Cinemas suíços exibirão documentário sobre caso Polanski

Os cinemas suíços começaram a exibir esta semana o documentário "Roman Polanski: Wanted and desired" ("Roman Polanski: Procurado e desejado", em tradução livre), de 2007, que fala sobre o polêmico caso das "relações sexuais ilegais" entre o diretor, então com 45 anos, com uma adolescente de 13 anos. O filme é relançado por conta das repercussões a partir de uma nova detenção do diretor francês. O cineasta continua preso em Zurique devido a uma ordem de extradição emitida pelos Estados Unidos.

Dirigido por Marina Zenovich, o filme é vendido na Suíça em DVD desde setembro. Exibido fora de concurso no Festival de Cannes de 2008, o documentário inclui entrevistas com policiais, promotores e juízes relacionados ao caso, assim como com a vítima. Além disso, "Roman Polanski: Wanted and sesired" reúne os poucos testemunhos do próprio cineasta, que se negou a conversar com Zenovich. Na última quinta-feira, o promotor David Wells, cujas revelações no filme apontaram graves irregularidades no processo de Polanski (foto ao lado) em 1977, disse que mentiu em sua entrevista a Zenovich. Os advogados do diretor tinham utilizado essas falas favoráveis a seu cliente depois que o documentário foi exibido pelo canal de televisão americano "HBO".

Roman Polanski, de 76 anos, foi detido logo após aterrissar em Zurique no último dia 26, quando receberia um prêmio do festival de cinema local pelo conjunto de sua obra. Ele fugiu dos EUA em 1978. Seu mais novo filme, The Ghost, teve seu processo de pós-produção adiado, devido à prisão, conforme noticiado pelo Cena de Cinema no tweeter.  Nesta terça (6) autoridades suíças negaram o pedido de soltura sob fiança do cineasta, segundo afirmou um porta-voz do governo. "Em nossa visão, ainda há um alto risco de que ele fuja e que uma liberdade sob fiança ou outra medida após a libertação não garanta a presença de Polanski no procedimento de extradição", afirmou o porta-voz do Ministério da Justiça, Folco Galli. Polanski, vencedor do Oscar, possui cidadania polonesa e francesa, e foi preso a pedido dos Estados Unidos quando voou para a Suíça no dia 26 de setembro para receber um prêmio pelo conjunto de sua obra em um festival de cinema.

Comentários