Perdemos Tuio Becker

Quem me avisou por email nesta madrugada foi o proprietário dos cinemas Guion, o jornalista Carlos Schmidt. Perdemos mais colega e grande crítico de cinema, o gaúcho Tuio Becker, que faleceu ontem (01/05), aos 64 anos. Nascido em Santa Cruz do Sul em 8 de agosto de 1943, Luiz Fernando Becker começou a escrever sobre cinema ainda na adolescência. Morando desde 1963 em Porto Alegre, Tuio dedicou-se exclusivamente à crítica cinematográfica a partir de 1970, mesmo tendo se formado em arquitetura pela UFRGS. Nunca exerceu a profissão.

Conhecido por sua grande erudição e memória, sempre disponível para ajudar amigos e colegas em busca de informações sobre determinado filme, Tuio também teve experiência como diretor, realizando curtas-metragens e o longa Heimwh/Nostalgia, de 1990, em parceria com o amigo Sérgio Silva. Trabalhou como crítico em jornais gaúchos como Folha da Manhã, Correio do Povo e Zero Hora, até se aposentar, em 2001.

O corpo foi velado na capela B do cemitério São Miguel e Almas, e mais tarde, sepultado nesta sexta-feira chuvosa em Porto Alegre. Conhecia Tuio das redações do Correio e da ZH e das sessões de pré-estréia na capital. Uma pessoa gentil, de nobre alma e um grande talento.

Comentários