Cinema e Música na Virada Cultural de SP

Vejam que bela iniciativa tem São Paulo. É uma prática relativamente antiga, já tem algum tempo, e está se tornando cada vez mais robusta. Vejam a programação de filmes musicais que está prevista para a próxima etapa. Já tivemos algumas maratonas semelhantes em Porto Alegre, mas com um tamanho e intensidade bem menores. É pra se inspirar, e fazer igual. Música e cinema combinam - e muito.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Cinemateca Brasileira participa da VIRADA CULTURAL, evento que transforma a cidade de São Paulo em palco de shows e concertos musicais dos mais diversos estilos, exibindo, durante 24 horas ininterruptas, filmes sobre grandes nomes da música popular mundial. Este ano, enquanto a VIRADA recebe uma quantidade inédita de shows de artistas internacionais, a programação da Cinemateca concentra-se em documentários e filmes de ficção com os maiores astros do pop e do rock internacional. Músicas dos Beatles, Rolling Stones, U2, Madonna, Bob Dylan, James Brown, B.B. King e Joy Division, entre muitos outros, embalam onze longas-metragens que revelam faces desconhecidas desses artistas superpopulares.

O “rei do pop” Michael Jackson, falecido em 25 de junho do ano passado, recebe uma homenagem em dose dupla, com a exibição do documentário póstumo This is it, que retrata os ensaios e preparativos do que viria a ser o show de sua derradeira turnê, e também do musical Moonwalker, realizado no final dos anos 1980, que traz segmentos diversificados inspirados por sucessos de seu álbum Bad. Quem também dá as caras em dois filmes da programação é o grupo de rock mais famoso de todos os tempos: os Beatles. As canções do quarteto, revisitadas, embalam o delirante musical Across the universe, enquanto os primórdios da carreira do conjunto são dramatizados no divertidíssimo Backbeat – Os cinco rapazes de Liverpool, filme que há muito tempo está ausente das telas e será exibido numa rara cópia em 35mm.

Outro título que ganha exibição em película depois de muitos anos de ausência do circuito cinematográfico é Na cama com Madonna, polêmico documentário em que a “rainha do pop” é vista na sua intimidade. E quem gosta de documentários terá ainda outras duas opções imperdíveis: A todo volume, sobre o encontro de três gigantes da guitarra de três gerações distintas (Jimmy Page, do Led Zeppelin, The Edge, do U2, e Jack White), e O poder do soul, sobre os bastidores de um festival planejado como abertura da famosa luta de Muhammad Ali contra George Foreman no Zaire, em 1974, no qual marcaram presença grandes nomes da música negra norte-americana, africana e caribenha. No campo das cinebiografias, a mostra apresenta, também em cópias 35mm, olhares originais sobre as vidas de Bob Dylan, encarnado por seis atores que representam versões de diferentes facetas do astro em Não estou lá, e de Ian Curtis, vocalista da cultuada banda Joy Division, que tem sua trágica história exposta com realismo no premiado Control.

Todos os filmes têm em comum o foco na vida e obra de alguns dos nomes mais conhecidos da música mundial. Mas um olhar atento para a programação revela ainda outras intersecções entre os filmes. Bono Vox, vocalista da ultra-popular banda irlandesa U2, por exemplo, aparece no famoso filme-concerto de seu conjunto, Rattle and hum, e também dá as caras em Across the universe, numa participação especial. The Edge, guitarrista do mesmo U2, aparece em A todo volume e Rattle and hum. No mesmo Rattle and hum¸ aparece num dueto com o U2 o “rei do blues” B.B. King, que também é visto tocando ao vivo em O poder do soul. Já Jack White, cantor e compositor de bandas como White Stripes, The Raconteurs e The Dead Weather, é um dos guitarristas retratados em A todo volume e também faz uma participação especial no show dos Rolling Stones documentado por Martin Scorsese em Shine a light. Mick Jagger, vocalista dos Stones, por sua vez, faz uma “ponta” como ator em Michael Jackson – Moonwalker. Já o repertório dos Beatles, onipresente em Across the universe e Backbeat, é também lembrado em covers de Michael Jackson (que canta Come together em Moonwalker) e do U2 (que apresenta sua versão para Helter skelter em Rattle and hum, no qual também tocam duas músicas do repertório dos Rolling Stones).

E, para não deixar de fora desta festa a rica história do pop-rock brasileiro, a maratona inclui ainda  cinco curtas-metragens, apresentados como complemento às sessões de alguns longas, dedicados a grandes nomes da música popular brasileira. Nosso mestre do soul, Tim Maia, comparece com toda a sua irreverência no documentário homônimo, extraído de duas entrevistas descontraídas realizadas com o cantor, enquanto os tropicalistas Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia, juntamente com o mentor João Gilberto, marcam presença no experimental Brasil, de Rogério Sganzerla. Já os pernambucanos Chico Science & Nação Zumbi, Otto, Mundo Livre S/A e Mestre Ambrósio, que despontaram no cenário da música brasileira no início da década de 1990, são retratados em O mundo é uma cabeça, documentário sobre o mangue-beat, movimento musical que completou 15 anos de existência em 2009. Num outro registro, a cena punk paulista, que revelou grupos como Cólera, Inocentes e Olho Seco, é lembrada no anárquico Pânico em SP. Por fim, os Mutantes, “os nossos Beatles”, são vistos em raras imagens de arquivo no documentário homônimo de Antonio Carlos da Fontoura. Com um “cardápio” desses, o público da Cinemateca garante que, mesmo dentro da sala de cinema, não deixará de entrar no clima de um grande festival de música. Esta programação também marca as primeiras exibições na Cinemateca com a tecnologia Blu-Ray, que será utilizada nas sessões dos filmes This is it e Across the universe.

CINEMATECA BRASILEIRA - Largo Senador Raul Cardoso, 207, próximo ao Metrô Vila Mariana. Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215). Acesse www.cinemateca.gov.br


O evento tem ENTRADA FRANCA.

PROGRAMAÇÃO
15.05 | SÁBADO

SALA CINEMATECA BNDES

18h00   NÃO ESTOU LÁ

SALA CINEMATECA PETROBRAS

20h30   MICHAEL JACKSON – THIS IS IT

22h30   TIM MAIA | O PODER DO SOUL

16.05 | DOMINGO

SALA CINEMATECA BNDES

00h30   NA CAMA COM MADONNA

02h45   PÂNICO EM SP | A TODO VOLUME

04h45   CONTROL

07h00   THE ROLLING STONES – SHINE A LIGHT

SALA CINEMATECA PETROBRAS

09h15   O MUNDO É UMA CABEÇA | U2: RATTLE AND HUM

11h30   BRASIL | MICHAEL JACKSON – MOONWALKER

13h30   ACROSS THE UNIVERSE

SALA CINEMATECA BNDES

16h00   MUTANTES | BACKBEAT – OS CINCO RAPAZES DE LIVERPOOL

FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES

Across the universe, de Julie Taymor
EUA, 2007, 35mm, cor, 133’ | Legendas em português | Exibição em Blu-Ray

Evan Rachel Wood, Jim Sturgess, Joe Anderson, Dana Fuchs, Bono, Salma Hayek, Eddie Izzard, Joe Cocker

Musical no qual 33 canções dos Beatles ilustram uma história de amor vivida entre a Inglaterra e os Estados Unidos na década de 1960, em meio aos turbulentos protestos contra a Guerra do Vietnã e à explosão do rock and roll e da cultura jovem. O universo das canções do quarteto de Liverpool serve não apenas como mote dos números musicais, mas inspira também situações e nomes dos personagens. O filme conta com a participação especial de nomes famosos, como Bono, vocalista do U2, Eddie Izzard e o cantor Joe Cocker, todos reinterpretando clássicos dos Beatles.

Classificação indicativa: 14 anos

dom 16 13h30

Backbeat – Os cinco rapazes de Liverpool (Backbeat), de Iain Softley
Inglaterra/Alemanha, 1994, 35mm, cor, 100’ | Legendas em português

Stephen Dorff, Sheryl Lee, Ian Hart, Gary Bakewell, Chris O'Neill

Comédia dramática que mostra os Beatles antes da fama em sua viagem a Hamburgo na busca do sucesso. Enquanto vê sua banda conquistar popularidade, o lendário "quinto Beatle", o baixista Stuart Sutcliffe, apaixona-se e tem que escolher entre seu melhor amigo John Lennon, seu novo amor e o que viria a ser a maior banda de rock do mundo. A trilha sonora reúne os clássicos do rock and roll que formavam então o repertório do grupo, interpretados por uma super-banda que inclui em sua formação Dave Grohl (baterista do Nirvana e líder do Foo Fighters), David Pirner (vocalista do Soul Asylum) e Mike Mills (guitarrista do R.E.M.).

Classificação indicativa: 14 anos

dom 16 16h00

Brasil, de Rogério Sganzerla
Rio de Janeiro, 1981, 35mm, cor/pb, 13’ | Exibição em DVD

Captado durante a gravação do décimo disco de João Gilberto, no cinquentenário de seu nascimento, o filme é uma colagem de imagens que antecipa a estética do videoclipe, tendo como trilha sonora a canção “Brasil”, gravada por Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia. A execução da música em diferentes momentos, registrados em contraponto a flashes de personalidades da vida nacional, busca indagar o que é o Brasil e o que é o brasileiro. Dirigido por Rogério Sganzerla, o mesmo de O bandido da luz vermelha, Nem tudo é verdade e A mulher de todos, o curta-metragem conta ainda com direção de fotografia de Andrea Tonacci, diretor do clássico do cinema marginal brasileiro Bang bang.

Classificação Indicativa: 14 anos

dom 16 11h30

Control, de Anton Corbijn
Inglaterra/EUA/Austrália/Japão, 2007, 35mm, pb, 122’ | Legendas em português

Sam Riley, Samantha Morton, Joe Anderson, Craig Parkinson

A vida de Ian Curtis, o genial vocalista do Joy Division, uma das mais influentes e admiradas bandas dos anos 1980. Baseado na biografia do músico escrita por sua viúva Deborah Curtis, o filme apresenta uma visão intimista tanto da carreira quanto da vida pessoal de Curtis, um dos grandes ídolos trágicos do rock. Filmado em preto e branco, o drama marcou a estréia em longa-metragem de Anton Corbijn, famoso como diretor de videoclipes de visual sofisticado, e conquistou prêmios importantes ao redor do mundo, no Festival de Cannes, no Chicago International Film Festival e nos British Independent Film Awards.

Classificação indicativa: 14 anos

dom 16 04h45

Michael Jackson – Moonwalker (Moonwalker), de Jerry Kramer, Jim Blashfield e Colin Chilvers
EUA, 1988, 35mm, cor, 93’ | Legendas em português | Exibição em DVD

Michael Jackson, Joe Pesci, Sean Lennon, Mick Jagger, Brandon Adams, Kellie Parker, Nikki Cox

Longa-metragem dividido em diversos segmentos independentes que funcionam como videoclipes estendidos, ao estilo do clássico “Thriller”, adicionando aventura e fantasia a músicas de Michael Jackson como “Smooth criminal”, “Leave me alone” e “Come together”, cover do clássico dos Beatles. No segmento mais famoso, Jackson interpreta um herói extraterrestre que vem à Terra ajudar três crianças a combater o traficante Mr. Big e seu exército. Concebido pelo próprio astro como sua primeira incursão cinematográfica – ainda que ele já tivesse atuado no musical O mágico inesquecível –, o filme conta com participações especiais de astros como Sean Lennon e Mick Jagger.

Classificação indicativa: 10 anos

dom 16 11h30

Michael Jackson – This is it (This is it), de Kenny Ortega
EUA, 2009, 35mm, cor, 111’ | Legendas em português | Exibição em Blu-Ray

Documentário póstumo que reúne imagens de arquivo e dos últimos ensaios de Michael Jackson para a série de shows que apresentaria em julho de 2009 na O2 Arena, em Londres, além de entrevistas com amigos e colaboradores. Lançado mundialmente nos cinemas alguns meses após a morte prematura do astro, o filme serve como tributo ao seu talento e oferece uma visão abrangente de seu processo criativo. Montado a partir de mais de 100 horas de imagens gravadas ao longo de vários meses, o filme retrata o artista desenvolvendo, ensaiando e aperfeiçoando o que viria a ser o espetáculo de sua última turnê – cujos ingressos já estavam esgotados.

Classificação indicativa: Livre

sáb 15 20h30

O mundo é uma cabeça, de Bidu Queiroz e Cláudio Barros
Pernambuco, 2004, 35mm, cor, 17’ | Exibição em DVD

Documentário sobre o movimento musical mangue-beat, surgido no Recife no início da década de 1990, que promoveu uma conciliação entre as tradições culturais do estado e as manifestações urbanas internacionais, reapresentando a produção cultural pernambucana ao resto do país e inserindo-a num novo contexto, contemporâneo e pluralista. Embora tenha depois se expandido para englobar também a nova produção literária e cinematográfica de Pernambuco, o mangue-beat nasceu como manifestação exclusivamente musical, da junção de elementos do rock e do hip-hop a ritmos tradicionais do nordeste, como o coco e o maracatu – combinação responsável por revelar artistas como Mundo Livre S/A, Mestre Ambrósio, Otto e Chico Science & Nação Zumbi. É o próprio Chico Science que serve de fio condutor ao documentário, durante um passeio noturno pelo bairro do Recife Antigo a bordo de seu Galaxy.

Classificação Indicativa: 14 anos

dom 16 09h15

Mutantes, de Antonio Carlos da Fontoura
São Paulo, 1970, 35mm, cor, 7’ | Exibição em DVD

Documentário experimental que reúne imagens de diversos momentos de descontração da primeira formação do grupo de rock Os Mutantes, formado por Arnaldo Baptista, Sergio Dias e Rita Lee. São cenas raras, improvisadas pelos Mutantes num único dia pelas ruas de São Paulo. Uma edição de gravações diversas da banda forma a trilha sonora desta bela e divertida homenagem a um dos mais queridos e revolucionários conjuntos musicais da música brasileira.

Classificação Indicativa: 14 anos

dom 16 16h00

Na cama com Madonna (Madonna: Truth or dare), de Alek Keshishian e Mark Aldo Miceli
EUA, 1991, 35mm, cor/pb, 119’ | Legendas em português

Documentário sobre a turnê de 1990 da pop star Madonna, intitulada “Blond Ambition”. Sem apresentar os números musicais do show em si e focado, ao invés disso, na personalidade e nas atitudes da cantora, o filme casou polêmica quando de seu lançamento nos cinemas, por conta das declarações escandalosas da artista e de sua desinibição ao abordar tabus sexuais. Mascarando a premeditação de seus gestos com um ar de descontração e improviso, Madonna é vista aqui em cenas de bastidores, nos preparativos para suas apresentações e no relacionamento com sua equipe e colaboradores e com a família, enquanto tece comentários ácidos sobre fama e dinheiro. Ao acompanhar de perto a cantora, o filme conta também com aparições de outras celebridades, como Warren Beatty (então namorado de Madonna), Antonio Banderas, Kevin Costner e Pedro Almodóvar.

Classificação indicativa: 16 anos

dom 16 00h30

Não estou lá (I’m not there), de Todd Haynes
EUA/Alemanha, 2007, 35mm, cor/pb, 135’ | Legendas em português

Christian Bale, Cate Blanchett, Heath Ledger, Richard Gere, Ben Whishaw, Charlotte Gainsbourg, Julianne Moore, Michelle Williams

Cinebiografia do cantor e compositor norte-americano Bob Dylan, narrada e encenada de maneira bem pouco convencional: episódios marcantes de sua vida e trajetória artística são apresentados fora de ordem cronológica, muitas vezes de maneira estilizada, e protagonizados por seis personagens diferentes, interpretados por seis atores diferentes – incluindo uma mulher e uma criança negra. Cada uma das seis personas em que a figura de Dylan é fragmentada no filme corresponde a uma fase de sua vida e a uma de suas facetas em particular: de garoto genial amante do country e do folk, de poeta romântico e polemista, de grande astro da música, de roqueiro rebelde, de pastor religioso e de eremita. O resultado é um panorama múltiplo da inescrutável personalidade de um gênio da música popular, que vai muito além do mero perfil biográfico.

Classificação indicativa: 12 anos

sáb 15 18h00

Pânico em SP, de Cláudio Morelli
São Paulo, 1982, 16mm, cor, 10’ | Exibição em DVD

Documentário experimental sobre os punks de São Paulo, vistos em seus redutos e nas ruas da cidade. Ilustrado por imagens de festas e shows de punk rock, o filme apresenta depoimentos em off de representantes do movimento punk paulista falando sobre o seu modo de vida, sua visão da sociedade e seus conflitos com a polícia, além de canções dos grupos Olho Seco, Incocentes e Cólera.

Classificação indicativa: 14 anos

dom 16 02h45

O poder do soul (Soul power), de Jeffrey Levy-Hinte    
EUA, 2008, 35mm, cor, 93’ | Legendas em português

Documentário sobre os bastidores e os números musicais de um festival realizado ao longo de três noites na República Democrática do Congo (antigo Zaire) em 1974, planejado para coincidir com a hoje lendária luta de boxe entre Muhammad Ali e George Foreman. Concluído quase 25 anos depois das filmagens, o filme reúne depoimentos dos organizadores do festival, dos artistas convidados, de Muhammad Ali e do empresário Don King, além de cenas raras das apresentações ao vivo de verdadeiras lendas da música negra norte-americana, africana e caribenha, como James Brown, B. B. King, Bill Withers, Celia Cruz, Miriam Makeba, The Crusaders e The Spinners. Mais do que um filme sobre um concerto, trata-se de um olhar dinâmico e autêntico sobre os turbulentos preparativos de um evento dessas proporções.

Classificação indicativa: 10 anos

sáb 15 22h30

A todo volume (It might get loud), de Davis Guggenheim
EUA, 2008, 35mm, cor, 98’ | Legendas em português

Diferente de qualquer outro filme sobre rock and roll, este documentário do prestigiado diretor Davis Guggenheim (o mesmo de Uma verdade inconveniente) traça um perfil de três guitarristas lendários, de três gerações distintas: Jimmy Page, do Led Zeppelin, The Edge, do U2, e Jack White, de bandas como White Stripes, The Raconteurs e The Dead Weather. Os três músicos são acompanhados em sua intimidade, falam individualmente sobre suas influências, interesses e processos criativos e depois são “confrontados” sobre um palco vazio para apresentar uma “jam session” e falar sobre sua paixão pelo instrumento que escolheram. Nos intervalos da improvisação musical, eles comentam suas perspectivas pessoais sobre arte, inspiração e sobre como cada um deles usa suas experiências únicas para criar suas próprias revoluções musicais e sonoridades características. Uma declaração de amor ao rock and roll e ao seu instrumento fundamental, a guitarra elétrica.

Classificação indicativa: 10 anos

dom 16 02h45

The Rolling Stones – Shine a light, de Martin Scorsese
EUA/Inglaterra, 2008, 35mm, cor/pb, 122’ | Legendas em português

Registro das duas apresentações realizadas pelos Rolling Stones no Beacon Theater, em Nova York, em 29 de outubro e 1º de novembro de 2006, nas quais apresentaram clássicos e obscuridades de seu repertório e contaram com participações especiais de Christina Aguilera, Buddy Guy e Jack White. Às cenas do show são intercaladas algumas imagens de arquivo de depoimentos dos Stones no início da carreira e flagrantes dos bastidores do evento. Tanto os shows quanto a sua filmagem tiveram como pretexto a comemoração dos 45 anos de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. A direção do documentário ficou a cargo do consagrado Martin Scorsese, que já havia participado de projeto semelhante em 1978, quando registrou o último show da lendária The Band para o filme-concerto The last waltz.

Classificação indicativa: Livre

dom 16 07h00

Tim Maia, de Flávio R. Tambellini
Rio de Janeiro, 1986, 35mm, cor, 14’ | Exibição em DVD

Genial, controvertido e louco, Tim Maia foi uma figura especial, renovadora e talentosa da música brasileira, inaugurando um estilo particular de soul e funk que combinava elementos de raízes brasileiras e norte-americanas. Editado a partir de duas entrevistas descontraídas realizadas com o cantor em sua casa e num passeio de carro pelo Rio de Janeiro, este documentário apresenta Tim Maia em toda sua eloquência e irreverência, combinando, numa linguagem antiacadêmica, seu papo e sua música.

Classificação Indicativa: 16 anos

sáb 15 22h30

U2: Rattle and hum, de Phil Joanou
EUA, 1988, 35mm, pb/cor, 99’ | Legendas em português | Exibição em DVD

Documentário sobre a triunfante turnê norte-americana da banda irlandesa U2 realizada no outono de 1987, para a promoção do álbum “Joshua Tree”, um marco na carreira do grupo. Utilizando a exuberância do Technicolor para as gigantescas apresentações em estádios esportivos e a intensidade do preto e branco para retratar os shows em ambientes fechado, o diretor Phil Joanou criou um dos mais marcantes filmes-concerto já realizados. Além de algumas cenas de bastidores e das viagens do grupo pelos Estados Unidos, o filme traz a íntegra das apresentações ao vivo de alguns dos maiores clássicos da banda – incluindo 11 músicas que não foram incluídas no álbum homônimo, como “Where the streets have no name”, “MLK”, “With or without you”, “Sunday bloody Sunday”, “Exit”, “Gloria”, “In God's country” e “Bad” – e de versões para duas músicas dos Rolling Stones (“Ruby Tuesday” e “Sympathy for the devil”) e uma dos Beatles (“Helter skelter”).

Classificação indicativa: Livre

dom 16 09h15

Comentários

Grande Novidade do Momento

Galeria de Camisetas de Bandas de
Rock e Cartoons Famosos.
www.elo7.com.br/strawberryfieldsshop
anthoniobarros@gmail.com

Aguardo comentários, visitas, e sugestões , etc...