O sucesso de Homem de Ferro

Chegando alguns dias antes no Brasil, e em seguida estreando no resto do mundo, o Homem de Ferro está explodindo nas bilheterias já nestes primeiros dias. Um pipocão dos mais exemplares, com muita introdução e diálogos cerebrais para explicar toda a complexidade que autores como Stan Lee (que aperece no filme como uma ótima ponta, como já fez em outras adaptações) criam para os seus heróis, lá pelos 30 minutos de filme é que ação começa a acontecer. Assim tem sido, porém, o caminho dos filmes de super-herói: Homem-Aranha 3 foi um grande exemplo para a demora da aparição do herói. É muita lenga lenga até que o pau comece a comer. Em Batman Begins, então, nem se fala. Até sabíamos que era uma versão mais filosófica do herói morcego, que iria ser explicada toda a sua origem, mas mesmo assim...convenhamos. Cada vez mais essas adaptações da Marvel e da DC Comics ficam se atendo demais em detalhes introdutórios. Eu sei que o público fã de carteirinha gosta e venera cada minuto. Mas o leigo em geral, entre os quais me incluo, ficam esperando para que a lataria chegue logo incendiando os bandidos, recebendo e ricocheteando bala, causando muitas explosões entre uma aventura e outro.

Mas depois que Robert Downey Jr. entra pra dentro da armadura, as coisas andam melhor e aí é diversão. O excesso de piadas do herói consigo mesmo, porém, atrapalha o andamento da seriedade - ou de um mínimo que seria necessário - que o roteiro precisa. Outra coisa que parece não ter ficado muito clara em Homem de Ferro é o grau de dependência do álcool e os problemas que Tony Stark têm, e o quanto sua vida é realmente psicologicamente problemática (pois fisicamente sim, temos certeza de que ele tem complicações). Na verdade, passada as primeiras dificuldades, ele depois parece um cara muito bem resolvido - tudo que o Robert Downey Jr. não é. De qualquer maneira, apesar de passadinho, o cara tá malhado e desenvolveu uma boa "psiqué" para o personagem - se que isso é importa num filme onde um homem de lata explode seus inimigos.

A diversão é garantida, tirante estes componentes "enroladores". Jeff Bridges está impagável na composição de vilão, desde seu semblante (careca a barbudo, uma combinação extremamente arrogante, desculpem aqueles que já aderiram q esse estilo), até sua atuação como malévolo da história. Além disso, fumando charoto, se vestindo da maneira correta e mais magro, o ator que vinha fazendo um estilo "sujo", como em O Grande Lebowsky, aqui aparece clean e perigoso. Já Gwyneth Paltrow não faz muita diferença. Podia ser qualquer outra atriz, até mais voluptuosa, quem sabe, que o macharedo iria aplaudir. E provavelmente daria mais público.

Mais de público o filme não pode se queixar. O primeiro lançamento da parceria Paramount Pictures e Marvel Entertainment já bateu vários recordes, pois já foi visto por mais de 1,08 milhão de pessoas no Brasil desde a sua estréia, no último dia 30 de abril. O número, alcançado em 5 dias de exibição, já corresponde a maior abertura de 2008 no país. Em termos de bilheteria, no mercado internacional como um todo, o filme já alcançou mais de US$ 200 milhões.

O filme também bateu outros recordes: usando como critério apenas os primeiros filmes das franquias, a abertura de Homem de Ferro é segunda maior de um filme original da Marvel, ficando atrás apenas do primeiro filme de Homem Aranha. Já entre todos os filmes da Marvel, a nova produção tem a quarta maior abertura em público, ficando atrás apenas dos 3 filmes de Homem Aranha.

Contabilizando os 5 primeiros dias, este é o lançamento com maior público da Paramount Pictures Brasil. E contabilizando apenas os 3 dias do fim de semana é a segunda maior abertura na história da Paramount, ficando atrás apenas de Shrek Terceiro e a maior abertura de um filme original lançado pela Paramount.

Homem de Ferro, dirigido por Jon Favreau, está em cartaz em 556 salas em todo o país, com cópias dubladas e legendadas. Veja mais detalhes e apromoção para ganhar ingressos no site do Cena de Cinema.

Comentários

Paloma Rodrigues disse…
Tentarei ver Homem de Ferro semana que vem!

Renato, queria falar contigo. Estou fazendo um trabalho para a aula de rádio jornalismo e preciso entrevistar alguém que trabalhe em rádio. Como sempre assisto seu programa, pensei em você.

Vou te mandar um email, explicando melhor.

Um abraço!
will disse…
É esse negócio de ser o Robert Downey Jr. que me faz olhar pro filme e fazer uma careta.. simplesmente n vejo ele como um super herói...
Mas o fato de ter certea que a Marvel é ótima, o Stan Lee é genial e o Jon Favreu é, bem, sem querer ser repetitiva, mas já sendo, um gênio, faz eu querer ver o filme...

Estou muito dividida...
José Nascimento disse…
Parabéns pelo trabalho e publicações do site, blog e comunidade no orkut. Em meu blog, sempre que o assunto é cinema, busco inspiração e informações em vossos canais.

Sucesso!