"Guerra ao Terror" vence o Bafta

Na noite deste domingo (21/02), no Royal Opera House em Londres, aconteceu a cerimônia de entrega do prêmio BAFTA (British Academy of Film and Television Arts), considerado o Oscar do cinema britânico. O grande vencedor da noite foi Guerra ao Terrror. Ao todo foram seis prêmios, Melhor Filme, Melhor Direção (Kathryn Bigelow), Melhor Roteiro Original (Mark Boal), Melhor Fotografia (Barry Ackroyd), Melhor Edição (Bob Murawski e Chris Innis) e o prêmio de Melhor Som (Ray Beckett e Paul N. J. Ottosson). “Eu acho que o segredo da direção é a colaboração e eu fui muito felizarda por ter tido um elenco e produção incríveis.”, diz a diretora de Guerra ao Terror, Kathryn Bigelow,  ao receber o prêmio de Melhor Direção, “Isto é extremamente emocionante, todos nós sentimos incrivelmente responsáveis por honrar a coragem dos homens e das mulheres no campo (de batalha)”

Guerra ao Terror, que está em cartaz nos cinemas e também disponível nas locadoras, recebeu nove indicações ao Oscar. Seu maior concorrente na festa será Avatar, do diretor James Cameron, que também recebeu nove indicações - mas não tem ganhado os mesmos prêmios que "Guerra" tem conquistado. Uma curiosidade é que Bigelow é ex-mulher de Cameron. A disputa entre os dois filmes também passa a ser, inconscientemente, uma disputa de ex-casados, além de uma luta entre a superprodução e o filme modesto, o filme de aventura e o filme cabeça, o Davi e o Golias. A cerimônia de entrega dos prêmios da academia americana será no dia 7 de março.

A história: para um grupo de soldados americanos, alguns dias os separam do retorno para casa. Um período relativamente curto, se não fosse por tantas ocorrências que transformassem esse fim de jornada em um verdadeiro inferno. As forças armadas precisam de especialistas não só nos campos de combate mas também no dia a dia, na proteção do grupo contra insurgentes que promovem atentados, matando milhares de cidadãos. Conheça a dura realidade destes soldados e descubra que, ao contrário do que todos eles pensam, a luta jamais terminará.

Comentários