Sequência com sabor de remake: Tron


Os anos 80 realmente estão de volta. E vitaminados. As primeiras fotos oficiais da aventura high-tech em 3D dos estúdios Disney aumentaram as expectativas do público, que já havia tido uma ideia inicial da produção com o trailer divulgado na Comic-Con. A sinopse do filme descreve "Tron Legacy" como algo nunca antes visto nos cinemas, bem mais interessante do que o original de 1982, lançado pela própria Disney. O longa, que se passa num mundo digital, conta a história de um jovem de 27 anos, interpretado pelo ator Garrett Hedlund, filho de um gênio da tecnologia, que procura pelo pai desaparecido e se vê dentro do mundo digital de Tron, onde o patriarca tem vivido por 25 anos. Junto com a fiel escuderia Quorra, vivida por Olivia Wilde, pai e filho embarcam numa jornada mortal para tentar escapar de um cyber universo que vem se tornando cada vez mais avançado e perigoso.


O Tron oitentista foi uma ficção científica da Disney que dividiu a tecnologia na sétima arte. Foi escrito e dirigido por Steven Lisberger e estrelado por Jeff Bridges, e se destacou pelo visual ousado para a época, sendo um dos primeiros filmes a utilizar efeitos de computação gráfica de forma tão ampla. O filme não foi um sucesso de bilheteria, mas é um mini-cult para os cinéfilos mais exigentes. Na história original, enquanto acessa o computador de seu ex-chefe, para tentar provar que fora trapaceado por outro executivo, o programador de computadores Kevin Flynn (Bridges) é levado literalmente para dentro do mundo virtual. Transformado no programa Clu, junta-se aos gladiadores computadorizados e tem que enfrentar o programa especializado em segurança Tron, interpretado por Bruce Boxleitner.
Muitos dos atores interpretaram personagens do mundo real e programas que foram desenvolvidos para aparecerem na forma humana dentro do mundo digital; por exemplo, Bruce Boxleitner interpreta o programador Alan Bradley e seu programa Tron. No elenco do primeiro filme ainda figuram David Warner, Cindy Morgan, Barnard Hughes, Dan Shor, Peter Jurasik, entre outros.

Todo este tempo depois, o filme ainda é atual e o enredo continua, com uma pequena saga. Os personagens e os atores aparecem nesta sequência, dando prosseguimento à aventura nos mesmos moldes estilísticos, porém com muito mais recursos. Tron Legacy será um show visual. Além de Garrett Hedlund, temos Jeff Bridges e Bruce Boxleitner, mais Olivia Wilde e Beau Garrett em cena. O personagem central Kevin Flynn desapareceu depois de criar o jogo mais vendido da história, e de ter um um filho, Sean. O chefe da ENCOM, Alan Bradley, revela informações importantes a Sean e o rapaz parte em busca do pai desaparecido. A direção é de Joseph Kosinski e infelizmente a estreia está prevista apenas para final de 2010. Curta o poster acima.

Comentários