Filme de Silvio Tendler abre Festival de Cinema do Paraná

Cinco filmes de países latino-americanos, um da Itália e outros muitos curtas-metragens espanhóis tentarão vencer no próximo domingo as produções brasileiras, na quarta edição do Festival do Paraná do Cinema Brasileiro Latino, que começou hoje no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Os vencedores da competição, realizada há quatro anos, receberão o prêmio "Araucária de Ouro". Esta edição merece destaque pela ampla participação estrangeira na seção oficial, com filmes de Itália, Argentina, México, Bolívia e Moçambique, entre outros países. Na categoria de curtas-metragens, cinco produções espanholas competirão contra nove brasileiras.

No primeiro dia de festival, o documentário "Utopia e Barbárie", do diretor carioca Sílvio Tendler, volta aos anos posteriores à Segunda Guerra Mundial para abordar as barbaridades pós-conflito, mas também os sonhos e utopias que inspiraram as gerações do pós-guerra. A atriz Fernanda Montenegro é esperada no festival nos próximos dias. Além dos filmes que entrarão na competição, o festival abrigará outras quatro mostras dedicadas a produções locais, ao cinema erótico, ao cineasta brasileiro Leon Hirszman e ao diretor italiano Pietro Germi, conhecido por seu filme "Divórcio à Italiana", ganhador do Oscar de melhor roteiro original em 1961.


Serão no total sete dias ininterruptos de cinema, em um festival que busca se transformar em um dos pólos de referência do mercado audiovisual brasileiro e do cinema latino-americano. 

Comentários