Pré-estréia internacional de “Stingray Sam” abre a premiação do CineEsquemaNovo 2009

O CineEsquemaNovo 2009 – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN) segue sua programação até o próximo sábado, dia 24 de outubro, quando serão conhecidos os filmes vencedores da sua sexta edição. No total, serão concedidos 16 prêmios para os filmes em competição nas mostras de Longas, Curtas e Médias-metragens e ainda da Mostra Aula de Cinema. Às 19h30, acontece a pré-estréia de “Stingray Sam” (2009), de Cory McAbee (EUA). Logo após, às 21h, acontece o encontro de premiação do CEN 2009. O encerramento do Festival de Cinema de Porto Alegre une o filme norte-americano à entrega dos prêmios do CEN. 

Premiação

O júri oficial, composto por Cezar Migliorin, Christian Saghaard, Maria Helena Bernardes, Maria Henriqueta Satt e Lina Chamie escolherá o Melhor Longa e o Melhor Curta ou Média-metragem do festival este ano. Além disso, deverá criar seis categorias de premiação, dentro destas duas mostras, e eleger os respectivos filmes escolhidos para receber os prêmios acompanhados por uma justificativa.

Já o júri popular concede os prêmios de 1º e 2º lugar para Melhor Longa, Melhor Curta ou Média-metragem e ainda o melhor filme da Mostra Aula de Cinema, com trabalhos realizados em universidades, cursos e oficinas de cinema. Para completar, os participantes da Oficina de Crítica Cinematográfica - este ano ministrada pelo jornalista Daniel Feix - definem o Melhor Longa a receber o Prêmio da Nova Crítica.

Por fim, o filme, pessoa ou acontecimento que melhor traduzir a semana do festival este ano será premiado pela organização do festival com o troféu CineEsquemaNovo.

Mostra Itinerante pelo Brasil

Os premiados do CEN 2009 participarão de uma mostra itinerante nas lojas da Livraria Cultura de Porto Alegre, São Paulo (Bourbon Pompéia), Campinas, Recife e Brasília, entre os dias 29 a 31 de outubro.

Noite de encerramento e debate final durante a tarde

Antes da premiação, às 19h30, ocorre a pré-estréia internacional do longa-metragem norte-americano “Stingray Sam”, de Cory McAbee, exibido este ano no Sundance Festival. O filme integra a Mostra Zona Livre, que traz ao CEN 2009 trabalhos premiados em diversos festivais pelo mundo e que construíram sua reputação em fóruns de cinema na internet.

O dia do encerramento contará ainda com um grande debate, com todos os cineastas presentes no festival, a partir das 16h na Sala P. F. Gastal, da Usina do Gasômetro. O acesso, como tudo no CEN, é aberto ao público.

Comentários