Público de filmes nacionais despenca

O público do filme estrangeiro no Brasil teve um pequeno crescimento (1,5%) e o dos títulos nacionais diminuiu consideravalmente (24%) no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2007. Os índices, divulgados nesta semana pelo portal especializado em mercado de cinema Filme B, atestam que o período registrou um sucesso isolado entre as 10 estréias nacionais.

Meu Nome Não é Johnny, de Mauro Lima, sobre a trajetória real de um garoto da zona sul carioca que torna-se consumidor e traficante de drogas, obteve 2 milhões dos totais 2,9 milhões de espectadores das salas de exibição em todo o País. A ausência de títulos com o perfil de "filme-família" no período de férias escolares foi apontada pelo pela Columbia/Disney como determinante para a queda de público.

Xuxa em Sonho de Menina, de Rudi Lagemann, cujos 321 mil espectadores ficaram aquém das pretensões de seu lançamento, com 220 cópias, talvez demonstre um cansaço de uma fórmula. A Warner, responsável pelo lançamento do filme, não comentou o resultado. A bilheteria negativa do primeiro trimestre não é o aspecto que mais preocupa os profissionais desse mercado, mas sim a perspectiva de que a tendência se mantenha ao longo do ano.

A Paramount, que lançou Tropa de Elite, líder de bilheteria nacional em 2007, diz que, embora "a produção estrangeira esteja muito forte neste ano, se não houver uma surpresa do lado brasileiro, o mercado não vai crescer". Alguns comentam que o modelo de exibição de cinema é o mesmo há praticamente 100 anos e que este precisará ser revisto num momento em que as pessoas têm cinema em casa e medo de sair à rua. Esta é a opinião, por exemplo, da Estação Filmes. Para a atriz Bruna Lombardi, existe um "tremendo aperto de cinemas" do País. "São muito poucas salas e uma quantidade enorme de filmes, contando com os da indústria americana. A rotatividade acaba tendo que ser insana", diz.

Fonte: Filme B e Folha de S. Paulo

Comentários

will disse…
Isso é muito triste mesmo...
Conheço várias pessoas que torcem o nariz pra filmes brasileiros sem nem querer saber do que se trata...
Adorei seu post!

Pessoal, essa eu tenho que recomendar, dois sites interessantíssimos: www.meus3desejos.com.br e www.videoflix.com.br.

Abs.