Morre o ator Patrick Swayze


O ator norte-americano Patrick Swayze morreu hoje, aos 57 anos, após longa batalha com um câncer de pâncreas diagnosticado pela primeira vez em 2008. Uma porta-voz anunciou que a família estava ao lado dele. "Patrick Swayze nos deixou pacificamente hoje com a família ao seu lado, depois de enfrentar os desafios de sua doença nos últimos 20 meses", dizia o comunicado divulgado nesta segunda à tarde pela relações públicas do ator, Annett Wolf.

Nascido em 1952 no Texas, Swayze era filho de uma coreógrafa, Patsy Swayze, dona de uma escola de dança em Houston. Casou com a atriz e dançarina Lisa Niemi em 1975, um estudante que conheceu aos 15 anos na escola de sua mãe. Patrick estudou dança em Nova Iorque em grandes acaemias de ballet até estrear nos palcos como dançarino. Estreou na Broadway o espetáculo "Grease", e em 1979 iniciou a carreira no cinema e na TV. Mas Swayze ficou mundialmente famoso quando estrelou o romance musical "Dirty Dancing - Ritmo Quente" em 1987 e o romance sobrenatural "Ghost" ao lado de Demi Moore em 1990. Com estes filmes o ator se consagrou, mostrando seu talento cantando e dançando, e emplacando alguns sucessos nas rádios. Além disso, o galã estrelou filmes de êxito como "Caçadores de Emoção", "Para Wong Foo Obrigada por Tudo, Julie Newmar" e "Matador de Aluguel", todos disponíveis em DVD.

Quando foi diagnosticado o câncer, Swayze continuou trabalhando. Escreveu suas memórias em parceria com a mulher e gravou "The Beast", série dramática produzida pela A&E para a qual ele havia feito o episódio piloto. Quando foram ao ar nos EUA, no início do ano, os 13 episódios da primeira temporada atraíram respeitáveis 1,3 milhões de espectadores. Mas a emissora decidiu não assinar uma segunda temporada. Swayze disse que optou por não usar analgésicos enquanto estava gravando "The Beast" porque elas tirariam a intensidade de sua interpretação. Ele reconheceu que seu tempo estava se esgotando devido à natureza grave de sua doença.

Quando ele foi à público anunciar que estava doente, deram-lhe apenas algumas semanas de vida, mas seu médico disse que a situação era "consideravelmente mais otimista". "Eu diria que cinco anos é mais do que um desejo", disse Swayze em entrevista à apresentadora Barbara Walters, da rede de televisão ABC, no começo deste ano. "Dois anos parece provável se você acreditar em estatísticas. Quero durar até acharem uma cura, o que significa que tenho que correr atrás disso." Pouco depois, encerrou o tratamento oficialmente e esperou a morte.

Comentários