Filme rodado no Vale do Taquari volta do Festival do Rio com prêmio

Rodado em uma região povoada por descendentes de alemães no interior do Rio Grande do Sul, Os Famosos e os Duendes da Morte, de Esmir Filho, volta do Rio de Janeiro depois de ter participado da mostra competitiva e ter ficado também com o prêmio da crítica. A produção gaúcha trata de temas como adolescência e solidão no mundo virtual da Internet.

Este é o primeiro longa-metragem de Esmir Filho, e rapidamente se torna um pequeno êxito: foi o grande vencedor do Festival do Rio, que aconteceu na primeira quinzena de outubro. O título levou o troféu Redentor de Melhor Filme e também o da crítica internacional. A premiação surpreendeu a plateia do Cine Odeon, local máximo do evento e chegou a ser alvo de crítica na imprensa. Os Famosos e os Duendes da Morte retrata um constraste interessante entre as paisagens bucólicas da região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, povoada por descendentes de alemães, e a solidão existente na alma de muitos dos seus jovens, habitantes do mundo virtual da Internet. Traz, ainda, perguntas universais, encontros e descobertas.

O filme foi exibido no Festival de Locarno, na Suíça, em agosto passado. Tido como um nome promissor de uma nova geração de cineastas, Esmir Filho, 26 anos, ficou conhecido nacionalmente em 2007 pelo vídeo Tapa na Pantera, que virou fenômeno na internet.

Os prêmios de Melhor Direção e Melhor Fotografia foi entregue à dupla Karim Aïnouz e Marcelo Gomes por Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo. O júri oficial do Festival do Rio 2009 foi presidido pelo diretor Fernando Solanas, e composto pela atriz Júlia Lemmertz, pelo produtor alemão Roman Paul, pelo diretor e produtor do canal francês ARTE, François Sauvagnargues, e pela cineasta Helena Solberg. No total, o Festival do Rio 2009 contou, durante o todo o período de realização, com a exibição de cerca de 300 títulos provenientes de 60 países.

Comentários