Band TV estreia sinal digital no RS

O telespectador da Band no Rio Grande do Sul conta a partir desta sexta-feira (11) com a qualidade de áudio e vídeo em alta definição do sinal digital da TV Bandeirantes no estado. O canal 32 UHF da emissora traz a programação qualificada do grupo de comunicação, com a tradicional programação de jornalismo, esporte e lazer com a novidade do HD. O novo sinal entrou em operação no mesmo dia em que foi aberta oficialmente a Copa do mundo da África do Sul. Os gaúchos já puderam assistir o primeiro jogo, África do Sul e México, no novo sistema. A Band programou esta inauguração coincidindo com a volta da cobertura da emissora na Copa, momento em que os 64 jogos serão transmitidos pelo canal. Tudo isso, para garantir que uma das principais paixões do brasileiro pulse mais forte.

O diretor-geral do Grupo Bandeirantes de Comunicação no estado, Leonardo Meneghetti, destaca que a operação mostra o comprometimento da emissora com o cidadão gaúcho. “Nossa trajetória comprova que estamos procurando fazer o melhor trabalho em conteúdo, mostrando o RS para o resto do país”, afirma Meneghetti, “e agora com este marco nossa responsabilidade é maior ainda”. Presente em Porto Alegre para o evento de lançamento do sinal digital, o acionista do Grupo Bandeirantes, Ricardo Saad, participou da solenidade e ressaltou que o início da operação do sinal digital marca também o começo de uma nova era da emissora no RS. “Nossa empresa, nossa família, nossos acionistas estão de olho no acontece no Rio Grande do Sul  e na situação de desenvolvimento econômico em que se encontra, com estabilidade e tranqüilidade nos cenários locais”, diz Ricardo. No evento, uma placa comemorativa ao canal digital foi descerrada pelas autoridades presentes. Esta placa será afixada na sede da Bandeirantes em POA.

A cerimônia ocorrida no Hotel Sheraton na capital gaúcha na manhã desta sexta-feira também teve a presença de autoridades de diversos setores, como a governadora do estado, Yeda Crusius, que disse “ao ver a qualidade da imagem da Band me sinto na África do Sul”. A governadora destacou a força do jornalismo da Band e lembrou da repercussão recente do programa Canal Livre, no qual participou há duas semanas, falando para todo o Brasil. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, lembrou que “o início das operações é sinônimo de respeito com o cidadão”. Para Fortunati, “a Band é uma grande parceira e comprovou seu poder de cobertura na recente missão de Porto Alegre na ExpoXangai, que teve a cobertura do jornalista Diego Casagrande”. Também representando o segmento da publicidade, o presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), Daniel Skowronsky, destacou “que o sinal digital e a imagem em alta definição melhora a percepção das peças publicitárias, o que dignifica o trabalho da categoria”. No evento em Porto Alegre também esteve presente a apresentadora do programa Vídeo News Nadja Haddad.

A Band investiu mais de 90 milhões de reais na implementação do sistema digital. O novo sinal vai contemplar cerca de 50 cidades, da região metropolitana de Porto Alegre e interior gaúcho, e um público estimado de 6 milhões de pessoas.Além de Porto Alegre, o novo sinal chega também nos canais da Band em Campinas, Presidente Prudente, Taubaté, Ribeirão Preto, Uberaba, Salvador, Curitiba, Brasília, Natal e Manaus. Já possuem o novo sistema de transmissão São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Londrina, Belo Horizonte e Belém. Com isso, sobe para 16 o número total de emissoras da rede em HD.

Para captar o canal 32 é preciso uma antena UHF e um conversor digital, que já vem integrado na maioria dos televisores modernos. O sinal é livre de fantasmas, interferências e oscilações. O som e a imagem são perfeitos. Nestes últimos meses, o processo de implantação do digital na Band RS foi comandado pelo gerente de Operações da Band TV em Poa, Sérgio Giugno, e pelo engenheiro responsável, Fernando Melecchi. Giugno concedeu a mim uma entrevista de 30 minutos no programa Sala Vip, na Rádio Bandeirantes AM 640, no domingo, às 22h. No programa ele fala da sua carreira de 39 anos em televisão e das transformações que ele participou, desde a chegada da TV a cores até o sinal digital. Dá para ouvir o programa no site da Band, clicando aqui.   

Fotos de Everton Lucas

Comentários