Série Divas - Monica Bellucci

Eu lembro de Bellucci pela primeira vez em Pacto dos Lobos, de 2000, lançado antes de Malena. Ali conheci a morena que nos anos 80 largou a faculdade de direito em Perúgia, sua terra natal na Itália, e desistiu de uma pretensa carreira de advogada para seguir a de modelo e a de cinema. Saiu da toca somente em 1988, quando mudou-se para o mundo da moda Milão, já no quadro de modelos internacional da agência Elite. Foi aí que conheceu e trabalhou com famosos estilistas que também a elegeram como musa como Dolce & Gabbana. Muitas capas de revistas depois, Monica tratou de sua transição para o mercado de cinema, fazendo cursos e oficinas e aprimorando a arte da interpretação a partir da década de 90.

Transitando de maneira fluente em três línguas - italiano, inglês e francês -, a atriz é requisitada para vários tipos de produções estrangeiras. E já estrelou obras vindas de todos os cantos: italianas, francesas, inglesas e americanas. Estreou em Hollywood num discreto papel do seu primeiro filme em língua inglesa, Drácula de Bram Stoker, dirigido por Francis Ford Coppola em 1992. Na mesma época, já estava também fazendo uma série de filmes em francês, com seu marido, também ator, Vincent Cassel.

Mas foi na mão do cineasta italiano Giuseppe Tornatore, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1990 com Cinema Paradiso,  que Monica teve mesmo as portas de Hollywood abertas, com a obra Malena. Esteve nos sets com Bruce Willis e participou dos dois filmes da série Matrix dos irmãos Wachowski, na pela de - provocante, posso repetir? - Perséfone.

Em 2004, Monica Bellucci - isso mesmo, com dois "L" e dois "T", pois nela tudo é farto - foi eleita a mulher mais sexy do mundo, quando já tinha seus quarenta anos de idade. A votação foi feita pelos leitores da revista masculina Maxim’s. Não hesitou em posar nua várias vezes para grandes revistas como a Vanity Fair, inclusive grávida, despertando a ira da igreja católica neste mesmo ano. Até hoje continua atuando também ao lado de seu marido Cassel, com quem tem duas filhas Deva e Léonie,

A morena de uma beleza versátil, como podemos ver na galeria abaixo, também fez sucesso com o público infantil e adolescente ao interpretar a rainha egípcia Cleópatra no filme francês Asterix e Obelix: Missão Cleópatra, um sucesso de bilheteria na Europa baseado nos quadrinhos dos heróis gauleses, recordista de venda de ingressos especialmente na frança, terra natal dos criadores dos personagens da revista.

Outros filmes menos cotados mas muito interessantes, onde se pode ver Bellucci em DVD são: O Apartamento (1996), Sob Suspeita (2000), onde atuou ao lado de Morgan Freeman e Gene Hackman e Agentes Secretos (2004). Atualmente está em cartaz na produção da Disney Aprendiz de Feiticeiro, ao lado de Nicholas Cage.

Entre os poucos prêmios - até porque não podemos considerá-la uma grande atriz -, Monica recebeu uma indicação ao César, na categoria de Melhor Revelação Feminina, por O Apartamento. Em 2003, recebeu a indicação ao MTV Movie Awards de Melhor Beijo, por Matrix Reloaded.

Em cores ou em preto e branco (estilo de foto que lhe cai muito bem), com vocês, a galeria da nossa diva Monica Bellucci.




Uma rara foto da atriz com cabelos loiros:














Comentários