Filme tailandês leva a Palma de Ouro em Cannes


A produção tailandesa Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives, do diretor Apichatpong Weerasethakul, levou a Palma de Ouro de melhor filme, principal prêmio do festival de Cannes. A cerimônia de entrega foi realizada neste domingo 23 na França.

Javier Bardem, pela atuação em Biutiful, dividiu o prêmio de melhor ator com Elio Germamo, de La Nostra Vita. Juliette Binoche ganhou como melhor atriz, pelo longa Copie Conforme (foto).

Des Hommes et des Dieux, dirigido pelo francês Xavier Beauvois, ficou com o Grande Prêmio. A escolha do júri foi para Um Homme Qui Crie, do chadiano Mahamat-Saleh Haroun.

Nesta 63ª edição do festival de cinema mais respeitado do mundo, os prêmios de direção e roteiro foram respectivamente para o francês Mathieu Amalric, por Tournée, e o sul-coreano Lee Chang-dong, de Poetry.

Reencarnação e violência

Uncle Boonmee, que ainda não tem previsão de estreia no Brasil, fala sobre reencarnação. A história gira em torno de um fazendeiro do interior da Tailâdia que, à beira da morte, é cercado por pessoas vivas e mortas.

O diretor Apichatpong Weerasethakul, no discurso de agradecimento, disse estar preocupado com a violência entre forças do governo e manifestantes camisas vermelhas em seu país.

Veja a lista completa dos premiados

Palma de Ouro
"Lung Boonmee Raluek Chat", de Apichatpong Weerasethakul

Ator
Javier Bardem ("Biutiful")
Elio Germano ("La Nostra Vita")

Atriz
Juliette Binoche ("Copie Conforme")

Direção
Mathieu Amalric ("Tournée")

Roteiro
Lee Chang-Dong ("Poetry")

Curta-metragem
"Un Chienne d´Histoire", de Serge Avedikian

Camera d´Or
"Año Bisiesto"

Prêmio do Júri
"Un Homme qui Crie", de Mahamat-Saleh Haroun

Grande Prêmio
"Des Hommes et des Dieux", de Xavier Beauvois 

Comentários