elevado" culturalmente se mal temos estrutura para receber filmes e peças de teatro (com os palcos é a mesma crise)?

No entanto, há cidades que parecem não ter vocação para o cinema. Salas são abertas e o público não aparece. Morei em Florianópolis, capital de estado, em 94 e 95, e só havia três salas num shopping e mais duas fora do perímetro urbano, quase na BR 101, em outro shopping - que aliás lembro de ter visto lá Pulp Fiction. Pouco depois, estas fecharam para reforma e só reabriram recentemente, mais dez anos depois. Ah, tinha (e tem) o Teatro do CIC, onde viz Quiz Show, mas que não funciona sempre como cinema. Neste verão, voltei mais uma vez à cidade, onde vou mais do que anualmente, e constatei um multiplex do Cinemark num shopping novo. Parecia bem povoado, mas me disse um amigo que morou lá 13 anos: "será que a cidade tem vocação para o cinema?". É verdade. Tantas praias, tantos balneários de fácil acesso e com o hábito de uma locadora de DVD em cada esquina pode acabar com o prazer de ver produções em tela grande com ingresso tão caro. É de se parar pra pensar...

Comentários

Anônimo disse…
Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Notebook, I hope you enjoy. The address is http://notebooks-brasil.blogspot.com. A hug.
Adorei seu post!

Pessoal, essa eu tenho que recomendar, dois sites interessantíssimos: www.meus3desejos.com.br e www.videoflix.com.br.

Abs.
Francine Nunes disse…
Oi!
Para informação?
Há 2 cineclubes em Santa Maria.
Um deles, inclusive, funciona há 30anos!