Estreias nas Telas - 11/09/2009

UMA PROVA DE AMOR (My Sister’s Keeper) - Com direção de Nick Cassavetes, o mesmo de Diário da Paixão, este drama traz a atriz Abigail Breslin (de Pequena Miss Sunshine), num papel quase que protagonista. Baseado no romance de Jodi Picoult. No elenco ainda Cameron Diaz, Jason Patric, Thomas Dekker, Sofia Vassilieva, Joan Cusack, Alec Baldwin. A pequena Anna não é doente, mas bem que poderia estar. Por treze anos, ela foi submetida a inúmeras consultas médias, cirurgias e transfusões para que sua irmã mais velha Kate pudesse, de alguma forma, lutar contra a leucemia que a atingiu ainda na infância. Anna foi concebida para que sua medula óssea prorrogasse os anos de vida de Kate, papel que ela nunca contestou... até agora. Tal como a maioria dos adolescentes, ela está começando a questionar quem ela realmente é. Mas, ao contrário da maioria dos adolescentes, ela sempre teve sua vida definida de acordo com as necessidades da irmã. Então, Anna toma uma decisão que seria impensável para a maioria, uma atitude que irá abalar sua família. O filme tem um argumento interessante e segue na linha "lenço e lágrimas", que com bom elenco, sempre acaba funcionando. Curiosidade: a atriz Dakota Fanning (também de Guerra dos Mundos) recusou o papel dramático da menina com câncer pois não queria raspar o cabelo. O final da história foi modificado em relação ao do livro. A mudança não animou Jodi Picoult, a autora do romance.

A ONDA (Welle, Die) – EXIBIÇÃO DIGITAL em algumas salas. Direção de Dennis Gansel – Alemanha - 2008 – 101 min. - 16 anos. Drama com Jürgen Vogel, Christiane Paul, Frederick Lau. Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema "força pela disciplina" e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.

FALANDO GREGO (My Life in Ruins) - Direção de Mike Reiss – EUA/ Espanha - 2009 – 100 min. - 12 anos. Comédia com Nia Vardalos, a mesma atriz que ganhou as platéias com O Casamento Grego, e deposis disso, insistiu na fórmula com Eu Odeio o Dia dos Namorados, que tem em DVD, mas não foi tão bom. Agora nesta terceira franquia da mesma fórmula, a atriz está ao lado de Richard Dreyfuss e Alexis Georgoulis, e faz o papel de uma americana de origem grega que trabalha como guia turística justamente... na Grécia. A vida de Georgia é extremamente entediante e ela vive sempre cansada, pois os turistas parecem curtir mais as compras do que aprender alguma coisa sobre a Grécia. Hotéis baratos, ônibus velho, calor infernal e turistas "engraçadinhos" tornaram Georgia uma mulher frustrada. Até o dia em que Irv Gordon, um turista muito especial, aparece. Com seu senso de humor ele tenta mostrar todas as possibilidades de viver bem, ser feliz e não perder a chance de ter um grande amor, enfim, recuperar seu kefi, como dizem os gregos. Agora cabe a Georgia parar de reclamar e perceber que tudo isso sempre esteve bem embaixo do seu nariz. Dá pra rir bastante.

A VERDADE NUA E CRUA (The Ugly Truth) - Direção de Robert Luketic (o mesmo de QUEBRANDO A BANCA (2008), A SOGRA (2005) e LEGALMENTE LOIRA (2001)) – EUA - 2009 – 14 anos. Comédia com Gerard Butler (o mesmo de O FANTASMA DA ÓPERA, PS EU TE AMO), Katherine Heigl, Cheryl Hines, Bree Turner, Eric Winter, Bonnie Somerville. Comédia sobre a batalha dos sexos, onde Abby Richter (Heigl) é produtora de um programa matutino, que tem problemas emocionais e cuja busca pelo Sr. Perfeito a deixou irremediavelmente solteira. Ela está prestes a ser acordada de forma brusca quando seus chefes a colocam frente a frente com Mike Chadway (Butler), uma intransigente personalidade da TV que promete despejar a verdade nua e crua sobre o que faz os homens e as mulheres balançarem.

HIGH SCHOOL BAND (Bandslam) - Comédia musical. Filme que tenta ir na mesma linha de High School Music mas não tem nada a ver com a franquia da Disney. Will Burton (Gaelen Cornell) é um adolescente que se muda para Nova Jersey e, com isso, vê pela frente a oportunidade de começar uma nova vida. Logo em seus primeiros dias na escola, Will conhece duas novas garotas, completamente diferentes uma da outra: a tímida e introvertida Sam (Vanessa Hudgens) e a descolada e popular Charoltte Banks (Alyson Michalka), talentosa ex-namorada do vocalista da banda mais quente da escola. Quando Will revela seu conhecimento enciclopédico de música, do clássico ao punk, ele é convidado a gerenciar a nova banda de rock de Charlotte e ajudá-los a vencer a maior batalha de bandas da cidade: o Bandslam. Porém, a vida de Will vira de cabeça para baixo daí para frente, pois ele deixa de lado seu antigo status de perdedor e acaba por se ver em um mundo de rivalidade, ressentimentos, traições e descobre o amor, sentimento que ele nunca conheceu antes. Quando uma súbita mudança ameaça a ruptura da banda, Will se vê obrigado a vencer seus medos, tomar o controle da situação e encarar seus desafios. O filme tem participações musicais interessantes como a David Bowie, e da atriz Lisa Kudrow (A Máfia no Divã). Mas a presença da cantora e atriz americana Vanessa Hudgens é que dá o tom e transforma a cópia descarada da produção da Disney em um artigo de pura clonagem, pois Vanessa também atua em High School Music. A origem do filme, porém, não é tão descaradamente imitativa assim. Notem que o título original é outro, e a tradução brasileira é que é maldosa e tenta pegar o sucesso da outra produção.

Comentários