Lula se emociona com filme sobre sua vida

Direto de quase todos os sites de notícia: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assistiu na noite deste sábado ao filme "Lula, o filho do Brasil", um relato dramático de sua própria vida desde sua infância pobre até ele se transformar em líder sindical, e se emocionou.

Lula assistiu à projeção junto com a primeira-dama Marisa Leticia (que assistiu pela segunda vez), vários de seus ministros e mais de 2 mil convidados no Pavilhão de Exposições Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, município vizinho a São Paulo onde começou sua caminhada sindical e política nos anos 70.

O filme, do diretor Fábio Barreto (o mesmo de O Quatrilho), conta os primeiros 35 anos da vida do atual presidente e tinha sido exibido pela primeira vez há duas semanas na inauguração do Festival de Cinema de Brasília, ao qual o presidente não foi.

Na apresentação de hoje, Lula posou para fotos com os atores e produtores do filme, cujo custo foi calculado em cerca de R$ 20 milhões, financiados em sua maior parte por empresas privadas. O presidente não deu declarações sobre o que achou da produção, apenas demonstrou estar emocionado.

A estreia nacional de "Lula, o filho do Brasil" está prevista para o dia 1º de janeiro de 2010 nos cinemas brasileiros. Críticos da iniciativa de Barreto dizem que o filme é uma grande propaganda política e vai ajudar Dilma Roussef a eleger-se no ano que vem. Outros relatam que o longa exagera demais, glorificando o personagem e comparando-o a Jesus Cristo, como na cena de seu nascimento, mostrada na tela pelo diretor. Na internet, rolam comentários de que os simpatizantes querem o filme indicado pelo Brasil para o Oscar de 2011 e torcem para que ele seja vitorioso em Hollywood.

Comentários