Estreias da Semana - 02/10/2009

ANTICRISTO - Um filme do diretor dinamarquês Lars Von Trier, um dos fundadores do Dogma 95, movimento que surgiu pregando um cinema mais cru, sem efeitos, sem trilha, sem cenário. Nem mesmo Trier conseguiu levar adiante os preceitos, pelo menos ao pé da letra. Nesse saculejante filme, já tem elementos que traem o movimento: cenário, trilhas sonoras... Em Cannes, Charlotte Gainsbourg ganhou a palma de ouro de melhor atriz por causa de sua atuação ao lado de Willem Defoe, que juntos vivem um casal em crise após a morte acidental do filho. A partir daí, é só loucura e insanidade: o casal estava transando quando o garoto cai da janela e morre, portanto a mãe se culpa. Para "curarem" o trauma, eles resolvem viver novamente o ambiente e as circunstâncias da perda. Coisa de jerico, inventada pelo personagem de Defoe, que é um psicanalista. Só podia acabar mal. Visceral, doido, sombrio, revoltante, nauseante. Trier foi muito criticado mas disse que não se arrepende.“Gostaria de convidá-los para uma espiada por trás das cortinas, uma espiada dentro do sombrio mundo da minha imaginação: na natureza dos meus medos, na natureza de Anticristo, ” intima o cineasta. Amor, sexo, doença, dor, morte, coisas nojentas, animais sangrando, tudo junto misturado. Assim é ANTICRISTO. Eu sinceramente, não sei dizer até agora se é um bom filme. Não é ruim, mas não é uma obra-prima. Choca tanto que parece gratuito. E aí a gente se pergunta: onde está o cinema? Acesse o site oficial do filme.

TERROR NA ANTÁRTIDA - A atriz Kate Beckinsale é a única agente federal de uma Estação de Pesquisa, no lugar onde as temperaturas chegam a 48 graus negativos: a Antártida. Prestes a voltar para casa, ela terá de solucionar um assassinato que envolve muito mistério e sangue. E o pior: ela tem apenas 3 dias antes que uma mortal tempestade atinja o local. Curiosidade: Kate Beckinsale (que fez Underworld, Anjos da Noite, Escrito nas Estrelas) precisou de uma dublê de corpo para as cenas. A atriz não quis participar da cena em que o bumbum da personagem é exibido nas telas.

GAMER - Um novo jogo de videogame é a grande febre do momento. Através dele milhões de internautas podem assistir um grupo de condenados lutando para sobreviver como se fossem personagens virtuais, sendo controlados por jogadores. Kable (Gerard Butler) é a grande estrela do jogo, sendo comandado por um adolescente. Em meio à batalha, Kable precisa usar suas habilidades para vencer o jogo e derrubar o sistema que o aprisiona. Ficção Científica curtinha, que não chega a doer. Direção de Mark Neveldine e Brian Taylor, com roteiro da dupla. Além de Butler, o elenco tem com Alison Lohman, Kyra Sedgwick, Ludacris, John Leguizamo, entre outros. Acesse o site oficial do filme.

TÁ CHOVENDO HAMBÚRGUER - Baseado no livro infantil de Judi e Ron Barrett, a nova animação de Sony Pictures, chega no Brasil com exibição em 3D. O longa assinado por Phil Lord e Chris Miller conta a história de um cientista que tenta resolver a fome mundial e faz chover comida. Chuva de hambúrguer, purê, sopa, macarronada e panquecas. O longa-metragem conta a história de Flint Lockwood, um jovem que sonha em ser um grande inventor. Por causa de suas criações “diferentes”, o rapaz sempre se envolve em encrencas. Na tentativa de acabar com a fome mundial, Flint inventa uma máquina que transforma água em comida. E é aí que uma chuva “saborosa” começa a cair do céu. Tem até neve de purê! O filme 3D promete deixar o público brasileiro com água na boca, além de repetir o sucesso de bilheteria que faz nos Estados Unidos. Já está pela segunda semana consecutiva em primeiro lugar nas terras americanas.

O FUNDO DO MAR - Relançamento deste filme argentino de 2003, dirigido e roteirizado por Damián Szifron. Com Daniel Hendler, Dolores Fonzi, Gustavo Garzón. A história de um Estudante de Arquitetura, Toledo sofre de ciúmes agudo. Não consegue se concentrar no trabalho ou nos estudos, preocupado com as atividades de sua namorada, Ana. Não aceita, por exemplo, que ela vá sozinha a uma festa do trabalho. Quando Toledo chega em casa, certo dia, encontra Ana um pouco estranha e nervosa. Depois de uma discussão, ela sai do quarto para fazer um chá e ele descobre, então, que seu pior pesadelo tornou-se realidade. Debaixo da cama há um sapato masculino que não lhe pertence. A partir daí, o rapaz inicia uma perseguição ao possível amante de Ana para desvendar quem ele é e onde a conheceu. Isso o leva a enfrentar sua própria identidade. “O Fundo do Mar” conquistou diversos prêmios de Melhor Filme, Roteiro, Direção e Ator. Entre eles, o French Critic’s Discovery, no Toulouse Latin America Film Festival, na França, e Melhor Ator e Melhor Primeira Obra no Festival de Lleida de Cinema Latino-Americano, na Espanha, ambos em 2004. Em 2003, ganhou o Prêmio do Público, o de Melhor Filme Ibero-Americano e uma menção honrosa da imprensa no Festival de Mar del Plata. Foi considerado pela revista Argentina Leer Cine o melhor filme argentino de 2005. Foi também selecionado para o Festival de San Sebastian, na Espanha, para o Los Angeles Latin International Film Festival e para o Latin Beat! New York Latin Film Festival.

Comentários