Pior do que acabar o mundo, é falhar a máquina!

Eu sabia que tinha até gaúcho envolvido no projeto, mas não sabia que a grande máquina do fim do mundo (o tal acelerador de partículas) tinha sido feita com toda estrutura brasileira. Pelo menos é o que depreendi, depois de saber que os cientistas tiveram que desligar a máquina nesta segunda 22 porque um problema técnico aconteceu e forçou o desligamento por pelo menos dois meses da enorme máquina que simularia o ambiente do “Big Bang” (!!!!!!!!!). Puxa, os caras gastam milhões, bilhões, trilhões de dólares para reinventar o nascimento do universo e o troço estraga! É isso mesmo. Acreditem se quiser. A Organização Européia para Pesquisa Nuclear (CERN) disse que houve um vazamento de hélio na sexta-feira 19 dentro do túnel onde fica guardada a maior e mais complexa máquina já construída. E isso que é em Genebra!

Há pouco mais de dez dias, os cientistas celebraram o bem-sucedido início das operações do Large Hadron Collider (LHC) na fronteira entre a Suíça e a França, esperançosos de que o experimento implicaria a revolução de conceitos físicos modernos. Uma grande bobagem, na minha opinião. O pior é que eles insistem: o negócio vai continuar, mais vai demorar. Para consertar a falha, a máquina precisará ser aquecida, o que pode demorar cerca de dois meses (???). “Por ser uma máquina supercondutora, o LHC funciona em uma temperatura extremamente baixa. Quando temos que resolver algum problema, devemos aquecê-lo. Mas que ele só volta a funcionar depois de novamente diminuirmos a temperatura. Esse processo dura aproximadamente dois meses”, de acordo com o porta-voz do CERN, James Gillies. Os organizadores do experimento asseguraram que o mau funcionamento não representa nenhuma ameaça às pessoas - li na agência Reuters. Ainda bem, né? Só o que faltava, a gente paga, o negócio estraga e ainda sobra pra nós!?!?

Não é a primeira vez que a geringonça sofre uma problemática. Dois dias depois do acelerador ser ligado, os hackers invadiram o sistema de computação da engenhoca!!!! O jornal inglês The Telegraph informou que os invasores eram um grupo de hackers gregos chamado GST: Greek Security Team. O sistema afetado é o Compact Muon Solenoid Experiment, cuja função é analisar dados produzidos durante a colisão de partículas no acelerador da CERN, localizado parte na França e parte na Suíça. Meu Deus do céu! O risco que a gente não correu?!?!?!

Os piratas danificaram um arquivo da CERN e exibiram uma página web na qual se lia uma ameaça: “We are 2600 – don’t mess with us” (somos 2600, não brinquem conosco”). Dá pra acreditar? O site oficial do acelerador ficou fora do ar durante horas, justamente no meio de um dos projetos mais importantes da história da humanidade!!?? O CERN informou que recebeu telefonemas e e-mails expressando medo de que os experimentos com a colisão de partículas provoquem catástrofes ou mesmo a formação de buracos negros que poderiam engolir a Terra e causar o "fim do mundo". Os hackers possivelmente são movidos por esses mesmos receios. Tá, e afinal, existe essa possibilidade ou não, doutor????

Desculpem a quantidade de pontos de interrogação (????) e de exclamação (!!!!!), mas é que essa foi forte pra mim. E decepcionante. O melhor pra todo mundo era não ter feito nada disso, aplicado os quase dez bilhões de dólares do projeto, educação e segurança num grande fundo mundial, principalmente para países pobres.

Comentários