Associação de Críticos do RS elege diretoria

Pra quem duvidava, sou testemunha da vontade e do empenho de alguns colegas jornalistas, especializados em cinema, em criar uma entidade que os representasse. Nasceu em poucos meses a ACCIRS – Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, que já elegeu em assembléia geral sua primeira diretoria, para uma gestão de dois anos. Ivonete Pinto foi eleita presidente e Roger Lerina vice-presidente. Ivonete foi a empreendedora de todo o processo e conduziu tudo com democracia e precisão incrível. Formada por críticos de cinema e jornalistas que atuam em diversos veículos na divulgação do cinema, a entidade é a primeira a ser criada no Estado e a segunda no Brasil (só o Rio de Janeiro possui uma associação específica, que presidia inclusive o júri da crítica no Festival de Gramado).

Ivonete Pinto
lembra que o Rio Grande do Sul possui larga tradição na crítica cinematográfica, representada por nomes como Jacob Koutzii e Paulo Fontoura Gastal. Desde os anos 40 Porto Alegre concentra um número qualificado de críticos, que influenciaram várias gerações de cinéfilos. “Além da responsabilidade de dar seqüência a esta tradição, a ACCIRS nasce sintonizada com o meio digital. Fizemos questão de congregar críticos que exercem a atividade na Internet, através de sites e blogs, pois estes espaços são o reflexo de uma nova forma de fazer e ver cinema”, na opinião de Ivonete. Além da nova geração, a ACCIRS tem entre seus sócios nomes que atuam na crítica há algumas décadas , como Hiron Goidanich (Goida) e Enéas de Souza.

Segundo Roger Lerina, a ACCIRS estará envolvida em vários projetos nesta primeira gestão, como a criação de um site agrupando os textos da crítica e a promoção de eventos para pensar o cinema, como seminários temáticos. O Prêmio ACCIRS também está na agenda da entidade, que este ano já atribuiu os seguintes prêmios: Tropa de Elite (Melhor Filme Nacional), Império dos Sonhos, (Melhor Filme Estrangeiro) e Saneamento Básico, o Filme (Destaque Gaúcho - Prêmio Luiz César Cozzatti).

Ivonete Pinto é jornalista, doutora em cinema pela Universidade de São Paulo, editora da revista Teorema - Crítica de Cinema e professora do curso de Produção Audiovisual da Ulbra. Roger Lerina é jornalista e editor da coluna Contracapa (artes, cultura e entretenimento), publicada diariamente no Segundo Caderno do jornal Zero Hora. É crítico de cinema de ZH e apresenta uma coluna semanal sobre lançamentos em DVD no programa "Gaúcha Entrevista", na Rádio Gaúcha, todas as quintas-feiras.

A diretoria da ACCIRS é formada também por Marcus Mello - diretor executivo; Mônica Kanitz – 1ª secretária; Adriana Androvandi – 2ª secretária; Paulo Casa Nova – 1º Tesoureiro; Paulo Moreira – 2º Tesoureiro; Conselho Fiscal - Fatimarlei Lunardelli, Marcelo Oliveira da Silva, Robledo Milani, Hiron Goidanich, Jaqueline Chala e Marcelo Perrone.

Contatos: acci_rs@yahoo.com.br

Comentários