Estreias da Semana - 04/09/2009

UP – ALTAS AVENTURAS – 3D (UP) – EXIBIÇÃO DIGITAL DUBLADA (em algumas salas) - Direção: de Pete Docter e Bob Peterson – EUA - 2009 – 103 min. - Livre. Nova animação da Disney Pixar, estúdio que lança os melhores filmes do gênero e geralmente os de maior bilheteria. Da mesma indicada ao prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, formada pelo diretor Pete Docter (Monstros S.A.) e pelo co-diretor Bob Peterson (roteirista de Ratatouille) chega Up, uma aventura cômica que decola (e eleva o astral) no verão norte-americano de 2009. O protagonista é Carl Fredricksen passou a vida toda sonhando em explorar o planeta e em aproveitar a vida ao máximo. Mas aos 78 anos de idade, parece que a vida o ignorou, até que uma reviravolta do destino (e um persistente Explorador de Terras Selvagens de 8 anos, chamado Russell) dá um novo sentido para sua vida. Up leva o público em uma emocionante aventura na qual a dupla improvável enfrenta uma região remota, vilões inesperados e animais selvagens. O filme abriu a 62ª edição do Festival de Cannes em maio deste ano, mas tem roteiro confuso e afugenta o público infantil. Abaixo de seus antecessores.

UMA CANÇÃO DE AMOR (Le Chant dês Mariées) – EXIBIÇÃO DIGITAL (em algumas salas). Direção: Karin Albou – França/Tunísia – 2008 – 100 min. – 14 anos. Drama co-produzido em países da Europa e da África, que tem no elenco Lizzie Brocheré, Olympe Borval, Najib Oudghiri e Simon Abkarian. Na Tunísia em 1942, Nour e Myriam, duas jovens de 16 anos são amigas desde a infância. Elas dividem a mesma casa em uma modesta vizinhança onde judeus e muçulmanos vivem em perfeita harmonia. Cada uma delas secretamente deseja ter a vida da outra: enquanto Nour lamenta não poder ir para a escola, como sua amiga, Myriam tem inveja do noivado de Nour com seu primo, Khaled. Mas Khaled não consegue encontrar um trabalho e o noivado demora a se concretizar, fazendo com que a perspectiva de uma união fique cada vez mais distante. O exército alemão invade a Tunísia e impõe sua pesada política nazista sobre toda a comunidade judia. Com isso, a mãe de Myriam, Tita, perde seu direito de trabalhar. Endividada, ela decide casar sua filha com um rico médico e Myriam passa a ver seus sonhos de amor desaparecer aos poucos.

O SEQUESTRO DO METRÔ 123 (The Taking of Pelham 1 2 3). Direção: Tony Scott - EUA / Reino Unido - 2009 – 106 min. - 14 anos. Excelente suspense de ação, sem muita ação (?), mascom adrenalina e tensão. Diálogos inteligentes e roteiro vibrante, baseado nas conversas e na negociação feita entre o controlador de tráfego do metrô novaiorquino interpretado por Denzel Washington e o vilão do filme, o sequestrador de trens do metrô encarnado por John Travolta. Walter Garber é um controlador de tráfego do metrô da cidade de Nova York, e tem seu dia transformado em caos por um crime audacioso: o seqüestro de um dos carros do metrô. Ryder, o líder de uma gangue de bandidos fortemente armados, ameaça executar os passageiros do metro, a menos que um enorme resgate seja pago no prazo de uma hora. Enquanto a tensão aumenta sob seus pés, Garber aplica seu amplo conhecimento do sistema metroviário numa batalha para enganar Ryder e salvar os reféns. Entretanto, existe um enigma que Garber não pode resolver: mesmo que os ladrões consigam o dinheiro, como eles poderiam fugir? Ótima dobradinha entre Denzel e o cineasta irmão de Ridley Scott, os dois já fizeram ótimos filmes.

A ORFÃ (Orphan) - Direção de Jaume Collet-Serra – EUA / Canadá - 2009 - 123 min. – 16 anos. Drama com toques de suspense, com Vera Farmiga, Peter Sarsgaard, Isabelle Fuhrman, entre outros. John e Kate passam por uma tragédia na família. A perda de um de seus filhos faz com que, embora ainda tenham outros dois - Daniel e Joyce, resolvam procurar ajuda de um orfanato a fim de adotar mais uma criança. Mesmo depois de alertados das dificuldades de se adotar crianças já crescidas, a aparente maturidade e carisma de Esther os conquista prontamente. A menina, no entanto, mostra-se maléfica, levando toda a família à loucura.

SE NADA MAIS DER CERTO – EXIBIÇÃO DIGITAL (em algumas salas) - Direção de José Eduardo Belmonte – Brasil - 2008 – 120 min. – 16 anos. Drama nacional com Cauã Reymond, João Miguel e Caroline Abras, que conta a história de Leo, um jornalista endividado, que faz alguns trabalhos esporádicos, pelos quais não recebe pagamento. Falta-lhe dinheiro para tudo: aluguel, para a esposa anoréxica e viciada, o filho dela, o salário da empregada. Para tentar sanar suas dívidas, ele acaba se envolvendo em golpes armados por Marcin, um ser andrógeno. Na média do que o cinema brasileira tem produzido. Não tira pedaço assistir.

Comentários