CineBancários abre sua programação de 2010 com "Cidadão Boilesen"


Lembro de estar no sucesso da pré-estreia do filme em outubro de 2009, na sala do CineBancários em Porto Alegre. Bom coquetel, gente bacana e cinéfila, sala lotada e bom filme para se ver. E rever. Por isso a sala cult do centro da capital retoma sua programação em 2010 com "Cidadão Boilesen", de 8 a 24 de Janeiro.

O filme é vencedor do mais importante festival de documentários da América Latina - o "É Tudo Verdade 2009" - e revela como o empresariado brasileiro financiou a tortura durante o regime militar. Através da surpreendente vida de Henning Boilesen, o documentário revela a ligação política e econômica entre civis e militares no combate à luta armada durante o regime militar.

"Cidadão Boilesen" é um documentário que foca a vida e o tempo de Henning Albert Boilesen, ex-presidente da Ultragaz, assassinado pela guerrilha em São Paulo, no dia 15 de abril de 1971. Boilesen, um dinamarquês naturalizado brasileiro, estava intimamente ligado a Operação Bandeirante (Oban), grupo paramilitar criado pelo II Exército para combater os guerrilheiros que lutavam contra a ditadura militar brasileira.

Dirigido por Chaim Litewski, chefe do departamento de cinema e vídeo da ONU, o filme traz revelações inéditas e históricas através de entrevistas com Fernando Henrique Cardoso, Celso Amorim, Jarbas Passarinho, Erasmo Dias, Dom Paulo Evaristo Arns, Coronel Brilhante Ulstra, Eugenio da Paz (guerrilheiro que deu o tiro de misericórdia em Boilesen), Henning Boilesen Jr. e muitas outras pessoas, entre militares, historiadores e ex-combatentes. "Cidadão Boilesen" conta também com imagens do acervo particular da família, documentos do SNI, da CIA e da embaixada britânica, revelando fatos guardados a sete chaves até hoje.


SERVIÇO:
Cidadão Boilesen (Brasil/ 2009, 92 min.) - Documentário. Direção de Chaim Litewski. 12 anos.
Em cartaz no CineBancários de 8 a 24 de Janeiro, sempre às 15h | 17h | 19h
Ingressos: 2,50 (Meias) para Idosos, Estudantes e Bancários Sindicalizados5,00 (Inteiras).

Comentários