O livro de Sidney Poitier

Prestes a completar 83 anos, um dos mais importantes nomes de Hollywood, Sidney Poitiero primeiro ator negro a receber um Oscar na história do cinema, reflete sobre questões profundas e as passagens mais significativas de sua vida. Livro faz o leitor pensar sobre como os valores pessoais se transformam à medida que amadurecemos. Poitier é um dos atores mais reverenciados da história de Hollywood. Prestes a completar 83 anos no próximo dia 20 de fevereiro,  Poitier fez história ao se tornar o primeiro negro a receber o  Oscar de melhor ator por sua atuação no filme Uma voz nas sombras (1963). Nascido em Miami e criado em Cat Island, nas Bahamas, Poitier fez mais de quarenta filmes,  entre eles  Acorrentados, Quando só o coração vê, Adivinhe quem vem para o jantar e Ao mestre com carinho. Em 2002 tornou-se o primeiro artista afro-americano a receber um Oscar honorário pelo conjunto da obra.

Neste mais recente lançamento da Editora Larousse do Brasil, Uma vida muito além das expectativas – cartas para a minha bisneta, Sidney Poitier, que é considerado por muitos norte- americanos um modelo de cidadão por sua coragem, trajetória e caráter, reflete sobre as passagens mais significativas de sua vida e as virtudes que o ajudaram a superar seus momentos difíceis. A ideia para o livro surgiu quando sua bisneta Ayele nasceu e de seu desejo de se tornar uma presença constante na vida dela. Poitier confessa que, mesmo desejando muito acompanhar o crescimento da menina, provavelmente não estará por perto tempo  bastante para que ela o conheça bem, o livro, segundo o ator, será sempre um encontro de sua bisneta com ele, um mecanismo que ela terá toda vez que desejar  “visitá-lo”.
De maneira tocante, Poitier relata a própria história, resgata  lembranças e fatos marcantes, decepções, conquistas, descobertas, amores, desafios, carreira ,  família e faz o leitor refletir sobre como nossos valores se transformam à medida que amadurecemos. O livro está dividido em três partes, que se subdividem em cartas que falam de Deus, covardia, solidão, perigos, medo, desespero, dúvidas, morte, meio ambiente, fé e amor, e termina com a carta O mundo que deixo para você.
O livro tem início com o capítulo Você e eu, onde Poitier conta para Ayele, com detalhes, o primeiro encontro dos dois ainda na maternidade e segue com o Conhecendo você, em que  Poitier fala de outros encontros, quando Ayele  estava dando seus primeiros passos. A trajetória do ator começa no capítulo De onde viemos, onde ele narra a origem de sua família, a infância miserável nas Bahamas, a fé de sua mãe e o encontro dela com uma vidente que lhe disse que o filho seria um homem importante, conheceria reis e viajaria pelo mundo.  

Uma vida muito além das expectativas – cartas para a minha bisneta é um acervo de lições aprendidas por um sábio e velho ator, que conheceu todas as faces da vida com suas glórias, decepções, medos, dores, alegrias e conquistas.
A beleza da memória é a forma com que ela nos permite observar novamente acontecimentos
das nossas vidas através das lentes de contextos diferentes e capturar significados anteriormente ignorados – e, portanto, revelar mais riquezas ainda do que suspeitávamos – Sidney Poitier
Uma vida muito além das expectativas – cartas para a minha bisneta é ricamente ilustrado com imagens da carreira, familia e momentos marcantes do ator.
O autor:
Sidney Poitier foi o primeiro afro-americano a ganhar o Oscar de melhor ator por sua incrível atuação em Uma voz nas sombras, de 1963. Fez mais de quarenta filmes, destacando entre os memoráveis Acorrentados, Quando só o coração vê, Adivinhe quem vem para o jantar e Ao mestre com carinho.
Autor de duas autobiografias: This life e The measure of a man -  permanceu longo tempo na lista dos mais vendidos do The New York Times. Entre outros prêmios, Poitier já recebeu a maior honra do cinema: o Life Achievement Award, por ter uma carreira excepcional e pelo seu comprometimento com o humanitarismo. Sidney é casado, tem seis filhas, quatro netas e duas bisnetas.

Uma vida muito além das expectativas – cartas para a minha bisneta
Autor: Sidney Poitier
Tradução: Catharina Pinheiro
Pág: 304

Comentários