Vai começar o Cine Esquema Novo

De 17 a 24 de outubro, Porto Alegre recebe mais uma vez o melhor da produção audiovisual independente e contemporânea, do Brasil e do exterior, com a sexta edição do CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN 2009). Mais de 20 diretores, de diversas partes do País, estarão na capital gaúcha para acompanhar o festival deste ano, que contará com sete mostras 112 filmes e 76 diferentes sessões. Toda a programação é gratuita e acontece na Sala P.F. Gastal, o Cine Santander Cultural e o Cine Bancários.






A Abertura do festival acontece às 19h30 do dia 17, no lounge montado no 3º andar da Usina do Gasômetro, seguida pela exibição do primeiro longa-metragem em competição: “Loveless”, do paulista Cláudio Gonçalves, às 21h, na Sala P. F. Gastal.  Na parte da tarde, o público poderá conferir uma maratona com os filmes premiados na edição do ano passado do CEN, com sessões às 14h30 e 16h no Cine Bancários e 15h e 17h no Cine Santander Cultural.

O Encerramento do CineEsquemaNovo 2009, no dia 24, contará com a pré-estréia Internacional do longa-metragem norte-americano “Stingray Sam”, de Cory McAbee (19h30h, na Sala P.F. Gastal), exibido este ano em Sundance. Logo após, às 21h, serão conhecidos os filmes vencedores do CEN 2009, na cerimônia de premiação. Os premiados participarão de uma mostra itinerante nas lojas da Livraria Cultura de Porto Alegre, São Paulo (Bourbon Pompéia), Campinas, Recife e Brasília, entre os dias 29 a 31 de outubro.

O CineEsquemaNovo deste ano conta com as mostras competitivas de Longas-metragens (4 filmes), de Curtas e Médias-metragens (22 filmes) e ainda a Mostra Aula de Cinema (24 filmes), focada na produção universitária. Estas mostras foram selecionadas e montadas a partir das quase 800 inscrições recebidas pelo festival para seleção, vindas de todos os cantos do Brasil.

A programação especial envolve uma série de filmes inéditos no Brasil, caso da Mostra Zona Livre (com filmes premiados em diversos festivais pelo mundo, e que construíram sua reputação em fóruns de cinema na internet) e da Mostra Cine en Construcción (com produções latino-americanas apoiadas pelo projeto de mesmo nome, realizado anualmente na França no Festival de Toulouse). Isso, sem contar a importante Mostra Cinema Marginal Brasileiro - com filmes clássicos, e outros nunca lançados comercialmente, integrantes da coleção homônima lançada em DVD este ano pela Heco Produção e Lume Filmes.

A programação também é composta pela Mostra da Meia-Noite, com diversos filmes realizados por pessoas ligadas direta ou indiretamente à organização do festival; pela Hora Extra, atividade realizada sempre às 18h no longe do festival na Usina do Gasômetro envolvendo música ao vivo, performances e projeções; pelos Seminários, liderados pelos integrantes do Júri Oficial do CEN 2009 (Cezar Migliorin, Christian Saghaard, Lina Chamie, Maria Helena Bernardes e Maria Henriqueta Creidy Satt) na Usina do Gasômetro; pelos Debates com os diretores dos filmes das mostras competitivas de longas e curtas, que acontecem sempre após as sessões; e pela tradicional Oficina de Crítica Cinematográfica, este ano ministrada pelo jornalista Daniel Feix, responsável por orientar os participantes na escolha do longa-metragem que receberá o Prêmio da Nova Crítica. Um grande debate de encerramento, na tarde do dia 24, completa a grade de atividades deste ano.

Para participar dos seminários, que acontecem de 20 a 24 de outubro às 11h, na Usina do Gasômetro, é importante garantir a vaga enviando uma ficha para o e-mail seminarios@cineesquemanovo.org, constando os seguintes dados: nome completo, profissão e/ ou instituição de ensino ao qual pertence


Filmes em competição

No total, 46 filmes integram a programação das três mostras competitiva do CEN 2009. A curadoria para esta seleção foi realizada pelos cinco realizadores do festival: Alisson Avila, Gustavo Spolidoro, Morgana Rissinger, Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo.

Quatro filmes competem na Mostra de Longas (ML): “A Casa de Sandro”, de Gustavo Beck (RJ); “Loveless”,  de Cláudio Gonçalves (SP), filme que faz sua estréia em festivais; “Praia do Futuro”, do grupo composto por Wanessa Malta, Guto Parente, Thais Dahas, Thaís de Campos, Ivo Lopes, Fred Benevides, Fernanda Porto, Armando Praça, Diogo Costa, Mariana Smith, Rúbia Mércia, Pablo Assumpção, Luiz Pretti, Themis Memória, Ythallo Rodrigues, Ricardo Pretti, Salomão Santana e Felipe Bragança (CE); e “Ressaca”, de Bruno Vianna (RJ), longa que é montado em tempo real, diante da platéia, durante a sua exibição. 

Na Mostra de Curtas (MC), serão 22 curtas e médias-metragens oriundos dos estados de SP, MG, CE, PE, PB, RJ e RS, além de co-produções com países como Croácia, Portugal, Argentina, Sérvia e Egito.

Já a Mostra Aula de Cinema (MAC), dedicada à valorização do cinema feito em escolas, cursos e universidades, apresenta 24 filmes de 14 instituições, vindas de sete estados brasileiros, além de escolas de cinema de Cuba, Estados Unidos e França

Mostras paralelas

Entre as mostras especiais, destacam-se dois importantes programas internacionais: a Mostra Zona Livre e a Mostra Cine en Construcción.

Composta por filmes inéditos e outros raramente exibidos no País, a Mostra Zona Livre apresenta oito produções, entre longas, médias e curtas, que chamaram a atenção de diversos festivais espalhados pelo mundo, mas que terminaram por construir a sua verdadeira reputação nos fóruns e comunidades de cinema da internet, dentro de um circuito paralelo de circulação e reflexão. A curadoria de Bruno Carboni e Davi Pretto trouxe títulos de diretores reconhecidos em diferentes cenas do audiovisual independente mundial. Filmes raros e cultuados por cinéfilos de todo o mundo, que cada vez mais ampliam sua busca usando a internet como janela de exibição e pesquisa.

Já a Mostra Cine en Construcción é uma parceria do CineEsquemaNovo com o projeto de mesmo nome originário do festival de Toulouse, na França, e que também acontece no festival de San Sebastian, na Espanha. O Cine en Construcción fomenta e promove a produção latino-americana, levando-a a novas redes de distribuição e exibição. Sete filmes falados em espanhol e português, premiados e exibidos nos mais influentes festivais internacionais, estarão em destaque no CEN. Alguns são lançamentos recentes e inéditos no Brasil.

Outro programa em evidência é a Mostra Cinema Marginal Brasileiro, realizada ao lado da Lume Filmes e da Heco Produções, que lançam durante o festival um novo selo de cinema brasileiro de arte. O projeto estréia com a Coleção Cinema Marginal Brasileiro, composta por 12 DVDs, totalizando 38 filmes produzidos desde a década de 1960 – alguns deles, nunca lançados comercialmente.

Os quatro primeiros volumes, que já podem ser encontrados nas lojas especializadas, serão apresentados na Mostra Cinema Marginal Brasileiro do CEN 2009. São quinze filmes entre longas, médias e curtas-metragens, incluindo títulos nunca exibidos em Porto Alegre. Entre os longas estão os clássicos Bang Bang (1971), de Andrea Tonacci, Sem essa, Aranha (1970), de Rogério Sganzerla, Meteorango Kid, o Herói Intergalático (1969), de André Luiz Oliveira e Os Monstros de Babaloo (1970), de Elyseu Visconti. Os próximos quatro DVDs da coleção contarão com filmes de Carlos Reichenbach, José Agrippino de Paula, Geraldo Veloso, e Ozualdo Candeias

A programação de filmes se completa com as tradicionais Sessões da Meia-Noite (MN), que permanecem no CEN 2009, com produções fora de competição, convidadas pelo festival ou realizadas por pessoas envolvidas com a sua organização. Neste ano, serão exibidos 24 filmes nesta mostra.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CEN 2009


Dia 17 de outubro – Sábado

14h30: Maratona Premiados CEN 2008 - Cine Bancários
15h: Maratona Premiados CEN 2008 - Santander Cultural
16h: Premiados CEN 2008 - Cine Bancários
15h: Maratona Premiados CEN 2008 - Santander Cultural

19h30: Coquetel de recepção – Lounge 3º andar Usina do Gasômetro
21h: Mostra de Longas 1 (ML1) - Sala P.F. Gastal
“Loveless”, de Cláudio Gonçalves
*Será realizado debate com o Diretor após a sessão ML1
  
Dia 18 de outubro – Domingo

14h: Mostra Cinema Marginal Brasileiro (MAR1) - Sala P.F. Gastal
Depoimento Andrea Tonacci (2001 - 04:50)
“Bang-Bang”, de Andrea Tonacci (1971 - 81min)

14h30: Mostra Aula de Cinema 1 (MAC1) - Cine Bancários
“Banhos de Mar”, de Raphael Mesquita (RJ – 2009 - 15:00)
“Julia Roberts”, de Daniel Antônio (MG / FRA – 2009 - 03:45)
“Entre Passos”, de Laura Teixeira (SP – 2009 - 14:05)
“Ruído”, de Arno Schuh (RS – 2008 - 07:12)
“A Vermelha Luz do Bandido”, de Pedro Jorge (SP – 2008 - 16:47)


15h: Mostra Cine en Construcción 1 (MCC1) - Cine Santander Cultural
“Te Creís La Más Linda”, de Che Sandoval (CHI – 2007 – 89min)

16h: Mostra Cinema Marginal Brasileiro 2 (MAR2) -  Sala P.F. Gastal
Palestra com Ismail Xavier (2001 – 37:25)
Trailer “Bang-bang”  (2001 – 04:12)
“Blábláblá”, de Andrea Tonacci (1968 – 26:00)
“Olho por olho”, de Andrea Tonacci (1966 – 20:00)

16h30: Mostra Aula de Cinema 2 (MAC2) - Cine Bancários
“Sonata 9:11”, de Acauã Fonseca (SP – 2009 - 12:52)
“A Visita”, de Paulo Anomal (RJ – 2009 - 14:00)
“Selos”, de Gracielly Dias (CE – 2009 - 15:00)
“Sobre um dia Qualquer”, de Leonardo Remor (RS – 2008 - 16:00)

17h: Mostra de Longas 1 (ML1) - Cine Santander Cultural
“Loveless”, de Cláudio Gonçalves (SP – 2009 - 61min)
*Será realizados debates com diretor
18h: Hora Extra 1 (EXT1) - Lounge CEN - Usina do Gasômetro

18h30: Mostra Aula de Cinema 3 (MAC3) - Cine Bancários
“Valparaíso”, de Diego Hoefel (RJ – 2009 - 15:00)
“Tudo que não é Espelho”, de Daniel Alfaya (RS – 2008 - 09:43)
“O Presidente”, de Luiza Favale (SP – 2009 - 13:00)
“Oscar 07/02”, de João Krefer (PR - 2009 - 09:00)
“Vista Mar”, de Rúbia Mércia, Pedro Diógenes, Victor Furtado, Rodrigo Capistrano, Claugeane “Costa”, Henrique Leão (CE – 2009 - 12:00)

19h: Mostra Zona Livre 1 (MZL1) Sala P.F. Gastal
“Ex-Drummer”, de Koen Mortier (BEL - 2007 – 100min)
20h: Mostra Cine en Construcción 2 (MCC2) - Cine Santander Cultural
“Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes (PE/SP – 2005 – 99min)

21h: Mostra de Curtas 1 (MC1) -  Sala P.F. Gastal
“Flash Happy Society”, de Guto Parente (CE – 2009 - 08:00)
“Triangulum”, de Melissa Dullius e Gustavo Jahn (ALE / EGI – 2008 - 22:00)
“O plano do cachorro”, de Arthur Lins e Ely Marques (PB - 2009 - 10:00)
“Valparaíso”, de Diego Hoefel (RJ - 2009 - 15:00)
“Sentinela”, de Cristiano Lenhadrt (PE – 2009 - 05:26)
“Muro”, de Tião (PE - 2008 - 18:00)
“Perto de casa”, de Sérgio Borges (MG - 2009 - 09:30)
*Será realizado debates com os Diretores após a sessão
  
Dia 19 de outubro – Segunda-feira

14h: Mostra Cinema Marginal Brasileiro 3  (MAR3) Sala P.F. Gastal
“Sem essa, Aranha”, de Rogério Sganzerla (1970 – 92:00)
“História em Quadrinhos (HQ)”, de Rogério Sganzerla e Álvaro de Moya (1969 – 09:00)
“A Miss e o Dinossauro”, de Helena Ignez (2005 – 18:00)

14h30: Mostra Aula de Cinema 4  (MAC4 ) - Cine Bancários
“Contra a Hierarquia das Coisa Assépticas”, de Cris Ventura e Mariana Campos (MG – 2009 - 11:55)
“Amor de Família”, de Leonardo Levis (RJ – 2009 - 13:30)
“Meditação de Carnaval”, de Ana Costa Ribeiro (RJ – 2008 - 15:00)
“Hollywood”, de Laura Montalvao, Marcos Serafim e Thiago Benites (PR – 2009 - 08:17)
“Ruído Negro”, de Vladimir Seixas (RJ – 2009 - 15:00)

15h: Mostra Cine en Construcción 3 (MCC3) - Cine Santander Cultural
“La Nana”, de Sebastián Silva (CHI/MEX – 2009 – 95min)
16h: Mostra Cinema Marginal Brasileiro 4 (MAR4) - Sala P.F. Gastal
Entrevista com Rogério Sganzerla (1990 – 145:00)
16h30: Mostra Aula de Cinema 5  (MAC5) - Cine Bancários
“Quem é Vera Hall?”, de Pedro Thomé (RJ – 2009 - 22:00)
“1978”, de Tyrell Spencer e André Garcia (RS – 2009 - 05:00)
“Imagem Meu Amor”, de Amiten Panzera (MG – 2009 - 13:00)
“Ana Beatriz”, de Clarissa Cardoso (DF – 2008 - 09:13)
“Atlântico”, de Fabio Meira (RJ / CUB – 2008 - 11:40)

17h: Mostra de Curtas 1 (MC1) - Cine Santander Cultural
“Flash Happy Society”, de Guto Parente (CE – 2009 - 08:00)
“Triangulum”, de Melissa Dullius e Gustavo Jahn (ALE / EGI – 2008 - 22:00)
“O plano do cachorro”, de Arthur Lins e Ely Marques (PB - 2009 - 10:00)
“Valparaíso”, de Diego Hoefel (RJ - 2009 - 15:00)
“Sentinela”, de Cristiano Lenhadrt (PE – 2009 - 05:26)
“Muro”, de Tião (PE - 2008 - 18:00)
“Perto de casa”, de Sérgio Borges (MG - 2009 - 09:30)
*Será realizado debate com os Diretores após a sessão
18h: Hora Extra 2 (EXT2) -  Lounge CEN - Usina do Gasômetro

18h30: Mostra Zona Livre 1 (MZL1) - Cine Bancários
“Ex-Drummer”, de Koen Mortier (BEL - 2007 – 100min)

19h: Mostra Zona Livre 2 (MZL2) -  Sala P.F. Gastal
“Hukkle”, de György Pálfi (HUN – 2002 – 75min)
20h: Mostra Cine en Construcción 4 (MCC4) -  Cine Santander Cultural
“La Sombra del Caminante”, de Ciro Guerra (COL – 2004 – 89min)

21h: Mostra de Longas 2  (ML2 )Sala P.F. Gastal
“A Casa de Sandro”, de Gustavo Beck (RJ – 2009 - 75min)
*Será realizado debate com o Diretor após a sessão


Dia 20 de outubro – Terça-feira

10h: Mostra Aula de Cinema 1 (MAC1) - Sala P.F. Gastal
“Banhos de Mar”, de Raphael Mesquita (RJ – 2009 - 15:00)
“Julia Roberts”, de Daniel Antônio (MG / FRA – 2009 - 03:45)
“Entre Passos”, de Laura Teixeira (SP – 2009 - 14:05)
“Ruído”, de Arno Schuh (RS – 2008 - 07:12)
“A Vermelha Luz do Bandido”, de Pedro Jorge (SP – 2008 - 16:47)


11h: Seminários 1 - com: Lina Chamie - “Direção cinematográfica, a função do diretor” - Sala P.F. Gastal

14h: Mostra Cinema Marginal Brasileiro 5 (MAR5) -  Sala P.F. Gastal
“Os monstros de Babaloo”, de Elyseu Visconti (1970 – 120:00)
14h30: Mostra Zona Livre 1 (MZL1) - Cine Bancários
“Ex-Drummer”, de Koen Mortier (BEL - 2007 – 100min)
15h: Mostra Cine en Construcción 5 (MCC5)  Cine Santander Cultural
“Familia Tortuga”, de Rubén Imaz (MEX – 2008 – 139min)
16h: Mostra Cinema Marginal Brasileiro 6 (MAR6) -  Sala P.F. Gastal
Entrevista com Elyseu Visconti (2005 – 05:50)
“Ticumbi”, de Elyseu Visconti (1978 – 10:00)
“Feira de Campina Grande”, de Elyseu Visconti (1979 – 15:00)
“Cavalo Marinho”, de Elyseu Visconti  (1979 – 15:00)
“Boi Calemba”, de Elyseu Visconti (1979 – 12:00)
Depoimento de Fernando Coni Campos (2005 – 03:00)

16h30: Mostra Aula de Cinema 1 (MAC1) - Cine Bancários
“Banhos de Mar”, de Raphael Mesquita (RJ – 2009 - 15:00)
“Julia Roberts”, de Daniel Antônio (MG / FRA – 2009 - 03:45)
“Entre Passos”, de Laura Teixeira (SP – 2009 - 14:05)
“Ruído”, de Arno Schuh (RS – 2008 - 07:12)
“A Vermelha Luz do Bandido”, de Pedro Jorge (SP – 2008 - 16:47)


17h: Mostra de Longas 2 (ML2) - Cine Santander Cultural
“A Casa de Sandro”, de Gustavo Beck (RJ – 2009 - 75min)
*Será realizado debate com o Diretor após a sessão

18h: Hora Extra 3 (EXT3) -  Lounge CEN - Usina do Gasômetro

18h30: Mostra Zona Livre 2  (MZL2) - Cine Bancários
“Hukkle”, de György Pálfi (HUN – 2002 – 75min)
19h: Mostra Zona Livre 3 (MZL3) - Sala P.F. Gastal
“Instrument”, de Jem Cohen (EUA – 1998 – 115min) 
20h: Mostra Cine en Construcción 6 (MCC6) - Cine Santander Cultural
“Alma Mater”, de Álvaro Buela (URU – 2007 – 100min)

21h: Mostra de Curtas 2 (MC2) - Sala P.F. Gastal
“A arquitetura do corpo”, de Marcos Pimentel (MG – 2008 - 21:00)
“Bomba!”, de Lara Lima, Marcelo Lima e Renato Coelho (SP – 2008 - 04:36)
“O menino que plantava invernos”, de Victor Hugo Borges (SP – 2008 - 15:30)
“Analogia do verme”, de Carlosmagno Rodrigues e Cris Ventura (MG / POR – 2008 - 18:00)
“Um detalhe luzi”, de Arthur Lins (PB - 2009 - 09:10)
“98001075056”, de Felipe Barros (SP – 2009 - 03:12)
“As sombras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra (SP – 2009 - 15:00)
“JLG/PG”, de Paolo Gregori (SP / CRO - 2009 - 08:06)
*Será realizado debate com os diretores após a sessão

24h: Mostra da Meia-Noite 1 (MMN1) - Sala P.F. Gastal
“Por uma noite apenas”, de Marcio Reolon (RS - 2009 - 14:06)
“Sebo”, de Lucas Cassales e Alexandre Kupinski (RS – 2009 - 08:00)
“Estar”, de Patrícia Schirmer (RS – 2009 - 15:00)
“Quarto de Espera”, de Davi Pretto e Bruno Carboni (RS – 2009 - 12:30)
“Maresia”, de Christian Schneider (RS – 2009 - 09:00)
“Farrapos com Ramiro”, de Fernanda Severo e Gabriel F. Cunha (RS – 2008 - 09:00)


Dia 21 de outubro – Quarta-feira

10h: Mostra Aula de Cinema 2  (MAC2) - Sala P.F. Gastal
“Sonata 9:11”, de Acauã Fonseca (SP – 2009 - 12:52)
“A Visita”, de Paulo Anomal (RJ – 2009 - 14:00)
“Selos”, de Gracielly Dias (CE – 2009 - 15:00)
“Sobre um dia Qualquer”, de Leonardo Remor (RS – 2008 - 16:00)

11h: Seminários 2 (SEM2) - com Cezar Migliorin - “Políticas da imagem e o documentário contemporâneo”  Sala P.F. Gastal

14h: Mostra Cinema Marginal Brasileiro 7 (MAR7) - Sala P.F. Gastal
“Meteorango Kid, o Herói Intergalático”, de André Luiz Oliveira (1969 – 85:00)

14h30: Mostra da Meia-Noite 1 (MMN1) - Cine Bancários
“Por uma noite apenas”, de Marcio Reolon (RS - 2009 - 14:06)
“Sebo”, de Lucas Cassales e Alexandre Kupinski (RS – 2009 - 08:00)
“Estar”, de Patrícia Schirmer (RS – 2009 - 15:00)
“Quarto de Espera”, de Davi Pretto e Bruno Carboni (RS – 2009 - 12:30)
“Maresia”, de Christian Schneider (RS – 2009 - 09:00)
“Farrapos com Ramiro”, de Fernanda Severo e Gabriel F. Cunha (RS – 2008 - 09:00)

15h: Mostra Cine en Construcción 7 (MCC7) - Cine Santander Cultural
“El Asaltante”, de Pablo Fendrik (ARG – 2007 – 67min)
16h: Mostra Cinema Marginal Brasileiro 8 (MAR8) - Sala P.F. Gastal
Depoimento de André Luiz Oliveira (2001 – 14:09)
“Doce Amargo”, de André Luiz Oliveira e José Umberto (1968 – 20:00)
“A fonte”, de André Luiz Oliveira (1970 – 12:00)
“Cristo de Vitória da Conquista”, de André Luiz Oliveira (1981 – 14:00)

16h30: Mostra Aula de Cinema 2 (MAC2) - Cine Bancários
“Sonata 9:11”, de Acauã Fonseca (SP – 2009 - 12:52)
“A Visita”, de Paulo Anomal (RJ – 2009 - 14:00)
“Selos”, de Gracielly Dias (CE – 2009 - 15:00)
“Sobre um dia Qualquer”, de Leonardo Remor (RS – 2008 - 16:00)

17h: Mostra de Curtas 2 (MC2) - Cine Santander Cultural
“A arquitetura do corpo”, de Marcos Pimentel (MG – 2008 - 21:00)
“Bomba!”, de Lara Lima, Marcelo Lima e Renato Coelho (SP – 2008 - 04:36)
“O menino que plantava invernos”, de Victor Hugo Borges (SP – 2008 - 15:30)
“Analogia do verme”, de Carlosmagno Rodrigues e Cris Ventura (MG / POR – 2008 - 18:00)
“Um detalhe luzi”, de Arthur Lins (PB - 2009 - 09:10)
“98001075056”, de Felipe Barros (SP – 2009 - 03:12)
“As sombras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra (SP – 2009 - 15:00)
“JLG/PG”, de Paolo Gregori (SP / CRO - 2009 - 08:06)
*Será realizado debate com os diretores após a sessão

18h: Hora Extra 4 (EXT4) - Lounge CEN - Usina do Gasômetro

18h30: Mostra Zona Livre 3 (MZL3) - Cine Bancários
“Instrument”, de Jem Cohen (EUA – 1998 – 115min)
19h: Mostra Zona Livre 4 (MZL4) - Sala P.F. Gastal
“Haze”, de Shinya Tsukamoto (JAP – 2005 – 49min)
“Influenza”, de Bong Joon-Ho (KOR – 2004 – 28min)
“Vibroboy”, de Jan Kounen (FRA – 1993 – 26min)

20h: Mostra Cine en Construcción 1 (MCC1) - Cine Santander Cultural
“Te Creís La Más Linda”, de Che Sandoval (CHI – 2007 – 89min)

21h: Mostra de Longas 3  (ML3) Sala P.F. Gastal
“Praia do Futuro”, de Wanessa Malta, Guto Parente, Thais Dahas, Thaís de Campos, Ivo Lopes, Fred Benevides, Fernanda Porto, Armando Praça, Diogo Costa, Mariana Smith, Rúbia Mércia, Pablo Assumpção, Luiz Pretti, Themis Memória, Ythallo Rodrigues, Ricardo Pretti, Salomão Santana, Felipe Bragança (CE – 2008 - 92min)
*Será realizado debate com diretores após a sessão

24h: Mostra da Meia-Noite 2 (MMN2) - Sala P.F. Gastal
“Ô”, de Marcelo Coutinho (RS – 2009 - 25:00)
“Siempre”, de André Severo e Paula Krause (RS/PE - 2008 - 29:00)
“Enclave”, de André Severo (RS – 2009 - 27:00)
“Arranco”, de André Severo (RS/PE - 2009 - 21:00)


Dia 22 de outubro – Quinta-feira

10h: Mostra Aula de Cinema 3 (MAC3) - Sala P.F. Gastal
“Valparaíso”, de Diego Hoefel (RJ – 2009 - 15:00)
“Tudo que não é Espelho”, de Daniel Alfaya (RS – 2008 - 09:43)
“O Presidente”, de Luiza Favale (SP – 2009 - 13:00)
“Oscar 07/02”, de João Krefer (PR - 2009 - 09:00)
“Vista Mar”, de Rúbia Mércia, Pedro Diógenes, Victor Furtado, Rodrigo Capistrano, Claugeane “Costa”, Henrique Leão (CE – 2009 - 12:00)

11h: Seminários 3 (SEM3) - com Maria Henriqueta Satt - “Documentário e a reinvenção do real”  Sala P.F. Gastal

14h: Mostra Cinema Marginal Brasileiro 1  (MAR1) - Sala P.F. Gastal
Depoimento Andrea Tonacci (2001 - 04:50)
“Bang-Bang”, de Andrea Tonacci (1971 - 81min)

14h30: Mostra da Meia-Noite 2 (MMN2) - Cine Bancários
“Ô”, de Marcelo Coutinho (RS – 2009 - 25:00)
“Siempre”, de André Severo e Paula Krause (RS/PE - 2008 - 29:00)
“Enclave”, de André Severo (RS – 2009 - 27:00)
“Arranco”, de André Severo (RS/PE - 2009 - 21:00)

15h: Mostra Cine en Construcción 4 (MCC4) - Cine Santander Cultural
“La Sombra del Caminante”, de Ciro Guerra (COL – 2004 – 89min)

16h: Mostra Cinema Marginal Brasileiro 2 (MAR2) - Sala P.F. Gastal
Palestra com Ismail Xavier (2001 – 37:25)
Trailer “Bang-bang”  (2001 – 04:12)
“Blábláblá”, de Andrea Tonacci (1968 – 26:00)
“Olho por olho”, de Andrea Tonacci (1966 – 20:00)

16h30: Mostra Aula de Cinema 3 (MAC3) - Cine Bancários
“Valparaíso”, de Diego Hoefel (RJ – 2009 - 15:00)
“Tudo que não é Espelho”, de Daniel Alfaya (RS – 2008 - 09:43)
“O Presidente”, de Luiza Favale (SP – 2009 - 13:00)
“Oscar 07/02”, de João Krefer (PR - 2009 - 09:00)
“Vista Mar”, de Rúbia Mércia, Pedro Diógenes, Victor Furtado, Rodrigo Capistrano, Claugeane “Costa”, Henrique Leão (CE – 2009 - 12:00)

17h: Mostra de Longas 3 (ML3) - Cine Santander Cultural
“Praia do Futuro”, de Wanessa Malta, Guto Parente, Thais Dahas, Thaís de Campos, Ivo Lopes, Fred Benevides, Fernanda Porto, Armando Praça, Diogo Costa, Mariana Smith, Rúbia Mércia, Pablo Assumpção, Luiz Pretti, Themis Memória, Ythallo Rodrigues, Ricardo Pretti, Salomão Santana, Felipe Bragança (CE – 2008 - 92min)
*Será realizado debate com diretores após a sessão

18h: Hora Extra 5 (EXT5) - Lounge CEN - Usina do Gasômetro

18h30: Mostra Zona Livre 4  (MZL4) Cine Bancários
“Haze”, de Shinya Tsukamoto (JAP – 2005 – 49min)
“Influenza”, de Bong Joon-Ho (KOR – 2004 – 28min)
“Vibroboy”, de Jan Kounen (FRA – 1993 – 26min)

19h: Mostra Zona Livre 5 (MZL5) - Sala P.F. Gastal
“Glue”, de Aléxis dos Santos (ARG/ING – 2006 - 110min)
20h: Mostra Cine en Construcción 3 (MCC3) - Cine Santander Cultural
“La Nana”, de Sebastián Silva (CHI/MEX – 2009 – 95min)

21h: Mostra de Curtas 3  (MC3) Sala P.F. Gastal
“Sweet Karolynne”, de Ana Bárbara Ramos (PB – 2009 - 15:00)
“Passos no silêncio”, de Guto Parente (CE - 2008 - 17:00)
“Trimassa – POA na choque”, de Virgínia Simone e Matheus Walter (RS / SP – 2009 - 18:36)
“Vintage Dance”, de Dellani Lima e Rodrigo Lacerda Jr. (MG - 2009 - 06:40)
“Andrômeda, a menina que fumava sabão”, de Carlosmagno Rodrigues (MG / ARG – 2009 - 15:00)
“Eu não posso voltar, se eu não for”, de Heron Ferreira e Gigi Mete (SRV / BEL – 2009 - 09:20)
“Sobre um dia qualquer”, de Leonardo Remor (RS – 2008 - 16:00)
*Será realizado debate com diretores após a sessão

24h: Mostra da Meia-Noite 3 (MMN3) - Sala P.F. Gastal
“O passageiro Obscuro”, de Davi Oliveira Pinheiro (RS – 2009 – 9:30)
“Morro do Céu”, de Gustavo Spolidoro (RS – 2009 - 71:00)



Dia 23 de outubro – Sexta-feira

10h: Mostra Aula de Cinema 4  (MAC4) Sala P.F. Gastal
“Contra a Hierarquia das Coisa Assépticas”, de Cris Ventura e Mariana Campos (MG – 2009 - 11:55)
“Amor de Família”, de Leonardo Levis (RJ – 2009 - 13:30)
“Meditação de Carnaval”, de Ana Costa Ribeiro (RJ – 2008 - 15:00)
“Hollywood”, de Laura Montalvao, Marcos Serafim e Thiago Benites (PR – 2009 - 08:17)
“Ruído Negro”, de Vladimir Seixas (RJ – 2009 - 15:00)

11h: Seminários 4 (SEM4) - com Christian Saghaard - “Linguagem e produção de filmes com temática infantil”  - Sala P.F. Gastal

14h: Mostra Cinema Marginal Brasileiro 7  (MAR7) - Sala P.F. Gastal
“Meteorango Kid, o Herói Intergalático”, de André Luiz Oliveira (1969 – 85:00)

14h30: Mostra da Meia-Noite 3 (MMN3) - Cine Bancários
“O passageiro Obscuro”, de Davi Oliveira Pinheiro (RS – 2009 – 9:30)
“Morro do Céu”, de Gustavo Spolidoro (RS – 2009 - 71:00)

15h: Mostra Cine en Construcción 6 (MCC6) Cine Santander Cultural
“Alma Mater”, de Álvaro Buela (URU – 2007 – 100min)

16h: Mostra Cinema Marginal Brasileiro 8 (MAR8)  Sala P.F. Gastal
Depoimento de André Luiz Oliveira (2001 – 14:09)
“Doce Amargo”, de André Luiz Oliveira e José Umberto (1968 – 20:00)
“A fonte”, de André Luiz Oliveira (1970 – 12:00)
“Cristo de Vitória da Conquista”, de André Luiz Oliveira (1981 – 14:00)

16h30: Mostra Aula de Cinema 4  (MAC4) - Cine Bancários
“Contra a Hierarquia das Coisa Assépticas”, de Cris Ventura e Mariana Campos (MG – 2009 - 11:55)
“Amor de Família”, de Leonardo Levis (RJ – 2009 - 13:30)
“Meditação de Carnaval”, de Ana Costa Ribeiro (RJ – 2008 - 15:00)
“Hollywood”, de Laura Montalvao, Marcos Serafim e Thiago Benites (PR – 2009 - 08:17)
“Ruído Negro”, de Vladimir Seixas (RJ – 2009 - 15:00)

17h: Mostra de Curtas 3 (MC3) - Cine Santander Cultural
“Sweet Karolynne”, de Ana Bárbara Ramos (PB – 2009 - 15:00)
“Passos no silêncio”, de Guto Parente (CE - 2008 - 17:00)
“Trimassa – POA na choque”, de Virgínia Simone e Matheus Walter (RS / SP – 2009 - 18:36)
“Vintage Dance”, de Dellani Lima e Rodrigo Lacerda Jr. (MG - 2009 - 06:40)
“Andrômeda, a menina que fumava sabão”, de Carlosmagno Rodrigues (MG / ARG – 2009 - 15:00)
“Eu não posso voltar, se eu não for”, de Heron Ferreira e Gigi Mete (SRV / BEL – 2009 - 09:20)
“Sobre um dia qualquer”, de Leonardo Remor (RS – 2008 - 16:00)
*Será realizado debate com diretores após a sessão

18h: Hora Extra 6 (EXT6) - Lounge CEN - Usina do Gasômetro

18h30: Mostra Zona Livre 5  (MZL5) - Cine Bancários
“Glue”, de Aléxis dos Santos (ARG/ING – 2006 - 110min)

19h: Mostra Zona Livre 6 (MZL6) -  Sala P.F. Gastal
“The American Astronaut”, de Cory McAbee (EUA – 2001 – 91min)
20h: Mostra Cine en Construcción 5  (MCC5) - Cine Santander Cultural
“Familia Tortuga”, de Rubén Imaz (MEX – 2008 – 139min)
21h: Mostra de Longas 4 (ML4) - Sala P.F. Gastal
“Ressaca”, de Bruno Vianna (RJ – 2008 - 100min)
*Será realizado debate com o diretor após a sessão

24h: Mostra da Meia-Noite 4 (MMN4) - Sala P.F. Gastal
“Os piores caronas”, de Daniel Bacchieri, Rafael Mentges e Fabrizio Gorziza (RS – 2009 - 00:40)
“Cabine Celular”, de Daniel Bacchieri e Tiago Carnevale (RS – 2009 - 03:52)
“315 Bowery”, de Daniel Bacchieri (RS – 2009 - 02:40)
“Como é bom ser rica”, de Mari Xavier (RS – 2009 - 04:30)
“Sem”, de Davi Pretto (RS – 2009 - 03:00)
“Ruas Mirabolantes”, de Camila Farina e Tiago Lopes (RS – 2005 - 20:00)
“Treinamento”, de Luiz Roque (RS – 2007 - 02:00)
“Das Monster”, de Luiz Roque (RS – 2009 - 02:00)
“O avô do jacaré”, de Christian Saghaard e Flávia Thompson (SP – 2009 - 14:00)
“Ação e Dispersão”, de Cezar Migliorin (RJ – 2003 - 05:40)
“Fuso”, de Rudolfo Auffinger e Sônia Procópio (PR – 2009 - 06:15)
“Pastoreio”, de Alexandre R. Garcia (PR – 2009 - 16:50)


Dia 24 de Outubro - Sábado

10h: Mostra Aula de Cinema 5  (MAC5) - Sala P.F. Gastal
“Quem é Vera Hall?”, de Pedro Thomé (RJ – 2009 - 22:00)
“1978”, de Tyrell Spencer e André Garcia (RS – 2009 - 05:00)
“Imagem Meu Amor”, de Amiten Panzera (MG – 2009 - 13:00)
“Ana Beatriz”, de Clarissa Cardoso (DF – 2008 - 09:13)
“Atlântico”, de Fabio Meira (RJ / CUB – 2008 - 11:40)

11h: Seminários 5  (SEM5) com Maria Helena Bernardes - “A participação da imagem em movimento na história da arte e sua presença na produção contemporânea”  Sala P.F. Gastal

14h30: Mostra da Meia-Noite 4 (MMN4) Cine Bancários
“Os piores caronas”, de Daniel Bacchieri, Rafael Mentges e Fabrizio Gorziza (RS – 2009 - 00:40)
“Cabine Celular”, de Daniel Bacchieri e Tiago Carnevale (RS – 2009 - 03:52)
“315 Bowery”, de Daniel Bacchieri (RS – 2009 - 02:40)
“Como é bom ser rica”, de Mari Xavier (RS – 2009 - 04:30)
“Sem”, de Davi Pretto (RS – 2009 - 03:00)
“Ruas Mirabolantes”, de Camila Farina e Tiago Lopes (RS – 2005 - 20:00)
“Treinamento”, de Luiz Roque (RS – 2007 - 02:00)
“Das Monster”, de Luiz Roque (RS – 2009 - 02:00)
“O avô do jacaré”, de Christian Saghaard e Flávia Thompson (SP – 2009 - 14:00)
“Ação e Dispersão”, de Cezar Migliorin (RJ – 2003 - 05:40)
“Fuso”, de Rudolfo Auffinger e Sônia Procópio (PR – 2009 - 06:15)
“Pastoreio”, de Alexandre R. Garcia (PR – 2009 - 16:50)

15h: Mostra Cine en Construcción 2  (MCC2) - Cine Santander Cultural
“Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes (PE/SP – 2005 – 99min)
16h: Debate com todos os realizadores presentes ao CEN 2009 - Sala P.F. Gastal

16h30: Mostra Aula de Cinema 5  (MAC5) - Cine Bancários
“Quem é Vera Hall?”, de Pedro Thomé (RJ – 2009 - 22:00)
“1978”, de Tyrell Spencer e André Garcia (RS – 2009 - 05:00)
“Imagem Meu Amor”, de Amiten Panzera (MG – 2009 - 13:00)
“Ana Beatriz”, de Clarissa Cardoso (DF – 2008 - 09:13)
“Atlântico”, de Fabio Meira (RJ / CUB – 2008 - 11:40)

17h: Mostra de Longas 4  (ML4) - Cine Santander Cultural
“Ressaca”, de Bruno Vianna (RJ – 2008 - 100min)
*Será realizado debate com o diretor após a sessão

18h30: Mostra Zona Livre 6  (MZL6) - Cine Bancários
“The American Astronaut”, de Cory McAbee (EUA – 2001 – 91min)

20h: Mostra Cine en Construcción 7  (MCC7) - Cine Santander Cultural
“El Asaltante”, de Pablo Fendrik (ARG – 2007 – 67min)
20h: Filme de Encerramento 1 (ENC1) Pré-estréia Internacional - Sala P.F. Gastal
“Stingray Sam”, de Cory McAbee (EUA - 2009 – 60min)
22h: Premiação e encerramento - - Sala P.F. Gastal

LOCAIS DE EXIBIÇÃO:

USINA DO GASÔMETRO - Sala P.F. Gastal
Av. João Goulart, 551 – 3º andar
(51) 3289.8131

SANTANDER CULTURAL - Cine Santander Cultural
Av. Sete de Setembro, 1028 – Subsolo – Praça da Alfândega
(51) 3287.5718

CINE BANCÁRIOS
Rua General Câmara, 424
(51) - 3433.1204

Toda a programação é gratuita e pode ser acessada no site do festival.

Comentários