Filme sobre Lula vai virar minissérie na TV

O filme "Lula, Filho do Brasil", uma biografia preparada pelo diretor Fábio Barreto (Jacobina, O Quatrilho) sobre o presidente do país, Luiz Inácio Lula da Silva, ganhará também uma adaptação na TV. "Serão quatro capítulos, que estamos escrevendo agora", afirmou o diretor à coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo. "A história do presidente é muito rica e rende bem mais que um filme," disse Barreto. Para encarnar o político em sua fase sindicalista, o diretor escolheu um ator mineiro, conhecido mais por trabalhos no teatro, Rui Ricardo Dias. Ele divide a tarefa de interpretar Lula com atores mirins, em história baseada no livro homônimo de Denise Paraná, ex-assessora de Lula. Para o papel, Rui teve que emegrecer e terá que engordar vários quilos.

Glória Pires e Cléo Pires, mãe e filha na vida real, serão mãe e primeira esposa do líder petista, respectivamente. Juliana Baroni vive a atual primeira-dama, Dona Marisa. O filme acompanha a trajetória do presidente até seus tempos de sindicância, em momento que antecede a fundação do PT. A série seguirá a mesma linha narrativa, também passando ao largo da carreira política de Lula. O plano, segundo Barreto, é manter no programa de TV os mesmos atores da versão cinematográfica. Apesar de a minissérie não ter emissora definida, sabe-se de antemão que boa parte do elenco tem contrato com a Globo.

"Estou conversando com algumas, há muito interesse, mas não fechei com ninguém", disse o cineasta, que estimou em R$ 15 milhões o orçamento da empreitada, quase o mesmo do filme, um dos mais caros do cinema brasileiro (feito sem verba pública). No que Barreto, indicado ao Oscar de filme estrangeiro em 1996, por O Quatrilho, já bateu o martelo: a minissérie para a TV aberta e só irá ao ar depois das eleições presidenciais, marcadas para outubro de 2010. O longa entra em circuito logo no começo do ano, o que é encarado pela oposição como marketing para a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, candidata mais provável à sucessão na chapa petista.

Comentários