Domingo é dia de Globo de Ouro

O azar é deles, que já anunciaram via assessoria de imprensa que não vão à cerimônia. Vão perder um festão, num grande momento de apostas, novidades na transmissão e a celebração de bons filmes que estão na corrida para o Oscar. É o Globo de Ouro, que acontece neste domingo 17, em Los Angeles. Brad Pitt que está em Bastardos Inglórios, dirigido por Quentin Tarantino, está indicado ao Globo de Ouro por Melhor Filme (Drama), Melhor Roteiro e Melhor Diretor, além de Christoph Waltz concorrer a Melhor Ator Coadjuvante. Mas nem Pitt nem a esposa Angelina Jolie não vão, "por não terem sido indicados individualmente", segundo especulações de sites de fofoca. É muito egoísmo e estrelismo! Então que façam um fondue em casa, botem uma dúzia de crianças na cama e assistam pela NBC! Mas há quem diga que o verdadeiro motivo é fato de Jennifer Aniston (atriz de Marley & Eu), ex-mulher de Pitt. Ela é uma das apresentadoras das categorias da premiação. Mas então que fiquem em casa e discutam a relação!

Brincadeiras à parte, é uma noite imperdível, um belo aperitivo para o Oscar do mês de março. E neste ano temos bons filmes, boas histórias, bons atores, boas competições entre alguns títulos. A comédia dramática "Amor sem escalas" , do mesmo diretor de "Juno", Jason Reitman, um pequena jóia de roteiro inteligente com elenco competente é que lidera as indicações ao Globo de Ouro 2010. O filme que tem George Clooney como protagonista concorre em seis categorias: melhor filme dramático, direção, roteiro, ator dramático - para Clooney - e atriz coadjuvante, duplamente - para Vera Farmiga e Anna Kendrick. As indicações são todas merecidas, com exceção de Clooney, que desempenha bem mas nada fora do comum. Já esteve melhor em muitos outros títulos. Mas o filme é um grande destaque.

Na categoria drama, também disputam o troféu a ficção científica divisora de águas ''Avatar'' - o grande blockbuster de James Cameron que está batendo recordes de bilheteria em todo o mundo, o drama passado no Iraque "Guerra ao Terror", a saga/fábula de Quentin Tarantino "Bastardos inglórios" (Um dos melhores filmes de 2009) e o melodrama "Preciosa" (''Precious: Based on the Novel 'Push' by Sapphire''), ainda inédito no Brasil. Outro longa aguardado no país é o musical ''Nine'', é o segundo mais indicado na premiação. Está em cinco categorias, incluindo melhor musical ou comédia, além dos atores Daniel Day-Lewis, Penelope Cruz e Marion Cotillard, indicados por suas atuações. Também competem pelo trofeu de melhor comédia ou musical o independente "500 Dias com ela" (outro que eu coloco na lista dos melhores de 2009'), o sucesso de bilheteria "Se beber, não case" (uma grande surpresa do ano passado em termos de comédia e que pode ser colocado na mesma lista dos melhores também), e mais as duas produções protagonizadas por Meryl Streep: "Simplesmente complicado" (inédito no Brasil) e o já visto ''Julie & Julia'' - um filme interessante, acima da média e com uma Meryl bem versátil, afetada mas dentro do personagem de maneira perfeita.

Concorre com Clooney na categoria de melhor ator de drama, Jeff Bridges, que interpreta um cantor country alcóolatra em ''Crazy Heart'' , o jovem Colin Firth na pele de estudante universitário gay em ''A single man'' , o veterano Morgan Freeman no papel de Nelson Mandela em ''Invictus'' e Tobey Maguire que atua como um prisoneiro de guerra em "Entre irmãos". Além de Meryl Streep, que concorre a dois prêmios dentro da mesma categoria de melhor atriz em comédia ou musical, Sandra Bullock também recebeu duas indicações, pelo drama ''The Blind Side'', inédito por aqui, e pela comédia "A proposta'', disponível em DVD. E entre os atores, Matt Damon também teve duas indicações: de melhor ator em comédia ou musical por "O desinformante!" (já exibida no Brasil) e de ator coadjuvante pelo inédito "Invictus''.


Uma surpresa foi Julia Roberts concorrendo a melhor atriz de comédia ou musical por sua atuação como uma espiã apaixonada no filme ''Duplicidade'', também já lançado em DVD. O filme teve bilheterias decepcionantes e normalmente ficaria fora deste tipo de premiação. Ao lado Roberts, Streep e Bullock, a francesa Marion Cotillard completa a s indicações na categoria como a esposa de um cineasta infiel em ''Nine.''  Já Daniel Day-Lewis, que interpreta o cineasta no musical baseado em "8 e 1/2" de Federico Fellini, ganhou uma indicação de melhor ator de comédia ou musical. A categoria conta ainda com Damon, além de Robert Downey Jr. como o detetive britânico em ''Sherlock Holmes'' (em cartaz nos cinemas), Joseph Gordon-Levitt como o ótimo personagem do rapaz sofrido na mão de uma linda garota em ''500 Dias com ela'' e Michael Stuhlbarg como um acadêmico judeu no novo filme dos Irmãos Coen, "Um homem sério" (ainda não exibido aqui).

Além de filmes e séries, o Globo de Ouro também dá prêmio para as trilhas sonoras. Na categoria melhor canção original do cinema, foram indicados Paul McCartney, por "(I Want To) Come Home", de "Estão todos bem" e Bono Vox, do U2, por "Winter", de "Entre irmãos". Junto com eles, a cantora britânica Leona Lewis foi indicada pelo tema de "Avatar", filme que também concorre a melhor trilha sonora. Neste quesito, a frontwoman do Yeah yeah yeahs, Karen O, está disputando com seu trabalho em parceria com Carter Burwell em "Onde vivem os monstros", o novo filme de Spike Jonze, que estreia no Brasil ainda em janeiro.


Neste ano, a grande novidade é que a entrega dos Globos de Ouro será transmitida ao vivo nos Estados Unidos pela primeira vez, e com isso os telespectadores da costa oeste norte-americana não terão que esperar três horas para ver o que as estrelas de Hollywood vestiram para ir à festa anual de premiação. A Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood, que organiza o evento, reconheceu que a demora em colocar a cerimônia no ar é um resquício ultrapassado de tempos mais modestos - o que acontece, guardadas as devidas proporções aqui no Brasil, pois geralmente vemos o chamado "tapete vermelho" editado pelos canais Brasileiros (havia um tempo em que a Rede Globo editava até mesmo a premiação quando transmitia o Oscar e só "encontrava" o ao vivo no final, em alta madrugada). A entrega anual dos Globos de Ouro é uma das cerimônias de premiação mais assistida pela TV de Hollywood. Os astros e estrelas comparecem em seus melhores smokings e vestidos para percorrer o tapete vermelho e receber prêmios pelas melhores performances, filmes e programas de TV. Só fica mesmo atrás do Oscar, a premiação mais importante de Hollywood, a cargo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que também é transmitida ao vivo nos Estados Unidos. O Grammy, da indústria musical, e o Emmy, da televisão, ainda obedecem a regra do atraso de três horas.

A 67a edição anual do Globo de Ouro, apresentada pelo comediante britânico Ricky Gervais acontecerá no domingo, 17 de janeiro, às 17h horário local, e será transmitida nos EUA pela NBC. No Brasil, a premiação será exibida pela TNT, com comentários de Rubens Ewald Filho, a partir das 23h.


Confira os indicados nas categorias:

Melhor Filme Dramático:
"Avatar" (2009)
"Guerra ao Terror" (2008)
"Inglourious Basterds" (2009)
"Precious" (2009)
"Up in the Air" (2009)

Melhor Filme de Musical ou Comédia:
"500 Dias com Ela" (2009)
"Se Beber Não Case" (2009)
"It's Complicated" (2009)
"Julie e Julia" (2009)
"Nine" (2009)

Melhor Ator de Drama:
Jeff Bridges por "Crazy Heart" (2009)
George Clooney por "Up in the Air" (2009)
Colin Firth por "A Single Man" (2009)
Morgan Freeman por "Invictus" (2009)
Tobey Maguire por "Brothers" (2009)

Melhor Atriz de Drama:
Emily Blunt por "The Young Victoria" (2009)
Sandra Bullock por "The Blind Side" (2009)
Helen Mirren por "The Last Station" (2009)
Carey Mulligan por "An Education" (2009)
Gabourey 'Gabby' Sidibe por "Precious" (2009)

Melhor Ator de Musical ou Comédia:
Matt Damon por "The Informant!" (2009)
Daniel Day-Lewis por "Nine" (2009)
Robert Downey Jr. por "Sherlock Holmes" (2009)
Joseph Gordon-Levitt por "500 Dias com Ela" (2009)
Michael Stuhlbarg por "A Serious Man" (2009)

Melhor Atriz de Musical ou Comédia:
Sandra Bullock por "A Proposta" (2009)
Marion Cotillard por "Nine" (2009)
Julia Roberts por "Duplicidade" (2009)
Meryl Streep por "It's Complicated" (2009)
Meryl Streep por "Julie e Julia" (2009)

Melhor Ator Coadjuvante:
Matt Damon por "Invictus" (2009)
Woody Harrelson por "O Mensageiro" (2009)
Christopher Plummer por "The Last Station" (2009)
Stanley Tucci por "The Lovely Bones" (2009)
Christoph Waltz por "Bastardos Inglórios" (2009)

Melhor Atriz Coadjuvante:
Penélope Cruz por "Nine" (2009)
Vera Farmiga por "Up in the Air" (2009)
Anna Kendrick por "Up in the Air" (2009)
Mo'Nique por "Precious" (2009)
Julianne Moore por "A Single Man" (2009)

Melhor Diretor:
Jason Rietman ("Up in the Air")
James Cameron ("Avatar")
Quentin Tarantino ("Bastardos Inglórios")
Clint Eastwood ("Invictus")
Kathryn Bigelow ("Guerra ao Terror")

Melhor Roteiro:
"Distrito 9"
"It's Complicated"
"Up in the Air"
"Bastardos Inglórios"
"Guerra ao Terror"

Melhor Canção Original:
Cinema Italiano - "Nine"
I See You - "Avatar"
(I Want To) Come Home - "Everybody's Fine"
The Weary Kind - "Crazy Heart"
Winter - "Brothers"

Melhor Trilha Sonora:
"The Informant!"
"Up - Altas Aventuras"
"Where the Wild Things Are"
"Avatar"
"A Single Man"

Melhor Filme Estrangeiro:
"Baaría - A Porta do Vento"
"Abraços Partidos"
"La Nana"
"Un Prophète"
"A Fita Branca"

Melhor Animação:
"Up - Altas Aventuras"
"Tá Chovendo Hambúrguer"
"Coraline e o Mundo Secreto"
"A Princesa e o Sapo"
"O Fantástico Sr. Raposo"

Melhor Série de TV (Drama):
"Big Love"
"Dexter"
"House"
"Mad Men"
"True Blood"

Melhor Série de TV (Musical ou Comédia):
"Entourage"
"Glee"
"The Office"
"Mordern Family"
"30 Rock"

Melhor Minissérie ou Filme produzido para TV:
"Georgia O'Keeffe"
"Grey Gardens"
"Little Dorrit"
"Taking Chance"
"Into the Storm"

Melhor Ator em Minissérie ou Filme produzido para TV (Drama):
Kevin Bacon, por "Taking Chance"
Kenneth Branagh, por "Wallander"
Brendan Gleeson, por "Into the Storm"
Jeremy Irons, por "Georgia O'Keeffe"
Chiwetel Ejiofor, por "Endgame"

Melhor Atriz em Minissérie ou Filme produzido para TV (Drama):
Joan Allen, por "Georgia O'Keeffe"
Drew Barrymore, por "Grey Gardens"
Jessica Lange, por "Grey Gardens"
Anna Paquin, por "The Courageous Heart of Irena Sendler"
Sigourney Weaver, por "Prayers for Bobby"

Melhor Ator em Série de TV (Comédia ou Musical):
Alec Baldwin, por "30 Rock"
Steve Carell, por "The Office"
David Duchovny, por "Californication"
Thomas Jane, por "Hung"
Matthew Morrison, por "Glee"

Melhor Atriz em Série de TV (Comédia ou Musical):
Toni Collette, por "United States of Tara"
Courteney Cox, por "Cougar Town"
Edie Falco, por "Nurse Jackie"
Tina Fey, por "30 Rock"
Lea Michele, por "Glee"

Melhor Ator em Série de TV (Drama):
Simon Baker, por "The Mentalist"
Michael C. Hall, por "Dexter"
Jon Hamm, por "Mad Men"
Hugh Laurie, por "House"
Bill Paxton, por "Big Love"

Melhor Atriz em Série de TV (Drama):
Gleen Close, por "Damages"
January Jones, por "Mad Men"
Julianna Margulies, por "The Good Wife"
Anna Paquin, por "True Blood"
Kyra Sedgwick, por "The Closer"

Melhor Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme produzido para TV:
Michael Emerson, por "Lost"
Neil Patrick Harris, por "How I Met Your Mother"
William Hurt, por "Damages"
John Lithgow, por "Dexter"
Jeremy Piven, por "Entourage"

Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme produzido para TV:
Rose Byrne, por "Damages"
Jane Adams, por "Hung"
Jane Lynch, por "Glee"
Janet McTeer, por "Into the Storm"
Chlöe Sevigny, por "Big Love"

Os apresentadores confirmados até agora são os seguintes:

Amy Poehler
Cameron Diaz
Chace Crawford
Cher
Christina Aguilera
Colin Farrell
Gerard Butler
Halle Berry
Jennifer Aniston
Jennifer Garner
Jodie Foster
Josh Brolin
Julia Roberts
Kate Winslet
Kiefer Sutherland
Leonardo DiCaprio
Matthew Fox
Mel Gibson
Mickey Rourke
Neil Patrick Harris
Nicole Kidman
Robert De Niro
Sam Worthington
Sophia Loren
Taylor Lautner
Tom Hanks

Comentários